O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 17

SESSÃO DE 3 DE FEVEREIRO DE 1897

Presidencia do exmo. sr. Antonio José da Costa Santos

Secretarios - os exmos. Srs.

Amandio Eduardo da Motta Veiga
Abilio Augusto de Madureira Beça

SUMMARIO

Lido o expediente, o sr. presidente do conselho (Hintze Ribeiro) communica ter fallecido a Senhora Infanta D. Maria Luiza, Duqueza de Montpensier, avó de Sua Magestade a Rainha. - O sr. presidente propoz, e foi approvado, que na acta se consignasse um voto de sentimento. - O sr. visconde do Ervedal da Beira propoz, e foi votada, a nomeação de uma commissão que dê pezames á familia real e o encerramento dos trabalhos. - O sr. presidente do conselho communica a hora a que Sua Magestade El-Rei recebe no dia seguinte a deputação da camara e em seguida é levantada a sessão.

Abertura da sessão - Ás tres horas e um quarto da tarde.

Presentes á chamada, 45 srs. deputados. São os seguintes: - Aarão Ferreira de Lacerda, Abilio Augusto de Madureira Beça, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Agostinho Lucio e Silva, Alberto Antonio de Moraes Carvalho Sobrinho, Amandio Eduardo da Motta Veiga, Antonio de Almeida Coelho de Campos, Antonio Barbosa de Mendonça, Antonio Candido da Costa, Antonio de Castro Pereira Côrte Real, Antonio Hygino Salgado de Araujo, Antonio José da Costa Santos, Antonio José Lopes Navarro, Conde de Pinhel, Conde do Villar Secco, Francisco Rangel de Lima, Henrique da Cunha Mattos de Mendia, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jayme Arthur da Costa Pinto, João Alves Bebiano, João José Pereira Charula, João Lopes Carneiro de Moura, João da Motta Gomes, Joaquim do Espirito Santo Lima, José Antonio Lopes Coelho, José Bento Ferreira de Almeida, José Coelho Serra, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Joaquim Aguas, José Joaquim Dias Gallas, José Marcellino de Sá Vargas, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Luiz Filippe de Castro (D.), Luiz de Mello Correia Pereira Medello, Manuel Bravo Gomes, Manuel Joaquim Fratel, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, Quirino Avelino de Jesus, Romano Santa Clara Gomes, Theodoro Ferreira Pinto Basto, Thomaz Victor da Costa Sequeira, Visconde do Ervedal da Beira, Visconde da Idanha e Visconde de Tinalhas.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adolpho da Cunha Pimentel, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alfredo de Moraes Carvalho, Amadeu Augusto Pinto da Silva, Antonio Adriano da Costa, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio José Boavida, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Teixeira de Sousa, Antonio Velloso da Cruz, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Cesar Claro da Ricca, Augusto Dias Dantas da Gama, Augusto Victor dos Santos, Bernardino Camillo Cincinnato da Costa, Carlos de Almeida Braga, Conde de Anadia, Conde de Tavarede, Conde de Valle Flor, Diogo José Cabral, Diogo de Macedo, Eduardo Augusto Ribeiro Cabral, Fidelio de Freitas Branco, Francisco José Patricio, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Ignacio José Franco, Jacinto Candido da Silva, Jacinto, José Maria do Couto, Jayme de Magalhães Lima, Jeronymo Osorio de Castro Cabral e Albuquerque, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Marcellino Arroyo, João Maria Correia Ayres de Campos, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Rodrigues Ribeiro, Joaquim José de Figueiredo Leal, José Adolpho de Mello e Sousa, José Correia de Barros, José Dias Ferreira, José Eduardo Simões Baião, José Freire Lobo do Amaral, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Gomes da Silva Pinheiro, José Mendes Lima, José Pereira da Cunha da Silveira e Sousa Junior, José dos Santos Pereira Jardim, José Teixeira Gomes, Julio Cesar Cau da Costa, Licinio Pinto Leite, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Maria Pinto de Soveral, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Luiz de Sampaio Torres Fevereiro, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Manuel de Bivar Weinholtz, Manuel Francisco Vargas, Manuel Joaquim Ferreira Marques, Manuel José de Oliveira Guimarães, Manuel Pedro Guedes, Manuel de Sousa Avides, Manuel Thomaz Pereira Pimenta de Castro, Marianno Cyrillo de Carvalho, Visconde do Banho, Visconde de Leite Perry, Visconde de Nandufe, Visconde de Palma de Almeida e Wenceslau de Sousa Pereira de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Da camara municipal do concelho de Louzada, acompanhando uma representação em que esta camara pede que seja reorganisada a fiscalisação administrativa dos correntes de uso commum.

Para a secretaria.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Hintze Ribeiro): - Sr. presidente, pedi a palavra para communicar a v. exa. e á camara o fallecimento da Senhora Infanta D. Maria Luiza, Duqueza de Montpensier, avó de Sua Magestade a Rainha D. Maria Amelia.

O sr. Presidente: - Como a camara acaba de ouvir, pela participação do sr. presidente do conselho, falleceu a Senhora Infanta D. Maria Luiza, Duqueza de Montpensier, avó de Sua Magestade a Rainha D. Maria Amelia.

Creio interpretar os sentimentos da camara, propondo que na acta das nossas sessões se inscreva um voto de profundo sentimento por tão infausto acontecimento. (Muitos apoiados.)

O sr. Visconde do Ervedal da Beira: - Pedia palavra para me associar, não só em meu nome, mas creio que tambem posso hoje dizer - em nome de toda a camara (Apoiados geraes.) ao voto de sentimento proposto por v. exa., porque prezamos e acompanhamos a familia real em todas as suas dores, e estremecemol-a como ella merece. (Apoiados geraes.)