O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° -19
SESSÃO DE 17 DE FEVEREIRO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
[Joaquim Goncalves Mamede SECRETÁRIOS OS SRS.j
(Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 60 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Moraes Carvalho, Ferreira Pontes, Barros e Sá, Fontes Pereira de Mello, Telles de Vasconcellos, Vaz da Fonseca, Xavier da Silva, Cyrillo Machado, Teixeira da Motta, Garcia Peres, Fortunato de Mello, Bivar, Furtado, Costa Lobo, Posser, Márlens Ferrão, Ferraz de Miranda, J. J. de Azevedo,' Noronha e Menezes, Maia, Silva Cabral, Sousa Pinto Basto, José Estevão, J.M. de Abreu, J.M. da Costa e Silva, Frazão J^onlc e Horta, Rojão, Nogueira, AndradeMoraes, Mendes de Vasconcellos, Sampaio Júnior, Peneira, Pinlo da França, Vclloso Horta, Thomas de Carvalho, e Ferrer.
Não compareceram — os srs. Fcrreri (Adriano), Alfonso Botelho, Cancella, Lacerda (Anlonio), Azevedo e Cunha, Correia Caldeira, Pinheiro Osorio, Pinlo de Albuquerque, Antonio de Serpa, Pinlo Carneiro, Aristides Abranches, Sousa Azevedo, Carlos Bento, Pinlo Coelho, Cláudio Nunes, Forjaz dc Sampaio, Folque, Pereira Brandão, Barroso, F. J. da Cosia c Silva, Gavicho, F. M. da Cosia, Pulido, Chamiço, Pinto Tavares, Soares Franco, Magalhães Lacerda, Pereira de Carvalho, Palma, Silva Andrade, Fonseca Coutinho, Almeida Pessanha, Aragão, Sousa'Machado, Calça e Pina, Coelho de Carvalho, Faria Guimarães, Lobo d'Avila, Infante Pessanha, Dias Ferreira, Feijó, Casa] Ribeiro, Lacerda (D. José), Silveira c Menezes, Mello Gouveia, Aboim, Rebello da Silva, Camara Leme, Pinlo Tavares, Rocha Peixoto, Almeida Júnior, Mariannodc Sousa, marquez de Sousa Holstein, PintoMarlins, Charters, Pitta, Simão Maria de Almeida, Blanc (Viriato) c visconde de Torres Novas.
Abertura — a uma hora da tarde. Acta — approvada.
DECLARAÇÕES
1."—Do sr. Diogo de Sonsa, de que o sr. Ferreira Pontes não comparecerá talvez na sessão de hoje por motivo justo. A camara ficou inteirada.
2."—Do sr. Blanc (Hermenegildo), de que o sr. deputado Blanc (Viriato) tem faltado c continuará a faltar a algumas sessões por incommodo dc saúde.
A camara ficou inteirada.
3.a— Do sr. Silva c Cunha, dc que o sr. Joaquim José Coelho de Carvalho, deputado eleilo em segundo escrutínio pelo circulo de Lagos, por motivos ponderosos não tem podido vir tomar o seu logar, o que fará logo que lhe seja possível.
A camara ficou inteirada.
4."—Do sr. J. M. da Costa e Silva, de que o sr. Simão Maria de Almeida não pôde, por motivos justos, comparecer á sessão de hoje e talvez a algumas das seguintes.
A camara ficou inteirada.
SEGUNDAS LEITURAS
PROPOSTAS
1."—Renovo a iniciativa do projecto de lei n.° 71, da legislatura passada, contendo providencias acerca dos tabelliãcs c escrivães judiciacs. = /7ínr?g'um Secco.
Sendo admitlida, foi enviada à commissão de legislação.
2.'—Renovo a iniciativa do meu projecto de lei sobre a dotação do clero, apresentado á camara na sessão de 18 de dezembro dc 1858.—Alves Martins.
Sendo admitlida, foi enviada á commissão ecclesiastica.
REQUERIMENTO
Agradecendo muilo a honra que a camara me acaba de fazer, rscolhendo-me para as commissões dc guerra c de marinha, pondero comtudo que já pertenço á de fazenda, na qual sou secretario; e porque me será muito difiicil accumullar tanto trabalho, c tão differenle, rogo á camara ser dispensado da commissão de guerra o da dc marinha. = A. A'. Palmeirim.
Não foi admittido A discussão.
O sr. D. P O sr. Visconde de Pindella: — sr. presidente, pedi a palavra a v. ex.a para requerer que seja remeltida da secretaria d'esta casa á commissão respectiva uma representação que a camara municipal de Guimarães enviou na legislatura passada ao seu digníssimo representante, enlão o sr. D. Rodrigo dc Menezes, pedindo n'essa representação o ser creada n'aquella cidade uma cadeira de philosophia racional c moral, o outra de rhelorica c poclica.
Não direi agora cousa alguma sobre esle objecto, por não ser esta a occasião, nem a commissão exigirá que cu mostre a necessidade d'este pedido; mas se lhe forem precisos alguns esclarecimentos, eu os darei com toda a satisfação, e estou certo em que ha de ser attendida aquella representação da camara municipal de Guimarães, a que me honro de pertencer.