O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 118 —

da Asia estes seminarios são muito interessantes, e supposto que em Gôa lia um bom seminario, comtudo precisa ser coadjuvado pelos de Africa, em attenção ao muito que ha a trabalhar na vinha do Senhor em regiões tão vastas.

Portanto, concluo mandando para a mesa um additamento que me parece que deve ser admittido e approvado, porque é justo e razoavel, politico, e moral.

É o seguinte:.

Additamento: — «Aos vocabulos — seminario patriarchal — accrescente-se — e auxiliar os outros das differentes dioceses do reino, ultramar, Africa e Asia.» = Fonseca Moniz.

Foi admittido — E ficou tambem em discussão.

O sr. Jeremias Mascarenhas: — Sr. presidente, eu não fazia tenção de entrar neste debate e fallar, nem a favor, nem contra o projecto em discussão; a favor não, porque elle não carecia do meu fraco apoio por ser elaborado por cavalheiros tão distinctos, como o são os que compõem a respectiva illustre commissão; nem contra, porque o approvo, e mesmo que o não approvasse, estou certo, que eu seria um adversario pouco temivel aos illustres auctores do projecto; mas se pedi a palavra de improviso, foi porque o meu illustre amigo, e collega, o sr. Fonseca Moniz, que acaba de fallar, tocou no seu discurso em alguns pontos relativos ao ultramar, e nestas circumstancias julguei, que sendo um dos deputados pelo ultramar, faltaria ao meu dever se não esclarecesse a camara sobre aquelles pontos, relativos ao ultramar, dando informações especiaes, e locaes; e assim corroborasse os argumentos, que o illustre orador, que me precedeu, para concluir a urgente necessidade, que ha de medidas para promover a instrucção, e satisfazer ás necessidades religiosas dos portuguezes de algumas das provincias ultramarinas.

Ninguem ignora, que a nossa provincia da Africa oriental tem uma superficie de 800 legoas quadradas; mas alli ha tanta falla de ministros da religião, que no interior os seus habitantes christãos se veem obrigados a celebrarem seus matrimonios pela lei natural, que não segundo a fórma de concilio tridentino perante o parocho, porque alli não o ha, ou perante a auctoridade civil, ou testimunhas; não recebem nenhuma instrucção religiosa, e outros sacramentos; carecem numa palavra de todos os soccorros espirituaes; que aproveitando-se desta falta, a infame seita de Mafoma vai fazendo alli progresso, e promove com actividade o proselitismo. Não se persuada a camara, que eu fallo de leve, todas as informações, relativamente á falta da instrucção, e de ministros da religião na Africa oriental, são unanimes; e quanto aos progressos do Islamismo, informou disto ao illustre presidente do conselho ultramarino, o sr. visconde de Sá da Bandeira, e a mim, um cavalheiro bem conhecido, o sr. Valle, ex-Governador geral da mesma provincia, que dalli regressou ha alguns mezes.

Pelo que acabo de observar, a camara e o governo não podem deixar de convencer-se da grande urgencia, que ha, em provêr ás necessidades religiosas dós portuguezes daquella provincia; ninguem póde ver este estado dessa parte integrante de Portugal, sem se lastimar; nenhum portuguez, que présa o nome portuguez, o póde presencear sem lhe cahirem as faces de vergonha: as conquistas que os antigos portuguezes fizeram d além dos mares, com grandes sacrificios da fazenda e sangue portuguez, foram mais conquistas para a religião catholica, que para o estado; foram sim generaes valentes, que augmentaram este pequeno reino, e o enobreceram por suas gentilezas d'armas; mas foram ainda mais uns verdadeiros apostolos, que introduziram nellas a nossa sancta religião, e a dilataram por aquellas vastas regiões, e tiraram do imperio de ignorancia, idolatria; e mahometismo milhares de almas, que não tinham o conhecimento do verdadeiro Deos, e de nossa sancta fé. Nenhum catholico poderá ver com indifferentismo este estado religioso daquella provincia, sujeita ao dominio de uma nação catholica, por mais de 350 annos; menos o poderá e deverá ver um portuguez, a heroica nação portugueza, que se ufana, e com razão, do seu catholicismo, e de eu apostolado para com innumeras nações da Africa, Asia, e America; não o póde e deve ver um reino, que foi honrado, e com justiça, de augusto titulo = Fidelissimo. =

Peço pois ao governo, que tome em devida consideração as necessidades daquelles portuguezes: eu sei, que o governo tem pensado nestas necessidade; sei, que tracta de as remediar; sei, que o conselho ultramarino tem a este respeito consultado algumas medidas; peço pois ao governo, que com brevidade e urgencia as decrete, as ponha em execução.

Direi tambem algumas palavras sobre o nosso estabelecimento de Timôr e Solor; felizmente são mais de 800 mil habitantes, que reconhecem as quinas portuguezas, e rendem vassalagem á nação portugueza; a acquisição destas regiões não é devida á espada portugueza, nem á destreza e valentia dos generaes portuguezes mas á palavra e pregação dos nossos missionarios, que ganharam as almas daquelles povos á religião, e os seus corpos e temporalidades á nação. Havia alli no seculo 17.° um seminario com 50 alumnos e perto de 20 missionarios; mas hoje não ha mais que um unico missionario; todos alli padecem grandes necessidades religiosas; por aquelle instincto natural, pelo qual o homem quer sempre algum culto religioso, chegaram a crer na santidade d'um homem, que, entre elles, foi mais notavel por acções humanitarias, divinisaram-no, erigiram-lhe templo, tributaram-lhe culto religioso; para os tirar deste abuso, foi preciso intervir o governo, e ír ao sitio o unico sacerdote que lá está; isto teve logar não ha ainda 6 annos, como me assegurou o nosso collega Julião que então era governador daquelle nosso estabelecimento.

O dar missionarios áquelles povos é mesmo uma medida politica; porque ainda hoje os missionarios exercem alli grande influencia: della temos uma prova muito recente. É sabido que, quando ha pouco se vendeu uma parte de Solor aos hollandezes, se levantou um régulo nosso feudatario; mas, para o trazer á subordinação e obediencia, te empregou a influencia do unico ecclesiastico que alli ha; e felizmente se conseguiu o que se pertendia.

Peço á camara e ao governo, que não reparem no calor com que fallo; elle não significa guerra ou opposição ao governo, mas, o empenho e interesse que tomo nestes objectos, que são relativos aos povos do ultramar; o meu fim é aproveitar-me desta occasião para pedir ao governo, e de facto peço com a maior instancia, que attenda a essas necessidades; que decrete medidas adequadas; que faça tudo quanto um bom governo faz a bem dos seus governados, para que não faltemos aos nossos irmãos do ultramar em