O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 89 —

N.º 17.

16.A SESSÃO PREPARATORIA

EM 26 DE JANEIRO.

1853.

PRESIDENCIA DO Sr. ROUSSADO GORJÃO, decano.

Chamada: — Presentes 70 Srs. Deputados. Abertura: — Ao meio dia. Acta: — Approvada.

CORRESPONDENCIA.

Um Officio — Do Sr. Deputado Silva Vieira participando que por incommodo de saude não compareceu á Sessão de hontem, não comparece à de hoje, e talvez a mais algumas. — Inteirada.

O Sr. Secretario Conde da Lousã (D. João): — O Sr. Lages fez constar á Mesa que o Sr. Macedo Pinto não comparece á Sessão de hoje por motivo de molestia.

ORDEM DO DIA.

Continuação da discussão dos Pareceres da Commissão de Verificação de Poderes.

Entrou em discussão o seguinte. Parecer:

18.º Circulo — Louzã.

Compõe-se dos Concelhos de Alvares, Arganil, Avô, Coja, Fajão, Farinha Podre, Goes, Louzã, Midões, Oliveira do Hospital, Pampilhosa, Taboa,

e Santo André de Poiares, para eleger 3 Deputados.

As Assembléas foram 13, numero igual dos Concelhos.

Das Actas parciaes, confrontadas com a do apuramento geral, consta ter sido o numero total dos votantes 3:990, tornando-se necessarios 998 votos pana poder ser eleito.

Só na Assembléa da Louzã houve protestos. Um destes foi em razão da Meza admittir 50 listas, e contar os votos que ellas continham a Cidadãos que no apuramento geral ficaram em minoria. Pretextava-se ser o papel de côr, quando aliás é almaço commum, e talvez fabricado na mesma Villa, e de certo não é daquelle que o Decreto Eleitoral não quer que se admitta. Os outros protestos e contra-protestos apresentados nesta Assembléa não invalidam o resultado desta eleição parcial, nem podem ter influencia na eleição do respectivo Circulo, por ter recaído a maioria nesta Assembléa Eleitoral em Cidadãos que ficaram em minoria no apuramento lotai dos votos.

Os Cidadãos mais votados foram os Srs.:

José de Moraes Pinto de Almeida, com 3:152 votos Aristides Ribeiro de Abranches Castello

Branco.........................2:596 »

Antonio Saraiva de Carvalho.........1:805 »

Parece á Commissão que as eleições deste Circulo

VOL. I. — JANEIRO — 1853.

23