O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 28 DE JANEIRO DE 1878

Presidencia do exmo. sr. Joaquim Gonçalves Mamede

Secretarios — os srs.

Francisco Augusto Florido da Mouta e Vasconcellos

Alfredo Filgueiras da Rocha Peixoto

SUMMARIO

Apresenta-se o sr. ministro da justiça declarando que o sr. presidente do conselho de ministros communicára a Sua Magestade o conflicto que se dera entre a camara e o governo em resultado da sua votação na sessão de hontem, e que Sua Magestade resolvêra esse conflicto chamando o sr. Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello para organisar o novo ministerio.

Presentes á chamada 64 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs.: Adriano Sampaio, Rocha Peixoto (Alfredo), Cardoso Avelino, A. J. d'Avila, A. J. Teixeira, Cunha Belem, Carrilho, Ferreira de Mesquita, Neves Carneiro, Zeferino Rodrigues, Barão de Ferreira dos Santos, Carlos Testa, Conde de Bertiandos, Conde da Foz, Custodio José Vieira, Forjaz de Sampaio, Filippe de Carvalho, Vieira das Neves, Cardoso de Albuquerque, Pinheiro Osorio, Mouta e Vasconcellos, Van-Zeller, Guilherme de Abreu, Paula Medeiros, Palma, Illidio do Valle, Jayme Moniz, Jeronymo Pimentel, Ferreira Braga, Ribeiro dos Santos, Vasco Leão, Gonçalves Mamede, J. J. Alves, Matos Correia, Correia de Oliveira, Dias Ferreira, Guilherme Pacheco, Figueiredo de Faria, Ferreira Freire, Moraes Rego, Pereira Rodrigues, J. M. dos Santos, Mexia Salema, Pinto Basto, Julio de Vilhena, Sampaio e Mello, Luiz de Lencastre, Camara Leme, Bivar, Faria e Mello, Manuel d'Assumpção, Rocha Peixoto (Manuel), Mello e Simas, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Cunha Monteiro, Pedro Correia, Pedro Jacome, Thomás Ribeiro, Visconde da Arriaga, Visconde de Carregoso, Visconde de Guedes Teixeira, Visconde de Moreira de Rey, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Não compareceram á sessão — Os srs.: Agostinho da Rocha, Alberto Garrido, Osorio de Vasconcellos, Braamcamp, Pereira de Miranda, Teixeira de Vasconcellos, Antunes Guerreiro, A. J. Boavida, A. J. de Seixas, Arrobas, Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Augusto Godinho, Sousa Lobo, Mello Gouveia, Vieira da Mota, Conde da Graciosa, Eduardo Tavares, Francisco Mendes, Francisco Costa, Pinto Bessa, J. Perdigão, Barros e Cunha, J. M. de Magalhães, Cardoso Klerck, Pereira da Costa, Namorado, José Luciano, José de Mello Gouveia, Nogueira, Lourenço de Carvalho, Luiz de Campos, Freitas Branco, Pires de Lima, Alves Passos, Mariano de Carvalho, Miguel Coutinho (D.), Pedro Franco, Pedro Roberto, Placido de Abreu, Julio Ferraz, Ricardo de Mello, Visconde da Azarujinha, Visconde de Sieuve de Menezes.

Abertura — ás duas horas da tarde.

Acta — approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Da direcção das obras publicas do districto de Lisboa, pedindo que ao capitão de engenheria Antonio Joaquim Pereira seja permittida a entrada no palacio, a fim de proceder aos estudos da alteração das fachadas e aos da distribuição interna do palacio.

Declaração

Por motivo justificado não pude assistir á sessão de sabbado proximo passado, mas declaro que se estivesse presente approvava a moção do sr. deputado José Dias Ferreira. = Visconde de Carregoso.

O sr. Ministro da Justiça (Mexia Salema): — O nobre presidente do conselho, que, por doente, não póde comparecer, encarregou-me de declarar á camara que communicára a Sua Magestade a solução que teve a questão politica que ultimamente se agitou, e que foi decidida na ultima sessão, é por consequencia o conflicto que havia entre a camara e o governo; e Sua Magestade, no uso da prerogativa real, resolveu o conflicto, chamando o sr. Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello para organisar o novo ministerio.

O sr. Presidente: — Depois da declaração que o sr. ministro da justiça acaba de fazer, está levantada a sessão.

Recommendo aos srs. deputados que se reunam ámanhã á hora do costume.

Eram duas horas e meia da tarde.

Sessão de 28 de janeiro de 1878

17