O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

14.ª SESSÃO

EM 22 DE MARÇO DE 4909

SUMMARIO. - Lida e approvada a acta, dá-se conta do expediente. - Teem segunda leitura dois projectos de lei, relativos um a dispensar de matricula e propinas os alumnos da Real Casa Pia de Lisboa e do Collegio dos Orfãos do Porto; outro a relevar a Camara Municipal do Beja do pagamento de decimas de juros desde 1888 a 1901.- O Sr. Presidente consulta a Camara sobre se deve alternar os dias de avisos previos com os de outros assuntos, antes da ordem do dia, sendo approvado. - Realiza o seu aviso previo ao Sr. Ministro da Marinha o Sr. Ernesto de Vilhena, sobre o regime administrativo de Moçambique, suspensão das sessões do seu Conselho de Governo e resoluções do decreto de 23 de maio de 1907, respondendo-lhe o Sr. Ministro da Marinha (Antonio Cabral).- Varios Srs. Deputados mandam papeis para a mesa.

Na ordem do dia elegem-se as commissões de negocios estrangeiros e internacionaes e de negocios ecclesiaslicos. - O Sr. Brito Camacho, em assunto urgente, reclama providencias para a crise de trabalho no districto de Beja, respondendo-lhe o Sr. Presidente do Conselho, que promette providenciar.

Na segunda parte da ordem do dia (discussão do emprestimo de 4:000 contos de réis) usa da palavra o Sr. Queiroz Velloso, fazendo varias considerações em que se manifesta contrario á operação financeira, respondendo o Sr. Costa Lobo, que combate os argumentos expostos pelo orador precedente.