O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 14

8ESSÃO DE 26 DE OUTOBRO DE 1894

Presidencia do exmo sr. Antonio Ribeiro dos Santos Viegas

Secretarios - os exmos srs.
Antonio Teixeira de Sousa
Matheus Teixeira de Azevedo

No expediente dá-se conta de um officio do ministerio da fazenda.- Participação do sr. presidente e juramento dos srs. Jayme Magalhães Lima, Joaquim Paes de Almeida, Joaquim Rasteiro, Eduardo Cabral e Guilherme de Abreu. - O sr. ministro dos negocios estrangeiros apresenta uma proposta de lei, uma renovação do iniciativa e duas propostas para accumulação. Responde em seguida a diversos oradores que se tinham referido a negocios do seu ministerio.- São approvadas as propostas para accumulação. - Pede a palavra, com prejuizo da inscripção, o sr, Alpoim para responder ao sr. ministro. A camara não lh'a concede, depois de ter impugnado o pedido o sr. Arroyo. - Declaração de voto do sr. Alfredo Brandão.- Usa largamente da palavra sobre diversos assumptos o sr. Fuschini, que apresenta uma renovação do iniciativa e dois requerimentos. Responde-lhe o sr. ministro dos negocios estrangeiros, que aproveita a occasião de dar explicações sobre outros assumptos.- Trocam-se explicações entre o sr. Elvino de Brito e ministro do reino sobre uma phrase que no Diario das sessões se attribue ao mesmo sr. ministro. - 0 sr. Bandeira Coelho apresenta o diploma do sr. Rodrigues dos Santos.- Mandam para a mesa requerimentos os srs. Greenfield de Mello e Eduardo Abreu. - Sob proposta do sr. Filho Gomes, apoiada pelo sr. Arroyo, em nome da maioria, e do sr. ministro dos negocios estrangeiros, em nome do governo, resolve-se que se consigne na acta um voto de sentimento pela morte do antigo deputado, dr. Oliveira Valle.

Na primeira parte da ordem do dia realisa-se a interpellação, annunciada pelo sr. Eduardo Abreu ao sr. ministro do reino, ácerca da expulsão do sr. Salmeron. Alterada a inscripção, a pedido d'aquelle sr. deputado, usa em primeiro logar da palavra o sr. Gomes da Silva, que discursa largamente sobre o assumpto. A requerimento do sr. Abreu Castello Branco resolve-se que a interpellação se generalise. Responde ao sr. Gomes da Silva o sr. ministro do reino. - Participa a constituição da commissão da administração publica o sr. Mota Veiga.

Na segunda parte da ordem do dia elegem-se dois vogaes para o conselho permanente do fundo de defeza nacional e a commissão de legislação criminal, tendo sido rejeitada uma proposta do sr. Santos Crespo para que a mesa nomeasse as commissões que ainda ha a eleger. - O sr. Alberto Monteiro participa a constituição da commissão do bill. - Usam da palavra para explicações, antes de se encerrar a sessão, os srs. Dias Costa, Alpoim e Christovão Ayres. - 0 sr. Oliveira Monteiro pede a comparencia do sr. ministro das obras publicas, que assim o promette, na proxima sessão.- Foram apresentados diversos requerimentos de interesse particular e uma justificação de faltas.

Abertura da sessão - Ás duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada, 69 srs. deputados. São os seguintes: - Abilio Augusto Madureira Beça, Abilio Eduardo da Costa Lobo, Adolpho da Cunha Pimentel, Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro, Agostinho Lucio da Silva, Alberto Affonso da Silva Monteiro, Alberto Augusto de Almeida Pimentel, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Amandio Eduardo da Mota Veiga, Antonio Alfredo Barjona do Freitas, Antonio Jose da Costa Santos, Antonio Maria Cardoso, Antonio Maximo de Almeida Costa e Silva, Antonio de Oliveira Monteiro, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Tavares Festas, Antonio Teixeira Judice, Antonio Teixeira de Sousa, Augusto Faustino dos Santos Crespo, Augusto Maria Fuschini, Barão de Paçô Vieira (Alfredo), Bernardo José da Costa Pinto, Carlos Cyrillo Machado, Carlos Lobo d'Avila, Christovão Ayres de Magalhães Sepulveda, Conde do Alto Mearim, Conde de Villar Secco, Eduardo Abreu, Eduardo José Coelho, Elvino José de Sousa e Brito, Fidelio de Freitas Branco, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Gomes da Silva, Francisco Manuel de Almeida, Frederico Ressano Garcia, Henrique do Andrade Albuquerque Bettencourt, José de Alarcão Velasques Osorio (D.), João Carlos Rodrigues da Costa, José Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João José Pereira Charula, José Marcellino Arroyo, João de Paiva, José Pereira Teixeira do Vasconcellos, João de Sousa Machado, Joaquim do Espirito Santo Lima, Joaquim Leite Pereira Jardim, Joaquim Simões Ferreira, José de Azevedo Castello Branco, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José Estevão de Moraes Sarmento, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Frederico Laranjo, José Joaquim Dias Gralhas, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Greenfield de Mello, Julio Cesar Cau da Costa, Libanio Antonio Fialho Gomes, Luiz de Mello Bandeira Coelho, Manuel Bravo Gomes, Manuel José de Oliveira Guimarães, Manuel José Vieira, Manuel da Terra Pereira Vianna, Matheus Augusto Ribeiro de Sampaio, Miguel Maria de Sousa Horta e Costa, Pedro Maria Gonçalves de Freitas, Thomas Victor da Costa Sequeira, Vicente Maria de Moura Coutinho Almeida d'Eça, Visconde do Ervedal da Beira, Visconde de Silves.

Entraram durante a sessão os srs.: - Alberto Ferreira da Silva Oliveira, Alfredo Cesar Brandão, Antonio d'Azevedo Castello Branco, Antonio Barbosa do Sousa Brandão, Antonio Caetano Callado de Castro e Lemos, Antonio Carlos Coelho de Vasconcellos Porto, Antonio Eduardo Villaça, Antonio José Gomes Netto, Antonio Rodrigues Ribeiro, Antonio Sergio da Silva e Castro; Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Arthur Urbano Monteiro de Castro, Augusto da Cunha Pimentel, Carlos Ferreira dos Santos e Silva, Custodio Miguel Borja, Eduardo Augusto Ribeiro Cabral, Eduardo Burnay, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique Matheus dos Santos, Jayme Arthur da Costa Pinto, Jayme de Magalhães Lima, João Alves Bebiano, José Eduardo Sotto Maior de Lencastre e Menezes, João de Sousa Calvet de Magalhães, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Pedro da Assumpção Rasteiro José Dias Ferreira, José Diogo Arroyo, José Emilio Batalha de Freitas, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Victorino de Sousa e Albuquerque, Julio Carlos de Abreu e Sousa, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Luiz Gonzaga dos Reis Torgal, Matheus Teixeira de Azevedo, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Thomas Pizarro de Mello e Sampaio, Tito Augusto de Carvalho, Visconde de Nandufe.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adriano Augusto da Silva Monteiro, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio Hygino de Magalhães Mendonça, Antonio Maria Pereira Carrilho, Augusto Victor dos Santos Carlos Roma du Bocage, Conde de Proença a Velha, Conde do Restello, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Ignacio José Franco, Jeronymo Pereira da

14