O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°^8
SESSÃO DE 16 DE FEVEREIRO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES |DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
Joaquim Gonçalves Mamede Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 67 srs. deputados.
Entraram durante a sessão— os srs. Ferreri (Adriano), Lacerda (Antonio), Azevedo e Cunha, Dias da Silva, Antonio Feio, Gonçalves de Freitas, Arrobas, Pinto de Albuquerque, Santos Lessa, Xavier da Silva, Zeferino Rodrigues, Garcez, Carlos Bento, conde da Torre, Custodio de Faria, Garcia Peres, Silva Cunha, Costa e Silva, Soares Franco, Blanc (Hermenegildo), Gomes de Castro, Ferraz de Miranda, Rebello Cabral, Aragão, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Pacheco, Sá Vargas, Casal Ribeiro, Ponte c Horta, Justino de Freitas, Aboim, Rebello da Silva, AÍTonseca, Azevedo Pinto, Thomas de Carvalho, e Ferrer.
Não compareceram — os srs. Affonso Botelho, Cancella, Braamcamp, Fontes Pereira de Mello, Pinheiro Osorio, Antonio de Serpa, Pinto Carneiro, Aristides Abranches, Sousa Azevedo, barão das Lages, Pinto Coelho, Forjaz de Sampaio, Filippe Folquc, Pereira Brandão, Fortunato dc Mello, Bivar, Barroso, Costa Lobo, Gavieho, F. M. da Costa, Pulido, Chamiço, Pinto Tavares, Posser, Magalhães Lacerda, Pereira de Carvalho c Abreu, Silva Andrade, Mártens Ferrão, Fonseca Coutinho, J. J. de Azevedo, Sequeira Pinto, Almeida Pessanha, Calca c Pina, Coelho de Carvalho, Faria Guimarães, Lobo d'Avila, J. Dias Ferreira, Feijó, Alarcão, J. M. de Abreu, Rojão, Silveira e Menezes, Mello Gouveia, Freitas Branco, Pinto Tavares, Sampaio Júnior, Rocha Peixoto, Almeida Júnior, Marianno de Sousa, marquez de Sousa Holstein, Pinto Martins, Charters, Menezes Pitta, Blanc (Viriato) e visconde de Torres Novas.
Abertura—aos Ires quartos de hora da tarde. Acla—approvada,
DECLARAÇÕES
1.*—Do sr. Moraes Carvalho, de que por incommodo de saude não compareceu na sessão de hontem. A camara ficou inteirada.
2."—Do sr. Crispiniano da Fonseca, de que por incommodo de saude não pôde comparecer na sessão de hoje o sr. D. José Manuel de Alarcão.
A camara ficou inteirada.
3.a—Do sr. Teixeira de Sampaio Júnior, participando que não pôde comparecer á sessão de hoje por incommodo de saude.
A camara ficou inteirada.
4.a—Do sr. Infante Pessanha, de que o sr. Calça e Pina não pôde comparecer á sessão de hontem, á de hoje, e talvez a mais algumas, por motivo justificado.
A camara ficou inteirada.
5."—Do sr. Plácido dc Abreu, de que por motivo justificado não pôde comparecer á sessão de hontem.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIO
Do ministério do reino, acompanhando o processo eleitoral do primeiro escrulinio, que houve no circulo n.° 99, Ida-nha a Nova.
Foi á commissão de poderes.
REPRESENTAÇÕES
1.'—Da camara municipal dc Miranda do Corvo, sobre a directriz do caminho de ferro, na secção dc Thomar a Coimbra.
Foi á eoinmissão de obras publicas.
2.a—Da mesma camara, pedindo a continuação dos trabalhos da estrada de Thomar a Coimbra, pelos Cabaços, Ribeirinho, ele.
Foi á mesma commissão.
SEGUNDAS LEITURAS
PROPOSTAS
1."—Renovo a iniciativa do projecto de lei, que tive a honra de apresentar á camara na legislatura passada, sobre os santuários e resíduos de Braga, applicando essas sobras, que hoje administra o governo civil d'aquelle dislriclo, para as orphãs recolhidas na Tamanca; projecto que foi publicado no Diário da Camara n.° 12 de 16 dc janeiro dc 1858.—D. fíodrigo Jose de Meneses, deputado por Villa Nova de Famalicão.
Foi enviada á commissão de administração publica.
2.a—RenovD a iniciativa do projecto de lei que tive a honra de apresentar á camara na legislatura passada sobre empregados de repartições extinctas, eque obteve parecer da illustre commissão de fazenda, sob o n.° 49. = .D. Rodrigo Jose' de Meneses, depulado por Villa Nova de Famalicão.
Foi admittida e remetteu-se á commissão respectiva.