O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° \ 4
SESSÃO DE 16 DE MARCO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR, BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
[Joaquim Gonçalves Mamede
SECRETÁRIOS OS SRS.
j José de Mello Gouveia
Chamada — presentes Gl srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Balduíno, Braamcamp, Lacerda (Antonio), Azevedo e Cunha, Correia Caldeira, Gonçalves de Frcilas, Avila, Barros e Sá, Couto Monteiro, Fontes Pereira de Mello, Pinheiro Osorio, Pinto dc Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Santos Lessa, Anlonio de Serpa, Sousa. Azevedo, Xavier da Silva, Zeferino Rodrigues, barão das Lages, Garcez, Carlos Bento, Cyrillo Machado, conde da Torre, Garcia Peres, Silva Cunha, Faustino da Gama, Folque, Frederico dc Mello, Bivar, Paiva Pinto, F. J. da Costa e Silva, Cosia Lobo, Pulido, F. Pinto Tavares, Soares Franco, Posser, Gaspar Pereira, Pereira de Carvalho e Abreu, Blanc (Hermenegildo), Sonsa Andrade, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, Ferraz de Miranda, Aragão, Sousa Machado, Lobo d'Avila, Silva Cabral, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Figueiredo de Faria, Feijó, Chrispiniano da Fonseca, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, Frazão, Ponta e Horta, Silveira e Menezes, Mello Gouveia, J. P". Anlonio Nogueira, Justino de Freitas, Freitas Branco, Mendes de Vasconcellos, Penetra, Azevedo Pinlo, Moraes Soares, Nogueira Soares, Pinto da França e Blanc (Viriato).
Não compareceram—os srs. Arrobas, Roballo de Azevedo, Pinto Carneiro, Carlos Ferrcri, Ramiro Coutinho, Pinto Coelho, C. J. Nunes, Teixeira da Molla, F. M. da Cosia, Chamiço, Batalha, Magalhães Lacerda, Sequeira Pinto, Almeida Pessanha, Coelho de Carvalho, Faria Guimarães, Infante Pessanha, Dias,Fcrreira, Sá Vargas, Camara Leme, Sampaio Júnior, Azevedo Pinto, Almeida Júnior, Mariano de Sousa e marquez de Sousa Holslein.
¦ Abertura,—um quarto depois do meio dia. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
1.* — Do sr. Plácido de Abreu, de que por motivo justificado não pôde comparecer á sessão de honlem. A camara ficou inteirada.
2."— Do sr. Correia Caldeira, de que o sr. Sá Vargas fallou ás duas ullimas sessões e faltará talvez a mais algumas, em consequência dc moléstia.
A camara ficou inteirada.
3."— Do sr. Aragão, de que o sr. Calça c Pina não pôde comparecer á sessão de hoje por incommodo de saude. A camara ficou inteirada.
4."— Do sr. Frederico de Mello, de que o sr. Infante Pessanha não compareceu á sessão de honlem, não comparece á
de hoje c talvez a mais algumas, porque o seu estado de saude Ih'o não permitle. mA camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1."—Do ministério do reino, acompanhando dez relações dos cidadãos recenseados em diversos concelhos do districto de Bragança, como hábeis para serem eleitos deputados ás cortes.
Para o archivo.
2.°—Do mesmo ministério, acompanhando, para satisfazer a um requerimento do sr. D. José de Alarcão, um exemplar das consultas geraes dos districtos, relativas ao anno de 1858, e informando que serão remetlidas as relativas ao anno de 1859, logo que estejam colligidas.
Para a secretaria.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA REQUERIMENTO
Tendo-sc dado principio aos reparos e concertos indispensáveis para a conservação da igreja do exlincto mosteiro de Alcobaça, considerado, como effeclivamente é, edifício monumental, pararam ha mezes as obras começadas, sem motivo justificado, ou causa_conhecida, ficando a mesma igreja, hoje parochial, em estado de se não poderem celebrar os officios divinos; e tendo o sr. ministro das obras publicas, por differentes vezes, declarado, que imme dial am ente mandava progredir nas obras começadas, requeiro ques. ex." informe esta camara sobre os motivos que levaram o governo a ordenar a suspensão de uma obra tão necessária, como a de que carece o grandioso edifício da igreja do exlincto convento de Alcobaça.^Hermenegildo Augusto dc Faria Blanc, deputado por Alcobaça.
Foi remeltido ao governo.
O sr. Presidente:—Vou dar a palavra aos srs. deputados que a pediram na sessão de honlem, depois a darei aos que a pediram na sessão de hoje.
O sr. Carlos Bento: — Mando para a mesa o seguinte requerimento. (Lcu-o.)