O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 li)
SESSÃO DE 14 DE FEVEREIRO BE 18G0
líRESIDENGIA PO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA ,
(Joaquim Goncalves Mamedo
SECHETAMOS OS SRS.
(Luiz Albano do Andrade Moraes
Chamada — presentes 75 srs. deputados. Abertura — á uma horn da tarde.
Acta da primeira parle da sessão desabbado—approvada. Acta da sessão dc bonlem—approvada.
O sr. Presidente: — Antes dc dar principio aos trabalhos cumpre-me participar á camará que a grande deputação que ellá nomeou para ir ao paro dar a Sua Magesladc a noticia official dc estar constituída a camará dos deputados da nação portugueza, c de apresentar a tília Magesladc a lista quinlu-pla para Sua íJagestade poder nomear os supplentes á presidência e vice-presidencia da camará, cumpriu a sua missão hoje, c foi recebida por Sua Magcslade com aqucllc benigno acolhimento que 6 próprio do seu coração bondoso.
Agora como eslão presentes nos corredores alguns srs. deputados que ainda não prestaram juramento, vão ser introduzidos na sala para o prestarem.
O sr. Nogueira Soares (sobre a ordem); — Pedi a palavra para mandar para a mesa por parle da commissão de verificação dc poderes um parecer da mesma commissão, queap-prova o diploma do sr. Francisro dc Almeida Coelho de Uivar, deputado eleito por Villa Nova dc Portimão, e declara que elle deve ser proclamado deputado da nação portugueza. Segundo o eslylo, peço a v. ex.a pergunte á camará se quer já immcdialamenlu discutir c volar acerca d'cste parecer, para que o sr. deputado eleito, que está nos corredores, possa, no caso de ser approvado o parecer, como é dc crer, ser admillido na sala juntamente com os outros srs. deputados que lêem de ser ndmiltidos.
Lcu-se então na mesa o seguinte
PARECER
A primeira commissão de verificação de poderes, tendo examinado o diploma do cidadão Francisco de Almeida Coelho dellivar, deputado eleito pelo circulo eleitoral dc Villa Nova do Portimão, c achando que está conforme com a acta original do apuramento, c de parecer que o referido cidadão deve ser proclamado deputado da nação portugueza.
Sala da romraissão, 14 de fevereiro de 1860.=José Mar-cellino de Sá Vargas•= Rodrigo Nogueira Soares—Antonio Augusto Correia de Lacerda.
Foi admillido e logo approvado.
O sr. Presidente: — Proclamo deputado da nação portugueza o sr. Francisco de Almeida Coelho dc Bivar.
Convido os srs. viee-scerctarios a introduzirem na sala os srs. deputados que estão nos corredores.
(Foram logo introduzidos os srs. Bivar, Palma e Gonçal- | ves de Freitas, que prestaram juramento domaram assento.) ]
CORRESPONDÊNCIA
0FF1CJ0S
1."—Um ofiicio do presidente da junta do credilo pi.blico, acompanhando o autographo do relatório c contas da sua gerência no anno económico de 1858-1859, e do exercício dc 1857-1858, e cento e sessenta exemplares impressos para serem dislribuidos pelos srs. deputados.
Foi remeltido â commissão dc fazenda, manãando-se distribuir os exemplares.
2.°—Do cirurgião em chefe do exercito, acompanhando cenlo e dez exemplares do mappa da gerência da repartição de saude do exercito, respectivo ao anno de 1858-1859.
Mandaram-se distribuir.
EXPEDIENTE
A (JliE SE DEU O DESTINO PELA ÍJESA NOTAS DE 1NTERPE 1,LAÇÃO
l.a— Desejo inlerpellar a s. ex." o sr. ministro dos negócios da marinha e ultramar, acerca das providencias tomadas pelo governo relativas ás queixas de vários padres c habitantes da ilha do Príncipe contra o vigário da vara d'aquclla ilha, c contra os governadores das duas ilhas de S. Thomé c Príncipe, os quaes, a prclcxto*de serviço publico, abusivamente deportaram alguns padres para a ilha dc S. Thomé e para Ajuda; acrescendo, cm relação ao padre Cláudio Furtado de Lencastre, que foi mandado para Ajuda, que este se achava pronunciado c á disposição do poder judicial.
Igualmente desejo inlerpellar a s. ex." o sr. ministro dos negócios da marinha e ultramar, acerca dos ronfiielos e protestos que houve na junta da fazenda de província de S. Thomé, entro o governador e o delegado do procurador régio. E desejo saber como 6 que o governo resolveu esses confli-clos.
Requerimento— Para melhor poder fundamentar a inlcr-pellaçao que acabo de annunciar, requeiro que o governo, não havendo inconveniente, envie a esta camará as copias da correspondência recebida relativa ao confiiclo havido entre o governador c o delegado do procurador régio dc S. Thomé.