O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 27 DE JANEIRO DE 1886

Presidencia do exmo. sr. Ignacio Francisco Silveira da Mota

Secretarios os exmos. srs.

João José d'Antas Souto Rodrigues
Henrique da Cunha Matos de Mendia

SUMMARIO

Dá-se conta de um officio da presidencia da camara dos dignos pares, participando que o sr. Augusto Cesar Ferreira de Mesquita, que na presente legislatura foi membro da camara dos senhores deputados, tomou assento naquella camara, em sessão de 26 do corrente, como par eleito. - Leu-se uma proposta do sr. ministro da guerra, para que o sr. Cypriano Jardim, capitão do estado maior de artilheria, possa accumular, querendo, o exercicio das funcções legislativas com o da commissão que exerce n'aquelle ministerio. -
Tiveram segunda leitura: 1.° Uma nota dos srs. visconde das Laranjeiras (Manuel), Arthur Hintze Ribeiro e Sousa e Silva, renovando a iniciativa da projectos de lei que tiveram segunda leitura nas sessões de 23 de fevereiro de 1883 e, 4 de fevereiro de 1881, os quaes dizem respeito a tornar collativas algumas parochias urbanas da ilha de S. Miguel; 2.° Um projecto de lei do sr. Santos Viegas, auctorisando o governo a conceder a Manuel Coelho Lobão, antigo machinista dos pharoes, o ordenado de 960$000 réis, que era o vencimento do seu antecessor n'aquelle logar. - Apresentam representações: o sr. Luciano Cordeiro, da sociedade de geographia de Lisboa; o sr. Reis Torgal, da camara municipal de Moimenta da Beira; o sr. Santos Viegas, da camara municipal de Celorico de Basto; o sr. Adolpho Pimentel, da camara municipal de Espozende. - Apresentam requerimentos os srs. Lopes Vieira e Luiz José Dias. - Justificam faltas os srs. Ferreira de Figueiredo, J. J. Alves, visconde de Alentem, João Augusto Teixeira, Moraes Carvalho, Avelino A. César Calixto, João Antonio Pinto, Arthur Seguier, João de Sousa Machado, Antonio Maria Jalles, Soares Mascarenhas, Martinho Moutenegro, Luiz Jardim, Wenceslau de Lima, Luiz Ferreira de Figueiredo, Augusto Barjona de Freitas e João da Silva Ferrão de Castello Branco. - Apresenta-se uma proposta, e é approvada, para o sr. Cypriano Leite Pereira Jardim poder accumular, querendo, o exercicio das funcções legislativas com o da commissão que exerce no ministerio da guerra. - Apresentam declarações de voto os srs. Santos Viegas, Antonio de Castro Pereira Corte Real e Cypriano Jardim. - O sr. Eduardo J. Coelho tornou a referir-se aos acontecimentos de Valle Passos, em que tambem tomou parte o sr. Azevedo Castello Branco. - Responderam os srs. ministros do reino e da justiça. - O sr. Barros Gomes chamou a attenção do governo para um quadro de Rubens, que existia na igreja das Mercês, onde estava damnificando-se. - Responde o sr. ministro do reino. - O sr. Elvino de Brito chamou a attenção do sr. ministro da marinha para os negocios da Africa oriental e atrazo de pagamentos aos funccionarios de Moçambique. - Responde-lhe o sr. ministro da marinha.
Na ordem do dia entrou em discussão a resposta ao discurso da corôa. - O sr. Luciano de Castro declara a abstenção do partido progressista na discussão da resposta, notando que n'este documento se não tivesse feito menção da heroica travessia da Africa realisada por Capello e Ivens. - Responde o sr. presidente do conselho. - Falla o sr. Elias Garcia e fica com a palavra para a sessão seguinte. - No fim da sessão apresenta o sr. ministro das obras publicas differentes propostas, que ficaram na mesa para serem lidas na sessão immediata.

Abertura - Ás duas horas e tres quartos da tarde.

Presentes á chamada - 73 srs. deputados.

São os seguintes: - Adolpho Pimentel, Adriano Cavalheiro, Lopes Vieira, Agostinho Lucio, Moraes Carvalho, Albino Montenegro, Silva Cardoso, Sousa e Silva, Pereira Côrte Real, Garcia Lobo, A. J. da Fonseca, Jalles, A. M. Pedroso, Santos Viegas, Urbano de Castro, Augusto Poppe, Pereira Leite, Neves Carneiro, Avelino Calixto, Caetano de Carvalho, Lobo d'Avila, Conde da Praia da Victoria, Conde de Thomar, Cypriano Jardim, E. Coelho, Elvino de Brito, Emygdio Navarro, Fernando Geraldes, Firmino Lopes, Vieira das Neves, Francisco de Campos, Guilherme de Abreu, Matos de Mendia, Silveira da Mota, Augusto Teixeira, J. C. Valente, Scarnichia, Souto Rodrigues, João Arroyo. J. Alves Matheus, Ponces de Carvalho, Joaquim de Sequeira, J. J. Alves, Simões Ferreira, Teixeira Sampaio, Amorim Novaes, Azevedo Castello Branco, Ferreira de Almeida, Elias Garcia, Laranjo, Lobo Lamare, Figueiredo Mascarenhas, José Luciano, Oliveira Peixoto, Simões Dias, Pinto de Mascarenhas, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Reis Torgal, Luiz Dias, Luiz Jardim, Luiz Osorio, Martinho Montenegro, Guimarães Camões, Miguel Tudella, Gonçalves de Freitas, Vicente Pinheiro, Visconde de Alentem, Visconde de Ariz, Visconde das Laranjeiras, Wenceslau de Lima e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Garcia de Lima, Torres Carneiro, Alfredo Barjona de Freitas, Antonio Candido, Antonio Centeno, Lopes Navarro, Moraes Sarmento, Cunha Bellem, Fontes Ganhado, Moraes Machado, Carrilho, Sousa Pavão, A. Hintze Ribeiro, Barão de Viamente, Ribeiro Cabral, Fernando Caldeira, Francisco Beirão, Correia Barata, Frederico Arouca, Barros Gomes, SantAnna e Vasconcellos, J. A. Pinto, Melicio, Franco Castello Branco, Avellar Machado, Dias Ferreira, Manuel d'Assumpção, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Mariano de Carvalho, Miguel Dantas, Pedro de Carvalho, Santos Diniz, Tito de Carvalho, Visconde do Balsemão, Visconde de Reguengos e Visconde do Rio Sado.

Não compareceram á sessão os srs.: - Agostinho Fevereiro, A. da Rocha Peixoto, Antonio Ennes, Pereira Borges, Pinto de Magalhães, Almeida Pinheiro, Seguier, Augusto Barjona de Freitas, Fuschini, Barão do Ramalho, Bernardino Machado, Sanches de Castro, Carlos Roma du Bocage, Conde de Villa Real, Sousa Pinto Basto, Goes Pinto, Estevão de Oliveira, Filippe de Carvalho, Castro Mattoso, Márteas Ferrão, Wanzeller, Guilhermino de Barros, Costa Pinto, Baima de Bastos, Franco Frazão, Teixeira de Vasconcellos, Ribeiro dos Santos, Ferrão de Castello Branco, Sousa Machado, J. A. Neves, Coelho de Carvalho, Correia de Barros, Borges de Faria, Pereira dos Santos, Ferreira Freire, José Maria Borges, J. M. dos Santos, Julio de Vilhena, Lourenço Malheiro, Luiz Ferreira, Bivar, M. da Rocha Peixoto, Correia de Oliveira, Manuel de Medeiros, M. J. Vieira, Aralla e Costa, Pedro Correia, Pedro Roberto, Rodrigo Pequito, Barbosa Centeno, Dantas Baracho e Pereira Bastos.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Da camara dos dignos pares do reino, participando que o exmo. sr. Augusto César Ferreira de Mesquita, que na presente legislatura foi membro da camara dos senhores deputados, tomou assento em sessão de 26 do corrente como digno par do reino.
Á commissão de verificação de poderes.

Segundas leituras

Projecto de lei

Artigo 1.º É o governo auctorisado a conceder a Manuel Coelho Lobão, antigo machinista dos pharses, o orde-

17