O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N." 2.

em 2 W 3.00,810

1842;

Presidência dó Sr. Gorjao tíenriquès.

C ....... ...

k_Jendo 11 horas elres quartos não havendo ainda numero legal na Sala para áe abrir a Sessão disse :

O Sr. Cardoso Castel-Bránco: —^Peço a palavra antes de se abrir a Sessão ; porque lenho a fazer um Requerimento urgentíssimo para que se cumpra a Carta Constitucional; se ella se cumprisse j Sr. Presidente j á Sessão já devia estar aberta. . Ò Sr. Presidente: — Eu tenho ai observar ao Sr. Deputado, com quanto seja mui justo ò motivo para que S. S.a quer a palavra, todavia eu não posso dar-lh'a para fazer Requerimentos sem estar aberta á Sessão.. . . (Ó Sri Cardoso Castel-Bránco : — Mas, Sr. Presidente.. . O Orador.- —Eu continuava a fatiar! (Apoiados). Ò Sr. Deputado fará muito mais bom serviço ao paiz, se eríi tempo competente apresentar o seu Requerimento j a fim de se emendar esse inconveniente de hoje por diante; mas agora não. (Apoiados).

O Sr. Presidente:—São passadas duas horas depois que a Mesa se apresentou no seu logar. É corri profunda mágo'a que eu lenho a observar perante os Srs. Debutados que se aêham presentes, para que seiís Coílegas sejam sabedores; que por certo muito triste idea deve o Paiz formar do patriotismo desta Camará ,' se se regular pelo facto que hoje se apresenta ; é apenas a segunda Sessão depois que a Oá» mara se acha constituída; e já ainda ao meio dia não e possível abrir-se a Sessão, quê será para o futuro , se dirá sem razào, quando o trabalho deve fatigar os Sr. Deputados?!! A Camará certamente tomará uma declaração qiíe obrigue os Seus Membros a que compareçam á hora determinada , para que senão repilam similhantes s^cerias (Apoiados) , mas quando a Camará a não tome; visto que ao Presidente delia cumpre regular os seus trabalhos, eu tenciono fazer exarar nas Actas os nomes dos que se acharem presentes á hora estabelecida; assim corno daqueíles Srs. que não comparecerem, designando-os nominalmente, é declarando que pela falta de numero deixa de haver Sessio, e effectivamente levantarei a Sessão, è o Pai/, fará sen juizo, mas o pra-so para a abertura da Ses«ao não ha de ser indeter-rniriado: á Lei rnanda que a Sessão seja aberta meia hora quando muito, depois da hora destinada pela Câmara-, uma hora cTesperá será pois o tempo que eu concederei a bem das eventualidades, que podem estorvar, que alguns Srs. Deputados não estejam presentes á hora devida, procedendo depois corno já disse.

Ainda naò está na Saía o numero lega!, há porem aíguns Srs. que, ou devem estar, ou estão esperando nos corredores, os quaeá devèín entrar para serem admittidos c prestarem o juramento: eu desejaria qíie.os Srs. Deputado'» annuissem a que esta solemnidade se possa fazer sem que estivesse aberta a Sessão . e isto por esta vez somente, a fini de que senão perca hoje mais tempo, porque poderemos depois da entrada dos referidos Srs. ter o numero le-V0i, 2,° -*. AGOSTO — 18Í42.

gaí para procedermos nos trabalhos que temos a fazer. Observarei finalmente que não sei porque seja reputado como insignificante, o trabalho quê hoje nos occupa da eleição das Commissôes, quando deste depende a organisação regular da Camará, depois da qual ella pôde começar nos seus trabalhos. Concluo propondo^-que a Camará concede que os Srs. Deputados que estão nos corredores, sejam admittidos a vir prestar o seu juramento j indeperi-dêntemeilte de não haver na Sala numero legal, in> yocándo o justo motiv.o que me parece deve determinar.a Camará. (Apoiados geraes).

. Creio que os Srs. que têem a prestar o juramento são os Srs; t)uarte Leitão = Falcão == Amaral = e Brandão. , , i: ,

Foram introduzidos na Sala com ás sóíemnidades do costume e prestarem juramento os Srs. Deputa* dós Carlos Moràto Ròrna^ Joaquim .José Falcão^ José Jiíaria Ferreira de Amaral^ Luiz Brandão de Mello, e Manoel Duarte Leitão. ,

0 Sn Presidente: ^--3ó, se acha ria Sala numero legal, está aberta a Sessão. ,;

Chamada—• Presentes 74 Srs, Úeputàdos Eleitos. jábertura — Meio dia. jícla-*-Sobre ella disse.

, . Sobre a •dcfal .

O Sr. José Estevão: —^ Eu pedi á palavra para rogar ao Sr. Secretario tivesse a bondade de me informar^ se se fez especial menção há Acta cio meii juramento. , , ,

O Sr. Secretario Peixoto: -— Como V. S.a não entrou ria Sala com as sóíemnidades prescriptas no ííegirnento, não fiz ménsao especiaí; mas sim foi incluído com os mais S>rs*

O Sr. Jrtsé Estetiâo':-—Á minha ambição não era em ouvir relatar a noticia especial do meu juramento, más éirh quê estivesse o meu nome na lista dos que juraram ; como assim está, fico satisfeito^ Foi approvdda a Acta.

CORRESPONDÊNCIA.

t/m ofíicio dê José Joaquim freire : ^- Remetteh-do um Projecto e Ânaiyse de um Tributo Geral, posto sobre toda a Nação, para com elle se pagar a sagrada divida da Nação externa, e interna , a fim de ser distribuído pêlos^^ Srs. Deputados1. —- Mandou-se distribuir: ..

SEGUNDAS LEITURAS. Teve segunda leitura O seguinte REQUERIMENTO, — Requeiro qtfé se nomeie irmã Commissão Especial composta de cinco Mero b os para propor os meios de restaurar è meltu rar ò cornmercio dos vinhos do. í)ouro. — Pereira de Md-

jwí.