O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

63

DIARIO DA CAMARA DOS DEPUTADOS.

N.° 19.

Sessão de 26 de janeiro. 1855.

PRESIDENCIA

do

Sr. JULIO GOMES Dá Silva SANCHES.

Secretarios—Os Srs.

Cyrillo Machado

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Mello Archer, Macedo Pinto, Lousada, Fontes Pereira de Mello, Mello Breyner, Palmeirim, B. F. da Costa, Carlos Bento, Cesar Ribeiro, D. Francisco d'Almeida, Frederico Guilherme, Pegado, Teixeira de Sampayo, João Nuno, José Estevão, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro, Almeida Macedo, Emauz.

Faltaram com causa justificada—os srs. Affonso Botelho, Moraes Carvalho, Fonseca Coutinho, Mello e Carvalho, Quelhas, Emilio Brandão, Avila, Henriques Secco, Pitta, Pereira Menezes, Saraiva de Carvalho, Barão d'Almeirim, Dias e Sousa, Basilio Alberto, Rebello de Carvalho, Forjaz, D. Diogo de Sousa, Cunha Pessoa, Chamiço, Palma, Roussado Gorjão, Soares d'Azevedo, Mello Soares, Pessanha (João), Celestino Soares, Lobo d'Avila, Bilhano, Pestana, Silva Pereira (José), J. M. d'Andrade, Collaço, Ribeiro d'Almeida, Tavares de Macedo, Teixeira de Queiroz, Silva Vieira, Julio Pimentel, L. J. Moniz, Menezes e Vasconcellos, Cunha e Abreu, Northon, Visconde da Junqueira, e Visconde da Ponte da Barca.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Vasconcellos e Sá, Alves Martins, Castro e Abreu, Cesar de Vasconcellos, Silva e Cunha, Calheiros, Gomes Corrêa, Themudo, Lopes de Mendonça, Pinheiro Osorio, Bento de Castro, Fonseca Moniz, Conde de Saldanha, Garcia Peres, Jeremias Mascarenhas, Pinto Bastos, Faustino da Gama, Bivar, Barrozo, Francisco Damazio, Nazareth, Bordallo, Bandeira da Gama, Honorato Ferreira, Ortigão, Pessanha (José), Sousa Pinto Bastos, Ferreira de Castro, J. J. da Cunha, Baldy, Latino Coelho, Mendes Leite, Passos (Manuel), Paiva Barreto, e Visconde de Castro e Silva.

Abertura — á meia hora depois do meio dia. Acta. — approvada.

CORRESPONDENCIA.

Declarações.

1.ª—Do sr. Paredes, de que o sr. Alberto Antonio de Moraes não compareceu á sessão de hontem, e talvez não comparecerá a mais algumas, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª—Do sr. Pinto d'Almeida, de que não pôde comparecer á sessão de hontem por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

3.ª—Do sr. Sampayo, mandada hontem para a mesa, de que o sr. Delorme Collaço, por incommodo de saude, não podia assistir á sessão de hontem, e talvez ás d'esta semana.

A camara ficou inteirada.

4.ª—Do sr. Resende, de que o sr. Bilhano não póde comparecer á sessão de hoje por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

5.ª—Do sr. C. M. Gomes, de que o sr. Chamiço não comparece á sessão de hoje, e talvez a mais algumas, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

Officios.

1.° —Do sr. Pereira Menezes, participando, que por incommodo de saude não assistiu á sessão de hontem, nem assiste á de hoje.

A camara ficou inteirada.

2.° —Do sr. Barão d'Almeirim, participando, que por incommodo de saude não póde comparecer á sessão de hoje.

A camara ficou inteirada.

Representação.

Da camara municipal da cidade do Porto, pedindo que sejam isentos do recrutamento os cidadãos alistados na companhia dos incendios da mesma cidade.

A commissão de administração publica.

EXPEDIENTE

a que pela. mesa se deu destino.

Requerimentos.

1.° —Requeiro que se peça ao governo, pelo ministerio dos negocios do reino, uma cópia do accôrdo, ou contrato celebrado entre a camara

municipal de Lisboa e a misericordia da mesma cidade, ácerca da sustentação dos expostos. = Silvestre Ribeiro.

Foi remettido ao governo.

2.° —Requeiro seja convidado o governo a remetter a esta camara as representações dos chefes e corporações do ensino superior, que possam ter relação com o orçamento, as quaes serão devolvidas, findos que sejam os trabalhos do mesmo, = Justino de Freitas.

Foi remettido ao governo.

ORDEM DO DIA.

O sr. Presidente: — O sr. Corrêa Caldeira continua com a palavra que lhe ficou reservada de hontem.

O sr. Corrêa Caldeira: — Sr. presidente, posto que eu não tenha de dar grande extensão ás considerações, que hontem tinha começado a submetter á camara, a proposito do projecto de resposta, que se discute, ao discurso da corôa; todavia sinto que não esteja presente, para ouvir o que tenho a dizer sobre este objecto, o illustre ministro da fazenda, porque com s. ex.ª tocam principalmente as reflexões que teria a apresentar; até porque eu talvez tivesse de referir algumas das rasões apresentadas hontem por s. ex.ª em resposta ao meu illustre collega o sr. Carlos Bento. É uma situação pouco agradavel ter de o fazer, sem que s. ex.ª esteja presente, ou dispensar-me de a fazer, porque s. ex.ª não está presente.