O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.a \ 4
SESSÃO DE i! DE FEVEREIRO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. JOÃO DE MELLO SOARES E VASCONCELLOS (DECANO)
SECRETÁRIOS OS SRS
(Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel (Francisco Augusto Furtado de Mesquita Paiva Pinto
Chamada — presentes 61, srs. deputados. Abertura — á uma hora da tarde. Acta-—approvada.
O sr. Nogueira Soares:—Sr. presidente, por parle da primeira commissão de poderes mando para a mesa o parecer d'csla commissão sobre os diplomas "áos srs. deputados Francisco Lopes Gavieho Tavares de Carvalho, Francisco Antonio Barroso, João ria Fonseca Coutinho.e Antonio Pinto de Albuquerque Mesquita e Castro. Pedia a v. cx.' que consultasse a camará sobre sc ella dispensava a impressão d'eslc parecer, como tem feito a respeito de muitos outros iguaes, a fim de passarmos a vota-lo immediatamente,
O sr. Presidente:—Osr. rel-ator 'da commissão pede que sc dispense a impressão dVste parecer, como sc tem feito a respeito de outros, c que seja discutido desde já. Os srs. deputados que são d'csla opinião queiram lcvantar-se.
Resolveu-se afirmativamente.
É o seguinte
PARECER
A primeira commissão 'de verificação de poderes foram presentes os diplomas dos srs. Francisco Lopes Gavieho Tavares de Carvalho, depulado eleito pelo circulo n.° 75, Tabuaço; Francisco Antonio Barroso, deputado eleito pelo circulo n.° 85, Vizeu; e João da Fonseca Coutinho, depulado eleito pelo circulo n." 33, Portalegre; e achando a commissão os referidos diplomas, conforme com as actas e piais papeis respectivos, 6 de parecer qne os srs. Francisco Lopes Gavieho Tavares de Carvalho, Francisco Antonio Barroso c João da Fonseca Coutinho sejam proclamados deputados da nação portugueza,
Sala da commissão, 11 de fevereiro de 1860.™ Jose' lííar-c.ellino de Sá Vargas—Rodrigo Nogueira Soares Vieira — A. II. Sampaio.
Foi Jogo approvado.
PARECER
A primeira commissão de poderes tendo examinado o diploma do deputado eleito pelo circulo eleitoral da Certa n.° 96, o bacharel Antonio Pinto de Albuquerque Mesquita c Castro; c achando que o mencionado diploma está conforme com a acla original de apuramento, entende que este cidadão deve ser proclamado deputado da nação.
Lisboa, 11 de fevereiro de 1860. —Jose Marcellino de Sá Vargas — A. R. Sampaio = Rodrigo Nogueira Soares Vieira.
Foi logo approvado. , ,
O sr. Presidente:—Em consequência proclamo deputados da nação portugueza os srs. Francisco Lopes Gavieho Tava-
res de Carvalho, Francisco Antonio íiarroso,. João dá Fonseca Coutinho e Antonio Pinto de Albuquerque Mesquita e Castro. ,
O sr. Mousinho de Albuquerque: — Mando 'para á mesa o diploma do sr. depulado eleito pelo circulo de Porto do Moz, Roberto Charters. .
O sr. Conde dà forre: — Pedi a palavra para dar parle a v. çx.a c á camará, que hoje ao meio dia dignqu-se SuaMa-gcíladc El-ílei receber, com a sua costumada benevolência, a deputação d'csta camará encarregada de levar á presença do mesmo .Augusto Senhor a lista dos cinco srs. deputados que obtiveram maioria de votas para presidente e vice-presidente.
O sr. José Estevão: — Mando para a mesa 9 diploma do sr. deputado eleito pelo circulo dc Mogadouro, José Luiz Alves Feijó.
bilDEMBÒDlÂ
T) sr. Presidente:—Vae prpeeder-se á eleição dc um secretario, porque ás listas recebidas hontem para esta eleição não chegaram ao numero legal.
. Corrido .0 escrutínio, entraram na urna 85 listas, e saiu eleito os srs.
José de Mello Gouveia, com......•........56 votos
E procedendo-se á eleição dos vicc-secreiarios, entraram na urna 87 listas, das quaes 7 brancas: maioria absoluta 44; saíram eleitos, os srs.
Luiz Albano dc Andrade Moraes, com.....58 votos
João Cardoso Ferraz dç Miranda..........55 »
Ò sr. Sá Vargas':—Por parle da commissão de poderes mando para a mesa o parecer da mosmasobre q diploma do sr. depulado eleito pelo circulo 105, Roberto Charters.
O sr. Xavier da Silva:—Tenho a honra de mandar para a mesa, a fim de serem presentes á camará quando estiver constituída, as contas-da minha gerência como thesoureiro da camará que foi dissolvida.
Osr. Presidente:—Foi mandado para a mesa o parecer da commissão de poderes sobrç o diploma do sr. deputado Roberto Charters. A junta tem dispensado a impressão de pareceres idênticos, disciilindo-os immedialamcntc. Vou consulta-la sobre se qiíer que a respeito d'estc se proceda do mesmo modo.
Foi dispensada a impressão.
É o seguinte