O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 22 )
N.° 16. I §.a 5ta»s5# íPrejrotiitQttigi cm ^0 to &f inteiro 1848.
Presidência do Sr. Bispo Eleito de Castello Branco (Decano.)
'C
hamada. — Presentes 65 Srs. Deputados eleitos.
¦ Abertura--A rneia hora depois do meio dia.
Acta. — Approvada sem discussão.
CORRESPONDÊNCIA.
Um officio: — Do Ministério do Reino remellen-do os papeis relativos á eleição do Funchal — yl' Commição de verificação de Poderes.
O Sr. José Lourenço da Lu%: — Pedi a palavra para declarar á Mesa e á Camara, que dos papeis requeridos pelo Sr. Relator da Commissão de verificação de Poderes, me foram entregues hontem as actas das eleições de Sofala e Rio de Sena: foram-me entregues no corredor contíguo á Sala pelo Sr. Deputado eleito por aquella provincia, o Sr. Antonio Justino, e por tanto já a Commissão os tem, e pôde examinal-os quando quizer.
O Sr. Pereira dos Reis : —A apresentação destas actas creio que dispensará parte do Requerimento, que se fez hontem, porém este Requerimento lem duas partes, acha-se satisfeita a primeira; mas em quanto á segunda e preciso que subsista o pedido.
OBDEjU do BIA.
Continuação da discussão sobre o Parecer relativo ás eleições do Algarve.
O Sr. José Isidoro Guedes: — Sr. Presidente, é sempre com grande sentimento que entro em qual-querqueslão, quando ella tem deter relação com indivíduos, a quem muito respeito, e que reconheço por pessoas muito dignas: espero pois, que elles me farão justiça de acreditar que só tenho Intenção de tractar das eleições em geral e não dos Cavalheiros eleitos, em quem reconheço grandes talentos e as melhores qualidades. Entro pois na discussão do objecto mais importante do Systema Representativo ; esperando que a Junta ouvirá urbanamente as minhas reflexões, como nascidas de Uma convicção profunda, sem a menor nem a mais leve idéa de opposição acintosa; a tolerância c a principal belleza, e o mesmo a essência do Governo Liberal; os illustres Cavalheiros que aqui se sentam, professam seguramente esta doutrina, e eu conto com a sua benevolência, Se a minha posição mo permiltisse, eu de certo não entraria nesta discussão, porque me faltam todos os talentos oratórios, e não posso ter a ousadia, digamos assim, de occupar o tempo á Junla Preparatória, quando Oradores tão distinctos tem fallado nesta queslão. Pouco me resta a dizer sobre Sessão N." 16.