O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

«Sividuo sem ser cia maneira, quê ahi se apresenta; toas não podemos 'dizer-lhe, qne dispense um ha-m<_-m de='de' depois='depois' saber='saber' re-commendar='re-commendar' tag0:_='melhores:_' corredor='corredor' melhores='melhores' apresentar='apresentar' mais='mais' merecimento='merecimento' empregar='empregar' trem='trem' haverá='haverá' approvado='approvado' administrar='administrar' havemos='havemos' portanto='portanto' uo='uo' também='também' tem='tem' circumstan-cias='circumstan-cias' como='como' apoiado.='apoiado.' nas='nas' em='em' passar='passar' avaliar.='avaliar.' diz-se='diz-se' esse='esse' este='este' pôde='pôde' está='está' conhecimentos='conhecimentos' isso='isso' especiaes='especiaes' bustos='bustos' certos='certos' que='que' dous='dous' fazer='fazer' appareceram='appareceram' ainda='ainda' trabalhos='trabalhos' requerimento='requerimento' elle='elle' se='se' cahir='cahir' nesse='nesse' então='então' desse='desse' para='para' sei='sei' paiz='paiz' ieu='ieu' outro='outro' outros='outros' sem='sem' não='não' contradicçôes='contradicçôes' _='_' re-geítando-o.='re-geítando-o.' mesmas='mesmas' a='a' pelos='pelos' e='e' cir-cumstancias='cir-cumstancias' ou='ou' indivíduo='indivíduo' aqui='aqui' posso='posso' o='o' p='p' estar='estar' tag1:_='governo:_' simplesmente='simplesmente' conhecer='conhecer' possa='possa' seria='seria' porque='porque' requerente='requerente' xmlns:tag0='urn:x-prefix:melhores' xmlns:tag1='urn:x-prefix:governo'>

O Sr. Celestino (Francisco): — O que eu proponho é o menos que se pôde fazer a favor d'um homem de mérito tão transcendente (apoiado). Se ha de trabalhar na oíficina do Arsenal, peço que trabalhe por conta, delle na Academia das Bellas Ar-teSi. O estado não perde nada em mudar aquelle homem' d'um logar para outro. Envergonho-me realmente de propor tão pouco; mas íaço-o para não achar opposição.

O Sr. Seabra:— Para se levar este negocio convenientemente, como deseja o Sr. Deputado, peço que adiemos essa Proposta até que chegue o Sr. Ministro do Reino; porque talvez S. Ex.a satisfaça completamente o Sr.- Deputado.

O Sr. Celestino (Francisco):—-O Governo nada •pôde dizer a este respeito.

O Sr. Seabra: — Mas pôde combinar com o Sr. Deputado.

O Sr. Celestino (Francisco) .- — Concordo, por tiâo tomar mais tempo á Camará.

A Camará resolveo

O Sr. Leonel: — Estou informado de que está dado para ordem do dia d*ámanhã o Projecto N.° 32 A sobre oMonle-Pio militar: más este Projecto não e' o apresentado pelo Governo, e' o da Com-rhissão. Entretanto consta-me que com o Projecto do Governo veio um Relatório, ou dados statisti-cos de muita importância, que seria conveniente estarem presentes quando se discutisse o Projecto, da -Commiêsão. Não sei se estão impressos os papeis que vieram do Governo; mas como a discussão e' para amanhã, não quero demorar mais este negoceio ; mesmo porque amanhã só entrará 6 Projecto em discussão ria generalidade, e então pedia, no caso de :não estar impresso o Projecto cio Governo, e os papeis que o acompanharam, que se mandassem imprimir no intervallo que ha

de haver entre a discussão na generalidade , e na especialidade, à fim de se poder ter em vista o que o Governo informou; por que a maleria e', segundo julgo, muito importante.

O Sr. Jervis d' Atouguia: —- A Commíssão de

f '•n»

Guerra ainda não teve senão uma reunião: hoje e que ha de examinar esse Projecto, e os papeis que lhe forern relativos. O pedido do Sr. Deputado é tão justo que esta Camará não o recusará de certo; da nossa parte daremos todos esses papeis, e provavelmente a Camará consentirá que os passemos immediatamente para a imprensa ; porque em verdade são muito precisos para esclarecimentos, não só do Sr. Deputado, mas de muitos outros.

O Sr. Bardo de Monte Pedral: — A proposta do Governo com os papeis que a acompanharam está impressa no Diário do Governo, que foi distribuído pelos Srs. Deputados.

O Sr. Leonel: — E' preciso desenganar-nos : se os pepeis pedidos se imprimiram no Diário do Governo, poucos Deputados o té>m presente; e aquel-les que não são residentes em Lisboa, e que o levaram para as Províncias, provavelmente não o trouxeram. Ora demais, o costume geralmente observa* do é que quando o Governo, ou utri Deputado apresenta um Projecto, e a Commissâo depois reforma esse Projecto, imprime-se, e manda-se distribuir. O que eu sei, e que ha muito que dizer sobre a matéria, e se não tivermos á vista os dados stalisticos que o Governo apresentou, e que hão de servirem grande parte ^ara a discussão, ficamos ás escuras.

A Camará retolveu que se imprimissem estes do» cumenlos. " ,. \

O Sr. Alberto Carlos; ^ Como vai dividir-se a Camará era Cormnissôes., desejava que os Srs. De» pulados, que o anno passado foram á ultima reunião da Commissâo de foraes, quizessem lá ir hoje, assim como quaesquer outros que queiram lá ir, para ver se assentávamos .na ultima redacção d'aquel-le Projecto. Também por parte da Corrinaissão de redacção do Diário da Camará pedia aos Srs. Deputados que quizerem receber o Diário aqui, que o declarem: não se tem distribuído ultimamente, porque os deixam por aqui, perdem-se, e depois vêem pedir outros, o que faz grande transtorno.

Entretanto, se os Srs. Deputados quizerem que a distribuição continue como ate' agora, hão de ter á. bondade de o dizer, e elía continuará, senão ficar-lí»es«hão reservados os seus exemplares na Secretaria. (Apoiados).

O Sr. Presidente:—Convido os Srs. Deputados a que allude a primeira parle do requerimento do Sr. Alberto Carlos para com parecerem na Commissâo de foraes. A Camará vai dividir-se em Cominis-Está levantada a sessão. — Era hora e meia.

soes.

Presidência do Sr. Guilherme Henrique*.

i

bertttra—Depois do;meio dia.

1840.

concellos;. Moita Pimentel; Barão de Noronha; Cerrai de Sá; Peiga; Ottolini; Sousa Guedes; Dias de Azevedo; Queiroga; Almeida Garrett; Mascaranhas Neto; Luna; Frederico Gomes; Fe/loso d.a Cruz;