O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(1)
N.° 19. í 8 ,a .Sonsíío ^Preytwfttotiii 26'21 tuim* -J.846»
Presidência do Sr. Vaz Preto.
c
"__' harnada —Presentes 74 Srs. Deputados eleitos.
Abertura — A meia hora depois do meio dia. /feia— Approvada.
Leu logo o Sr. Secretario Emilio Brandão o seguinte
Dkcreto. — Hei por bem em virtude do art. 21." da Carta Constitucional da Monarcliia, Nomear sobre a proposla da Camara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza a Bernardo Gorjão Henriques, do Meu Conselho e do d'Estado, para Presidente da mesma Camara, e Agostinho Albano da Silveira Pinto, do Meu Conselho, para Vice-Presi-dentc. Palacio de Belém 25 de Janeiro de 1346.== RA INH A. = Conde tfe Tlwmar.
O St. Presidente: — Antes dedeixar esta cadeira, Srs. Deputados,: quero pagar uma divida que contraiu nos dias em que a occupei: esla divida pago-a declarando que eslão gravados profundamente no men coração os sentimentos de gratidão e reconhecimento a lodos e a cada um dos Srs. Deputados pela urbanidade e allenção com que me tractaram, e pela consideração qne me deram, e que estes gratos sentimentos durarão em mim em quanto viver; e assim como eu, na qualidade de Presidente da Camara, tive a honra de os proclamar Deputados da Nação, hoje como homem grato declaro, que os Srs. Deputados sâo modelos da urbanidade e exemplares de civilisaçâo. Cabe-me lambem declarar que os illustres Deputados que comigo serviram de Secretários lêem desempenhado com toda a dignidade, sa-< ber e acerto as suas funeções. Convido, Es.°" Sr. Bernardo Gorjão Henriques, a V. Ex.% a vir tomar a sua cadeira, e aos Srs. Pereira dos Reis e Barlholomeu dos Marlyres par,» os logàres para que foram eleitos. Por estas nomeações está dissolvida a Mesa provisória, e tem acabado as suas funeções. ( apoiados)
Continuação da Sessão sob a Presidência do Sr. Gorjão Henriques.
O Sr. Presidente: — Srs. Deputados da Nação Portugueza, a vossa benevolência, sempre generosa mas indulgente para comigo, mais do que por venlura o deveria ser, me habilitou para poder receber de Sua Magestade, a nossa Rainha, a nomeação para o honroso cargo de Presidente desta Camara, como acaba de verificar-se, lendo já oceupado este distin-ctissiuio logar na legislatura antecedente, sobejas provas appareceram de que nem todos os meus esforços foram bastantes para o cabal desempenho dc tão árduas funeções. Esta circumstancia é pois mais uma prova de que vós tendes em consideração os bons desejos que avullam em mim, tanto quanto são mingoadas as forças e as luzes necessárias.
Senhores Deputados, vós de certo conheceis bem a missão que nos está encarregada ; devemos á nação todas as fadigas para que possa colher os proventos de tão árduos sacrifícios a que a imperiosa necessidade das cousas a tem obrigado, (muitos apoiados) fareis boas e justas leis que assegureih a Voi.. 1."— J.\ni;iro — 1046.
prosperidade dos povos, a gloria do Throno, é oex-plendor do Estado. - Para islo sobeja-vos virtude e illustração; e de certo vós estais jodos animados do propósito de uma incansável assiduidade, (apoiados) Aos vossos trabalhos, pois, deverá a nação'a sua progressiva ventura, sublime e único pensamento da restauração da Carta Constitucional, (apoiados) E ao vosso auxilio, e sãmente ao vosso auxilio deverei eu a gloria e a satisfação, de dirigir com melhor acerto os trabalhos, que vão ser coroados de tão prósperos resultados. >
A Mesa entende dever começar o desempenho de seus deveres propondo que se vote louvores e agradecimentos á Mesa provisória presidida pelo respeitável Decano, (apoiados) pela maneira delicada e cabal desempenho• com que se houve na gerência de suas funeções, que de certo será de grata'recordação para esla Camara, (muitos apoiados) :
O Sr. Presidente: — Falta um do; Srs.! Secretários na Mesa; e então convido alguns dos Srs. Vice-Secielarios, que esteja presente, a vir occnp.ar o seu logar, para procedermos com ordem.,
O Sr. Rebello Cabral:-—A ordem é ser a V. Ex.a primeirumentedeferidojuramento, deferi-lo depois aos Srs. Deputados presentes, e declarar constituída a Camara. Sem isso não hu Camara. Sem essa declaração, sem- essa formalidade não. pôde haver proposla alguma, ou seja da Mesa, du seja de algum Sr. Deputado. Esta é a marcha prescripla no regimento, é o que sempre se fez em caso idêntico, é o que eu esperava ver feito agora.
O Sr. Presidcitlc : — Parece-me que tem sidocos-tume o Presidente no fim do seu discurso fazer esta pmposla; mas em fim acceilo a lembrança do Sr, Deputado, e a proposta da Mesa ficará pára o logar correspondente. Segue-se o juramento
Prestando logo o juramento o Sr. Presidente e Srs. Secretários, preslarani-no depois os Srs. Agostinho Albano da Silveira Pinto. Antonio Bernardo da Silva Cabral. Antonio Dias d'Azevedo. -
Anlonio Emilio Corrêa de Sá Brandão. Antonio Felisberto da Silva Cunha Leile. Antonio Homem Monteiro Machado. Anlonio José Maria Campelo-Aulonio José da Silva Leão. Anlonio José Vieira Santa Rita. Antonio Maria Couceiro. Anlonio Roberto d'Oliveira Lopes Branco. Antonio Vicente Peixoto. Antonio Xavier Cerveira e Sousa. Augusto Xavier da Silva. Ayres Augusto Pinto. Barão de Cliancelleiros. Barão de Leiria. Baião de Saavedra.
Bento Cardozo de Gouvêa Corte Real.
Carlos Bento da Silva.
Domingos Manoel Pereira de Barros.
Eusébio Candido Cordeiro Pinheiro Furtado.
Faustino de S. Gualberto Lopes.
Fernando da Costa Cardozo Pacheco Ornellas.