O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 20
SESSÃO DE 18 DE FEVEREIRO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
(Joaquim Goncalves Mamede SECRETÁRIOS OS SRS.]
(Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada — presentes 62 srs. deputados.
Entraram durante a sessão — os srs. Moraes Carvalho, Balduíno, Lacerda (Antonio), Azevedo e Cunha, Correia Caldeira, Fontes Pereira de Mello, Pinto de Albuquerque, Antonio de Serpa, Palmeirim, barão das Lages, Garcez, Carlos Bento, Pinto Coelho, conde da Torre; Silva e Cunha, Mousinho de Albuquerque, Pereira Brandão, Bivar, Costa Lobo', Blanc (Hermenegildo), Gomes de Castro, Ferraz dc Miranda, Lobo d'Avi!a, Silva Cabral, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Figueiredo de Faria, Sá Vargas, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, Horta, Aboim, Mendes de Vasconcellos, Sampaio Júnior, Moraes Soares, Nogueira Soares, Pinlo da França, Velloso Horta e Thomas de Carvalho.
Não compareceram—os srs. Ferreri (Adriano), Sampaio e Sousa, Cancella, Magalhães Coutinho, Gouveia Osorio, Arrobas, Fonseca Osorio, Lessa, Pinto Carneiro, Aristides, Sousa Azevedo, C. J. Nunes, Diogo Forjaz, Molla, Peres, Gama, Folque, Barroso, Cosia e Silva, Gavicho, F. M. da Costa. Pulido, Chamiço, Pinto Tavares, Soares Franco, Pos-ser, Magalhães Lacerda, Carvalho e Abreu, Palma, Silva Andrade, Fonseca Coutinho, Sequeira Pinto, Almeida Pessanha, Calça e Pina, Coelho de Carvalho, Pinto de Magalhães, Faria Guimarães, Infante Pessanha, Dias Ferreira, Feijó, Rojão, Silveira Menezes, Mello Gouveia, Rebello da Silva, L. Pinto Tavares, Peixoto, Almeida Júnior, Sousa Feio, Sousa Holstein, Pinto Martins, Plácido, Charters, Pilia, S. M. Almeida, Blanc (Viriato) e visconde de Torres Novas.
Abertura—aos Ires quartos de hora da tarde. Acla—approvada.
DECLARAÇÕES
1.*—Do sr. Telles de Vasconcellos, de que o sr. Sousa Azevedo não tem comparecido, nem o pôde fazer ainda, por motivo de doença.
A camara ficou inteirada.
2.'—Do sr. Garcez, de que não compareceu nas sessões de terça e quarla feira d'esta semana por motivo justificado. A camara ficou inteirada.
SEGUNDAS LEITURAS
PROPOSTA
Renovo a iniciativa dos projectos que apresentei na camara transacta.
Voi. I—Janeiro eFkvebbiro—1860
1."—Sobre ser dispensada do exame^para o posto de major a classe dos capitães empregados no ensino superior.
2."—Sobre a administração das aguas publicas. = O deputado por Trancoso, B. J. Garces.
O primeiro projecto foi enviado á commissão de guerra, e o segundo á de administração publica.
NOTAS DJE 1NTERPELLAÇÃO
. 1.*—Desejando interpellar o sr. ministro do reino sobre o estabelecimento de asylos para alimentar e educar os orphãos que ficaram dos individuos que succumbiram ao Dagello da febre amarella, e os meninos e meninas abandonados, segundo as disposições do fallecido commendador Manuel Pinlo da Fonseca; e havendo o sr. D. Rodrigo annunciado uma interpellação sobre o mesmo objecto, requeiro, ou que se' faça a respectiva communicação para a minha interpellação, ou que seja inscripto para tomar parte na que annunciou o illustre deputado a que me referi. — Moraes Carvalho.
2." — Desejo interpellar o sr. ministro das obras publicas sobre o eslado da parte da estrada de Coimbra á ponte de Murcella, que eslá em construcção; e a respeito dos estudos sobre a directriz da parte da estrada que ainda não eslá em construcção.=P. A. Furtado.
3."—Desejo que seja prevenido o sr. ministro das obras publicas, de que o desejo interpellar acerca da administração dos trabalhos da estrada de Celorico a Mangualde e a Trancoso.=0 deputado por Trancoso, B. J. Garces.
4."—Tendo occorrido ultimamente graves desordens na villa de Ponta de Lima, que pozeram em risco a vida de alguns cidadãos e em muito susto e alvoroto a toda a população da dita villa, desejo interpellar com a possivel urgência, acerca de taes occorrencias, o ex.m° sr. ministro do reino.
Requeiro também que pelo ministério do reino seja remet-tida a esta camara toda a correspondência que existir acerca dos factos indicados como informações, não havendo inconveniente.
Sala da camara, 17 de fevereiro de 1860.= O deputado pelo Arcos, Plácido de Abreu.
5.*—Não se leiyio procedido no despacho dos juizes segundo a sua respectiva antiguidade, e em relação á classificação das respectivas comarcas, ele, desejo que o ex.m0 sr. ministro da justiça seja prevenido de que o quero interpellar acerca dos motivos que tèem obstado a que a lei se cumpra.
Sala da camara, 17 de fevereiro de 1860. =0 deputado pelos Arcos, Plácido de Jíbreu.
6."—Convido o sr. ministro da fazenda a explicar á camara o estado em que se acha a fabrica de vidros da Marinha Grande, e especialmente