O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°iO
SESSÃO DE 20 DE JULHO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
[José de Mello Gouveia
SECRETÁRIOS OS SRS. . (Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 64 srs. depulados.
Entraram durante a sessão—os srs. Balduino, Correia Caldeira, Ferreira Ponles, Arrobas, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Anlonio de Serpa, Vicente Peixoto, Sousa Azevedo, Xavier da Silva, Abranches. Ferreri, Diogo Forjaz, Faustino da Gama, Mousinho de Albuquerque, F. J. da Costa eSilva,Bicudo Correia,Magalhães Lacerda, Pereira de Carvalho e Abreu, Silva Andrade, Ferraz de Miranda, Aragão, Mamede, Pinto dc Magalhães, Sousa Pinlo Basto, José Estevão, Casal Ribeiro, Frazão, José Horta, Silveira e Menezes, Nogueira, Justino de Freilas, Rebello da Silva, Freitas Branco, Teixeira de Sampaio Júnior, marquez de Sousa Holslein, Pedro Roberto, Charters, Pitta, Moraes Soares, Nogueira Soares e Thomas de Carvalho.
Não compareceram—os srs. Braamcamp, Coutinho e Vasconcellos, Dias de Azevedo, A. E. Dias da Silva. Gouveia Osorio, Barros e Sá, Couto Monteiro, Fontes, Pinheiro Osorio, Roballo de Azevedo, Telles dc Vasconcellos, Aristides, Benlo de Freitas, Ramiro Coutinho, Pinlo Coelho, Cláudio J. Nunes, Custodfo de Faria, Domingos de Barros, Garcia Peres, Folque, Filippe Brandão, Barroso, Paiva Pinto, Diogo de Sá, Palma, Mártens Ferrão, Mello e Minas, Fonseca Coutinho, Almeida Pessanha, Noronha e Menezes, Ma-' tos Correia, Neutel, Faria Guimarães, Lobo d'Avila, Maia, Silva Cabral, Dias Ferreira, Figueiredo de Faria, J. M. de Abreu, Lacerda (D. José), J. M. da Costa e Silva, Rojão, Aboim, Mendes de Vasconcellos, Rocha Peixoto, Pinlo Marlins, Pedro Jacome, Simão de Almeida e Blanc (Viriato).
Abertura — aos tres quartos de hora da tarde. Acta — approvada.
DECLARAÇÃO
Desisto da interpellação a respeilo do juiz dos Arcos de Valle de Vez, c peço que os respectivos documenlos sejam devolvidos ao minislerio da jusliça com urgência.=Placido de Abreu, depulado pelos Arcos.
Mandou-se lançar na acta.
« REPRESENTAÇÕES
1."—Da camara municipal do Cadaval, pedindo que o seu concelho seja elevado á categoria de cabeça dc comarca.
Foi á commissão de estatística, ouvida a de legislação. '
2."—Da mesma camara municipal, pedindo a conslrucção de um ramal de eslrada que d'esta villa vá entroncar na eslrada real do Carregado ao Porlo.
Foi ao governo.
Vol. VI— Jcuio—1860
3.*—Da camara municipal de Goes, pedindo que se apj prove o projecto sobre recrutamento, apresentado pelo sr. Cabral de Noronha.
Foi á commissão do recrutamento.
4.a—Da camara municipal da Vieira, renovando o seu pedido para ser o concelho elevado á categoria de comarca.
Foi á commissão de estatislica, ouvida a de legislação.
5.*—Dos membros das junlas de parochia e regedores do concelho de Vieira, no mesmo sentido que a antecedente.
Foi ás mesmas commissões.
6.'—Da junla de parochia dc Scrzedcllo, pedindo que no caso de vir a ser supprimida a comarca da Povoa dc Lanhoso, esta freguezia passe para a comarca que houver de se crear na Vieira.
loi ás mesmas commissões.
7.'—Dos habitantes da freguezia de Riocaldo, pedindo que o concelho da Vieira seja elevado á categoria de comarca, íicando-lhe pertencendo esta freguezia.
Foi ás mesmas commissões.
8."—'Da camara municipal da Lourinhã, pedindo que esta villa seja elevada á cabeça de comarca. Foi ás mesmas commissões.
9.'—Da camara municipal de Salão, pedindo a conslrucção dc um ramal de estrada de Mangualde a Moimenla da Beira.
Foi ao governo.
10."—Dos empregados da fabrica dc vidros da Marinha Grande, pedindo providencias para a sua laboração. Foi à commissão de fazenda.
REQUERIMENTOS
1.°—De vinte e dois officiaes de infanleria n.° 3, pedindo augmento dc soldo,
Foi á commissão de petições.
2."—De seis officiaes de infanleria n." 17 e 12, pedindo augmenlo de soldo.
Foi á mesma commissão.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DEST1KO PELA MESA REQUERIMENTO
Requeiro, pela segunda vez, que pelo miniáterío do reino seja remettida a esta camara uma conta de receita e despeza do estabelecimento Caldas de Monchique, com designarão