O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 16

EM 17 DE FEVEREIRO DE 1899

Presidencia do exmo. sr. Luiz Fisher Berquó Poças Falcão

Secretarios - os exmos. srs.

Joaquim Paes de Abranches
Frederico Alexandrino Garcia Ramirez

SUMMMARIO

Approvada, a acta, o sr. presidente propõo que se lance na acta da sessão de hoje um voto de sentimento pela morte do presidente da republica franceza, Felix Fauro, de quem faz o elogio. Associam-se a esta proposta, proferindo expressões de condolencia, o sr. ministro dos negocios estrangeiros por parto do governo, o sr. Ressano Garcia por parte da maioria e o sr. João Arroyo por parte da opposição. - A proposta do sr. presidente foi additada com outra do sr. Ressano Garcia para que, approvado o voto de sentimento, se levantasse immediatamente a sessão, o que foi approvado, resolvendo-se de tudo dar conhecimento ao governo francez e á familia do finado.

Primeira chamada - Ás duas horas da tarde.

Presentes -l5 srs. deputados.

Segunda chamada - Ás tres horas da tarde.

Abertura da sessão - Ás tres horas e dez minutos da tarde.

Presentes - 60 srs. deputados.

São os seguintes: - Abel da Silva, Alberto Affonso da Silva Monteiro, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Cazimiro de Almeida Ferreira, Alvaro de Castellões, Antonio Augusto Gonçalves Braga, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto José da Cunha, Bernardo Homem Machado, Carlos José de Oliveira, Conde de Silves, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco José Machado, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Frederico Alexandrino Garcia Ramirez, Frederico Ressano Garcia, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa da Abreu Lima Vieira, João Abel da Silva Fonseca, João Lobo do Santiago Gouveia, João Marcellino Arroyo, João Monteiro Vieira de Castro, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Paes do Abranches, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, Joaquim Simões Ferreira, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José da Cruz Caldeira, José Eduardo Simões Barros, José Estevão de Moraes Sarmento, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim da Silva Amado, José Malheiro Reymão, José Maria do Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Barbosa de Magalhães, José Maria de Oliveira Matos, José Maria Pereira de Lima, José Mathias Nunes, Julio Ernesto de Lima Duque, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Luiz José Dias, Manuel Pinto de Almeida, Manuel Telles de Vasconcellos, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro e Sebastião de Sousa Dantas Baracho.

Entraram durante a, sessão os srs.: - Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Carlos Augusto Ferreira, Conde de Burnay, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Gonçalves Pereira dos Santos, Manuel Affonso de Espregueira e Marianno Cyrillo de Carvalho.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alfredo Cesar de Oliveira, Anselmo de Andrado, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Simões dos Reis, Antonio Tavares Festas, Antonio Teixeira de Sousa, Augusto Cesar Claro da Ricca, Conde de Idanha a Nova, Conde do Paçô Vieira, Conde da Serra de Tourega, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Furtado de Mello, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Silveira Vianna, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Candido da Silva, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Antonio de Sepulveda, João Baptista Ribeiro Coelho, João Catanho de Menezes, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Joaquim Izidro dos Reis, João de Mello Pereira Sampaio, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Ornellas de Matos, José de Abreu de Couto Amorim Novaes, José Adolpho de Mello e Sousa, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Bento Ferreira do Almeida, José Capello Franco Frazão, José Christovâo Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José Dias Ferreira, José Gil de Borja Macedo e Menezes {D.), José Luiz Ferreira Freire, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Libanio Antonio Fialho Gomes, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz Osorio da Cunha Pereira da Castro, Manuel Antonio Moreira Junior, Sertorio do Monte Pereira, Visconde de Melicio e Visconde da Ribeira Brava.

Acta. - Approvada.

O sr. Presidente: - O sr. ministro dos negocios estrangeiros communicou-me ha pouco a tristissima noticia de que havia fallecido hontem, em Paris, o sr. Felix Faure, illustre presidente da republica franceza.

É do conhecimento de toda a camara a illustração, a prudencia e a elevação com que o illustre fallecido presidiu aos destinos da França, no momento difficil que aquelle grande paiz vae atravessando. (Apoiados.)

Tambem é sabido por todos o reconhecimento que o mundo inteiro deve áquella nação pelas luzes que constantamente tem espalhado por todas as outras, e a sympathia que de todas é digna, especialmente da nossa, por tomou com ella mantido as mais cordiaes relações de amisade, as quaes o illustre fallecido procurou sempre conservar e estreitar.

Julgo, pois, que a camara se dignará approvar a proposta que tenho a honra de lhe fazer, para que na acta da sessão de hoje se consigne um voto de profundo sentimento pelo infausto acontecimento que acaba de dar-se.