O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

179

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

se exija do mais insignificante orador d'esta casa que, no calor de uma discussão delicada, proceda com aquella prudencia que observaria se tratasse um negocio em que o entendimento podesse manter toda a sua placidez.

O sr. presidente do conselho, encanecido nas lutas parlamentares, e cujas qualidades eu respeito, julgou-se muito offendido, porque eu, fallando ácerca d'estas cadeiras (as do ministerio), lhes chamei isto. Ora, eu achava-me um pouco embaraçado para me explicar; via só dois dos srs. ministros, e quatro cadeiras; as quatro cadeiras parece que influenciaram mais na minha vista do que a presença de s. ex.ªs; eu não havia de dizer — os srs. ministros, porque não havia de compara-los ás cadeiras; se eu tivesse visto todos os collegas de s. ex.ª presentes, teria dito — os srs. ministros.

Mas se s. ex.ª se julga offendido pelas palavras com que procurei o mais chegadamente possivel traduzir minhas intenções, eu declaro perante a camara que as não pronunciei com idéa offensiva; emfim, se para conseguir que os nervos de s. ex.ª não continuem feridos for preciso retirar as minhas palavras, eu as retiro; depois d'isto cuido que não póde considerar se que injuriei s. ex.ª, a quem respeito, embora muitas vezes, e infelizmente quasi sempre, discorde da sua politica, discordancia que não infirma o respeito que tenho por s. ex.ª

Emquanto a s. ex.ª dizer que eu devia usar da minha iniciativa para apresentar á camara propostas melhores do que as que s. ex.ª apresentou, devo ponderar que essa accusaçãò seria muito fundada se eu porventura já tivesse occupado a cadeira de ministro; mas como nunca estive n'esses logares, não posso ser censurado por tal falta (apoiados).

Tambem não me satisfez o que s. ex.ª fez favor de me responder sobre não trazer ao parlamepto a proposta para dar força de lei ás pautas do ultramar, bem como ácerca dos motivos por que o sr. ministro respectivo não submettia á deliberação da camara a concessão feita á companhia do caminho de ferro de norte e leste; assim será mais difficil á camara apreciar esse negocio conforme entender em sua sabedoria (apoiados). Disse s. ex.ª — os papeis hão de vir e se o illustre deputado quizer, requeira que sejam mandados á commissão de infracções! De maneira que basta responder que eu posso requerer á camara que se mandem aquella commissão os documentos que pedi! Para s. ex.ª a veneração á carta constitucional se resume n'isto, e só os deputados devem velar pela observancia d'ella! Mas se a carta constitucional não vale nada...

(Interrupção que se não percebeu.)

S. ex.ª podia não querer dizer isto, mas fui esta a maneira por que me respondeu.

Sinto-me cansado e peço desculpa á camara de lhe ter tomado este tempo; mas a camara conhece de certo que não podia deixar de lh'o tomar, desde que entendi que havia offensa, mas que estimo não tivesse havido, como prova a exposição que o sr. Freitas e Oliveira nos fez das suas intenções (apoiados).

O sr. Ministro da Marinha: — Pedi a v. ex.ª me inscrevesse quando o illustre deputado, que me precedeu, estranhou que se não tivesse já apresentado a proposta para dar força de lei ás pautas do ultramar.

Devo dizer perante a camara, que de certo faz justiça aos sentimentos liberaes que animam o governo (apoiados), que eu e todos os meus collegas somos altamente respeitadores d'esses principios, e que não havemos de faltar em nenhum dos nossos actos aos preceitos e ás regras que se devem ter em vista na observancia da boa doutrina (apoiados).

Se ainda não foi presente á camara a proposta para dar força de lei ás pautas do ultramar, é porque têem havido difficuldades no expediente da secretaria relativo aos documentos necessarios para acompanharem essa proposta; porém o preceito da lei ha de ser cumprido, e será o mais breve possivel submettida ao exame da camara (apoiados).

O sr. Presidente: — Peço a attenção da camara.

Respondendo ao sr. Freitas e Oliveira, devo dizer para conhecimento do publico, que o projecto de que se trata veiu á discussão quando já não havia proposta alguma de mais importancia para se discutir (apoiados), tendo eu sempre alem d'isso preferido aos projectos de interesse particular os de interesse geral.

E o sr. deputado tambem não tem rasão quando diz — que com a discussão d'este projecto se tem consumido muitas sessões! Porque unicamente se tem gasto duas ou tres horas, se tanto, com a sua discussão.

A ordem do dia para ámanhã é a continuação da discussão do projecto n.º 20, a do projecto n.º 3 e a apresentação de pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram quasi cinco horas da tarde.