O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 19

SESSÃO DE 15 DE FEVEREIRO DE 1898

Presidencia do exmo. sr. Eduardo José Coelho

Secretarios- os exmos. srs.

Joaquim Paes de Abranches
Frederico Alexandrino Garcia Ramires

SUMMARIO

Por não haver expediente, logo depois de approvada a acta foi dada a palavra aos srs. deputados que a pediram para antes da ordem do dia. Falla, em primeiro logar, o sr. Teixeira de Sousa, referindo-se a dois assumptos- o da construcção do ramal do caminho de ferro de Tunis a Lagos e ao procedimento da policia no theatro de S. Carlos em uma das ultimas noites. Responde-lhe, por parte do governo, o sr. ministro da marinhar- Apresenta um projecto de lei, e dá umas explicações ao sr. Ferreira da Cunha, o sr. Francisco Machado. -Explicação do sr. presidente. - O sr. Lopes de Carvalho accusa de arbitrario um acto praticado pelo presidente da commissão municipal de Alemquer.- Os srs. Frederico Ramires e Alfredo de oliveira defendem a construcção immediata do ramal da linha ferrea de Tunis a Lagos, respondendo ás observações do sr. Teixeira de Sousa.- Manda para a mesa um parecer o sr. Franco Frazão. - Realisa as perguntas indicadas no sou aviso previo ao sr. ministro das obras publicas, nobre as industrias em Guimarães, o sr. João de Mello. Resposta do sr. ministro. - Requerimento do sr. Carlos José de Oliveira.

Na ordem do dia continua a discussão do projecto de lei n.º 5 (concordata com os credores externos), impugnando-o detidamente o sr. Teixeira de Sousa, a quem responde o sr. conde do Burnay, que apresenta uma moção de ordem.

Primeira chamada - ÁS duas horas da tarde. Presentes, 12 srs. deputados.

Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.

Presentes á segunda chamada, 62 srs. deputados. São os seguintes: - Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Cesar de Oliveira, Alvaro de Castellões, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Maximo Lopes de Carvalho,
Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Simões dos Reis, Antonio Teixeira de Sousa, Arnaldo Novaes Quedes Rebello, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto Cesar Claro da Ricca, Carlos Augusto Ferreira, Conde do Alto Mearim, Conde da Serra de Tourega, Conde de Silves, Eduardo José Coelho, Elvino José de Sousa e Brito, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco de Almeida e Brito Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco José Machado, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Gaspar de Queirós Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, João Abel da Silva Fonseca, João Baptista Ribeiro Coelho, João de Mello Pereira Sampaio, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Ornellas de Matos, Joaquim Paes da Abranches, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, Joaquim Simões Ferreira, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Augusto Correia de Barras, José Benedicto de Almeida Pessanha, José da Cruz Caldeira, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Frederico Laranjo, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Luiz Ferreira Freire, José Malheiro Reymão, José Maria de Oliveira Matos, José Maria Pereira de Lima, José Mathias Nunes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayola, Luiz Fischer Berquó Poças Falcão, Manuel Telles de Vasconcellos, Marianno Cyrillo de Carvalho, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Sertorio do Monte Pereira e Visconde da Ribeira Brava.

Entraram durante a sessão os srs.: - Abel da Silva, Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Alfredo Carlos Le-Cooq, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Augusto José da Cunha, Bernardo Homem Machado, Carlos José de Oliveira, Conde de Burnay, Frederico Ressono Garcia, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Joaquim José Pimenta Tello, José Capello Franco Frazão, José Dias Ferreira, José Eduardo Simões Baião, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim da Silva Amado, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz José Dias, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Affonso de Espregueira, Sebastião de Sousa Dantas Baracho e Visconde de Melicio.

Não compareceram a sessão os srs.: - Albano de Mello Ribeiro Pinto, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Tavares Festas, Arthur Alberto de Campos Henriques, Conde de Idanha a Nova, Conde de Paçô Vieira, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco de Castro Mattoso da Silva Côrte Real, Francisco Furtado do Mello, Francisco Silveira Vianna, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Jacinto Condido da Silva, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Antonio de Sepulveda, João Catanho de Menezes, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Joaquim Izidro dos Reis, João Lobo de Santiago Gouveia, João Monteiro Vieira de Castro, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, João Bento Ferreira de Almeida, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Barbosa de Magalhães, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Libanio Antonio Fialho Gomes, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Manuel Antonio Moreira Junior e Manuel Pinto de Almeida.

Acta- Approvada.

Não houve expediente.

O sr. Teixeira de Sousa:- Sr. presidente, pedi a palavra para chamar a attenção ao sr. ministro do reino e do sr. ministro das obras publicos, respectivamente para dois factos de que me vou occupar.

Como s. exas. não estão presentes, pedia ao sr. ministro da marinha que n'este momento acaba de chagar, a fineza de lhes transmittir as considerações que vos fazer.