O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(141)

admiração dos Soberanos da Europa, e o immortal Heroe Lord Nelson, todos estes grandes homens olhárão para os agradecimentos dos Representantes da sua Nação, como a mais preciosa recompensa dos seus distinctos Serviços. Desenganemo-nos, Senhores, he necessario inspirar na geração futura aquelle amor da Patria, que desgraçadamente está em parte entre nós perdido, e somente por estimulos se pode recobrar. ( Apoiado, Apoiado). Se fosse possivel, deveriamos hoje votar o estabelecimento de um Pantheon Nacional, para nelle se recolherem as cinzas daquelles Portuguezes, que forem dignos desse nome, e cujos epitaphios devem ser escriptos pela unanime voz dos Representantes da Nação, recommendando seus nomes á posteridade. A Nação Portugueza carece de Instituições, que a levantem da decadencia, em que tem jazido; os premios são para esse fim um poderoso insentivo, e por isso acabarei dizendo que para castigar, e reprehender serei moderado, mas nunca jamais para premiar. (Apoiado).

O Sr. Presidente: - Nenhum de nós hesita em declarar que estamos em divida para com esta briosa, e honrada parte da Nação, que nos tem Hefendido: mas à questão reduz-se tão somente, se deve votar-se já, ou se ha de nomear-se uma Commissão para propor á Camara o melhodo, por que se hão de dirigir testes agradecimentos: he sobre isto que etramo a attenção dos Sr. Deputados.

O Sr. João Elias: - Proponho que se á Camara resolver que se especifiquem os nomes dos Officiaes benemeritos, tenha destincto lugar o do Brigadeiro José Benedicto de Mello, cujas virtudes, talentos, e coragem o fazem elevar ao mais alto cume; desenvolvendo-as , e Commandando uma das altas do Exercito na acção do dia 9.

O Sr. F. J. Maia: - Toda a Camara está conforme, é inutilmente possuida dos mesmos sentimentos , que manifestou o Illustre Deputado o Sr. Sarmento; e só divergem no modo de votar os agradecimentos aos bravos, e leaes Defensores dos mais sagrados Direitos da Nação Portugueza. Eu não tenho os conhecimentos, nem a eloquencia deste Illustre Deputado, mas vejo a difficuldade, e o melindre, e até as consequencias, que se podem seguir de nomear individualmente os Generaes, e Officiaes benemeritos; porque pode esquecer alguem, e este por maior patriotismo, que tenha, ha de resentir-se de hão ser mencionado. Eu lembraria muitos outros Illustres, e Distinctos Militares, a quem se devem iguaes agradecimentos, e ha mesmo pessoas, que sem ser Militares prestárão nesta crise singular importantes serviços á Patria. Se o General, que dirige qualquer Batalha, quando todos os Corpos do Exercito cumprem os seus deveres, sente sempre grande difficuldade de singularisar, não digo os Officiaes Commandates mas tambem os Corpos, que tomárão maior parte na Vistoria, e se contenta com a expressão geral de que todos desempenharão a confiança, que nelles depositou, para não motivar o desgosto de preferencias inconsideradas; como poderá a camara ter os esclarecimentos necessarios para escolher, e nomear com distincção aquelles Militares, que particularmente merecem os seus agradecimentos? Ninguem duvida que os Nomes Illustres, que o Sr. Deputado Sarmento apresentou, são dignos de considerarão; mas he preciso que muitos outros não fiquem omittidos. As reflexões do Sr. Serpa Machado são muito judiciosas, e eu as approvo, para que se não tome resolução repentina em materia de tanta ponderação. Diz o Sr. Sarmento que he necessario dar um estimulo á Nação, e que nenhum maior que os agradecimentos da Camara dos Deputados da Nação; e eu convenho inteiramente com elle ; mas quero que se dêm com a regularidade, e dignidade conveniente. Não nos faltão estilos parlamentares, mas cada Paiz tem seus usos, e, costumes; e, sem notar de menos exacto o que expõe a respeito da Camara dos Communs de Inglaterra direi que ella nunca votou agradecimentos individuaes senão quando era singular, e exclusivamente pessoal o serviço daquella pessoa, a quem os votava; e, se o objecto do teu reconhecimento era um Exercito, os agradecimentos erão votados ao General, que Commandava, e aos Generaes , Officiaes e Soldados do mesmo Exercito: nem outro pode ser o procedimento em assumptos desta natureza.
Apoio portanto, Sr. Presidente, a opinião de V. Exca., para que o Sr. Deputado Sarmento reduza a escripto a sua Proposição, e se nomeie uma Commissão Especial para a examinar, e tendo em vista a presente discussão dar o seu Parecer sobre o modo de se votarem os agradecimentos.

O Sr. Sarmento: - Sr. Presidente. Como Auctor da Moção creio que posso fallar terceira vez.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado tem a palavra.

O Sr. Sarmento: - Julgo não serem exactas as idéas do Sr. Deputado F. J. Maia. Nas Camaras de Inglaterra são especificados os Generaes, ainda em Commandos inferiores: até os Officiaes Estrangeiros ; entre outros me ocorre o nome do General Lecor, que recebêo os agradecimentos das Camaras Inglezas. Posto que a minha Proposta não seja por escripto, e fosse feita ex abrupto, eu a, sustentarei, se assim se houver mister. Os lllustres Membros podem ajuntar os Additamentos, que acharem ser convenientes: eu não viria improvisar sobre uma materia, que tem por objecto a justiça.

Propoz o Sr. Presidente se tinha lugar o discutir-se já a Indicação? E se decidio que não.

E propondo se a mesma Indicação deveria ser reduzida a escripto, e remettida com a do Sr. Soares Franco, e mais Additamentos a uma Com missão Especial nomeada pelas Secções Geraes? Se vencêo affirmativamente.

Declarou o Sr. Presidente que a Camara ia dividir-se em Secções Geraes.

E, sendo 11 horas e 30 minutos, disse que estava! fechada a Sessão.

SESSÃO DE 23 DE JANEIRO.

Ás 9 horas e 45 minutos da manhã, pela chamada, que fez o Sr. Deputado Secretario Ribeiro Costa, se acharão presentes 92 Srs. Deputados, fallando, alem dos que ainda senão apresentarão, 9; a saber: os Srs. Leite Pereira - Araujo e Castro - Bettencourt - Izidoro José dos Sanctos - mas Queiroz - Ferreira de Moura - Rebello da Sil-