O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

/( 278 )

a Mesa esse requerimento, mas não e requerimento, e' urn additarnento ao requerimento que n' outro dia. foi approvado; porérn para queV.Ex.a nãodissessa que e\& estava de continuo a embirrar cooi tudo quanto V. £x.a dizia, por isso o deixei passar como requerimento, mas agora declaro qua é urn addita-mento, e cemo tal deve ser approvado.

O Sr ^Presidente: — Não sei se a 'Caro ar a está certa do requerimento a qde se refere este addi lamento (vozes — está, está,) entretanto sempre mandarei buscar a acta para se ver.

Leu-se o seguinte: ' ' •

, que o Projecto de Lei N.° 91 relativo ao aúgmento da Côngrua d0 Cabido de Goa seja renietíido á Co&imissâo do Ultramar debaixo da minha ineciativa, com dispensa da segunda leitura., Saía das Cortes 18 de Junho de 1840.. —• Trindade. —- Foi approvado.

O--Sr. Celestino Soares: — -Peço a V. Ex," tenha a bondade de mandar ler outra vez o requerimento porq.\-»e não se ouviu nada aqui.

O Sr. Presidente :< — «f á eslá approvado, entre». tanto, ea o mando ler. (Leu-se).

O Sr. Celestino : — > Estou satisfeito.

foi approyadv o requerimento do Sr. Northon sobre a constntcção d* .uma ponte no rio

•'Vid. 'Sessão de 17 do eorrenie , pag. 262 deste volume. '

O Sr. Presidente:----Está sobre a Mesa um Projecto de Lei do Sr. Barão de Monte Pedra! sobre a organisação do Exercito, parece-.me que deve ter o mestno, destino, que os outros Projectos ainda mais quando elle já teve 2.a leitura (apoiados}.

O Sr. B. de Monte Pedral: —*• Parece-me que_ deve ser remettido á Commissão dê Administração Publica, ouvindo a de Guerra. — (Apoiados.) -—' Assim se resolveu. . ,

O Sr. Presidente : — Como está já constituído o Senado, pôde a Gamara entrar em discussões sobre Projectos de Lei, e o primeiro qae devia entrar como mais urgente era o do Ministério da Fazenda sobra ^a cobrança interina dos tributos , este mandou-se imprimir, e ainda não veio, logo não pôde .ser discutido, e corno ha urn outro objecto importante qua já foi impresso, e distribuído, que e' sobre 6 censo, parece-me que o podemos discutir, por consequência se a Camará convém fica dado para ordeoi do dia para a primeira Sessão, (apoiados.) vagora caaio sé acabasse a ordem do dia, convido a Camará para se reunir em Commissões. Está levantada a Sessão. —• Era meia hora depois do meio

20

Prsidencia do Sr. Pinto> Magalhães.

,/jÍ. bertura — • As dez e três quartos.

Chamada— Presentes 88 Srs. Deputados.

Acta — Sobre eila .disse

O Sr. Celestino: — Eu pedia a V.Ex.a tivesse a bondade de mandar ler a parte da acta que diz respeito á escusa que honteín dei, por nâo_^ ter acompanhado a Deputação. -•

Depois de ser satisfeito disse

O Sr. Celestino: — Ora eu pedia a V. Ex.a que tivesse a bondade de mandar exarar "nessa parte da acta alguma frase que não parecesse indicar uma falta expontânea, porque do modo como está., concebida parece que ha uma falta expontânea da minha parte; e com effeito não foi assim; era costume sahirem d'aqui desta Saia as Deputações reunidas, c no Paço entrarem reunidas; eu vim a esta Sala nesta hypothese, e cheguei aqui, não encontrei os outros Membros da Deputação, e quando cheguei ao Paço, tinham elles sahido : ora, parece-me que não foi falta voluntária, foi n m acontecimento contra minha vontade; e na acta está isso expresso por maneira que parece que eu cornelti essa, falta voluntariamente.

O Sr. Secretario Matta leu outra ve% a acta.

O Sr. Presidente: — Parece-me que em seaccres-cantando á palavra motivo o termo involuntário, que ficará satisfeito o Sr. Deputado (apoiados).

Com esta rectificação foi a acta posta a votos e approvada.

O Sr. Secretario deu conta das representações apresentadas na Sessão anterior, ás quaes se deu p competente destino.

'. O Sr.' Maia: — Pedi a palavra para remetter .para a Mesa uma representação da Camará Municipal da Cidade do Porto, em que pede o deferimento das muitas representações que tern dirigido .a esta Camará sobre os meios necessários para oc-correr ás despezas d'aquelle Município; ella pede com urgência a resolução dessas representações, e eu também creio que e necessário deferir-lhes, se sim ou não se ha de fazer o que ella pertende, porque enfcão tern de recorrer a outros meios no ,/ caso de estes lhe serem negados.

O Sr. Falcão'. — Vou mandar para a Mesa o diploma do Sr. Marcelli Pereira quo me encarregou de o apresentar, e que foi chamado para tomar assento nesta Camará : rogo a V. Ex.a faça obse/juio de o mandar remetter á Commissão de ,Poderes para esta o examinar: este Sr. me encarregou, também de participar a esta Camará, que elíe não podia ainda hoje apresenlar-se, porque tinha de fazer entrega do seu Regimento, e logo que ella esteja completa se apresentará. . O diploma foi remettido á Commissão ds P aderes.