O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 909 )

não carece de gloria emprestada para ser uma il-lustração do Parlamento e do seu Partido ; masesse nobre acto de coragem da apresentação da Carta Constitucional, que o illustre Deputado lia de amar com todo o ardor, porque tem muito amor no seu coração noviço, esse acto, digo, não foi praticado peío Sr. Gorjão, mas por um homem igualmente illustre, com toda a representação de propriedade e independência, o Morgado de Guimarães; o qual, para o Sr. Deputado saber a historia toda, está em manifesta opposição ao actual Governo; porque também percebe esla grande methaphisica de separar um Ministério, que não tem crenças, da crença dn Carta Constitucional.

Ora perdôe-me o Sr. Deputado que lhe diga que está sempre morrendo por epigrammas, e sempre a fazer epigratnmas; e eu penso que faz muitos sem o perceber. O illuslre Deputado virou-se para este lado e disse : os Srs. Deputados devem ler a sua lista feita. Pois uma minoria destas tem lista para a Mesa! ! ! Para que a ha de ler? E' uma pieguice completa. Pois sete Deputados lêem lista para Presidente? Que quer dizer levantar-se urn homem e enfurecer-se por esla bagatella, e gastar com mão pródiga toda a sua eloquência para dizer á esquerda : tendes formado a vossa lista? Que lista?

Ora, Sr» Presidente, nós nunca dissemos que aquelle lado não tem abundância de capacidades, antes pelo contrario, que eram tantas, e de tal maneira graduadas, que os votos da Garoara coincidiam com a esperança publica, que já havia designado quem era o Presidente, o Vice-Presidente, os Secretários ele ; todas as Com missões que se haode nomear, e tudo isso, já se sabe quem hao-de ser os Financeiros, os Jurisconsultos otc. Ora, Sr. Presidente, a maioria não tem Presidente ! Tem trezentos : trezentos não ha lá, é verdade, masquem sabe se lá ha homem que valha por muitos ? Eu não reconheço naquelle lado um só Deputado que não lenha as maiores habilitações para a Presidência ; e e tal a brilhante carreira que o illustre Deputado tem percorrido neste curto espaço, que se a sua pouca idade não concordasse pouco com o costume tradicional que ha paia aquellas escolhas, eu votava por elle.

Este negocio e muito serio, pelo que toca ao Partido Cartisla. Eu estimo e considero publica e particularmente todo o hotnern que tem convicções abonadas pela Carta, que sellou essas suas convicções com sacrifícios, com a bravura no campo; rnásdis-tinguo duas Restaurações; houve uma Restauração e uma tentativa de Restauração; essas duas tentativas, posto que diversas, lêem sua relação uma com a outra:'ambas foram de sacrifícios, ambas de perigos ; todas as illustraçôes destas duas Restaurações respeito-as; mas agora as de uma revolução d'agoadoce? d'uma revolução sern perigo, onde os glandes revolucionários sustentaram a ordem publica com uma forca debaixo do braço, é uma caixa militar para os revezes, essas illustrações não as considero; ou ninguém as conhecia, ou quando as verdadeiras expunham a sua vida no Chão da Feira, eram então os grandes Cartistas de palito e agoa doce.

O Sr. Gorjão Henriques:— Fallou-se no meu nome, e na minha conducta ern 1837: nãodevoso-bre isso diser urna palavra ; pertence esse facto á Historia, e responda por mim a opinião dentro e fora do Paiz (muitos Apoiados de toda a Camará), contra a qual parece-me que não será bastante a detractora inexactidão do Sr, Deputado. Sá digo que, se tal fiz, fiz muito pouco para meus desejos: mas, se Deos me ajudar, espero mostrar ao Sr. De* pulado, que hei de empregar tudo quanto eu valho para faser mais alguma cousa, por consolidar a Carta Constitucional, e consolida-la, fazendo-a desembaraçar dos que corn olla se acobertam apparentemente (Apoiados.), e fasendo-a prevalecer contra os que a minam de novo, hei de ver se faço mais do que fiz nessa epoclia, esforços qu<_ p='p' eu='eu' com='com' poiadoáj='poiadoáj' vejo='vejo' ficaram='ficaram' muitos='muitos' fructo.='fructo.' sem='sem' tudo='tudo' não='não'>

O Sr. Presidente: — Não ha numero na'Salta. A Ordem do Dia para amanhã é a eleição da Me-za.— fístá levantada a Sessão.— Eram quasi três horas da tarde.

O IÍEDACTOR ,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N.° 18.

preparatória tm 50 te Julh.0 1842.

Previdência do Sr. F. C. de Mendonça (Decano).

' hamada — Presentes 75 Srs. Deputados Eleitos.

Abertura — Meio dia.

Acta — Sobre ella disse :

O Sr. Simas: — Creio que a Acta não faz men-são dos Deputados pelos Açores, que também foram hontern proclamados.

O Sr. Secretario observou que também eram mencionados, e em seguida foi a Acta posta a votos, e approvada.

EXPEDIENTE.

Um officio do Ministério do Reino, participando que não havia alli documentos alguns eleitoraes acerca de S. Thorne' e Príncipe, senão a copia do Registro das Actas, enviado por aquella Província, VOL. 1.° —JULHO —1842.

e que esta já fora remettida á Camará no anno passado. — Para a Secretaria.

O Sr. Annes de Carvalho: — O Sr. Agostinho Albano participou-me para o fazer presente a esta Camará, que não pôde vir á Sessão por estar de nojo em consequência do falecimento de uma páreo-ta sua de gráo muito próximo.— A Camará ficou inteirada.

ORDEM DO DIA. Eleição da JWesa.

O Sr. Presidente: — Vai-se proceder á eleição de Presidente; as listas devem conter 5 nomes segundo o Art. 7 do Regimento, e o Art. 21 da Carta Constitucional que dizem.