O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

IN." 20
SESSÃO DE 25 DE JUNHO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
(José de Mollo Gouveia Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada — presentes 88 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Balduíno, Lacerda (Anlonio), Ferreira Pontes, Pinlo de Albuquerque, Palmeirim, Xavier da Silva, Abranches, Carlos Benlo, Hamiro Coutinho, Pinto Coelho, Garcia Peres, Bivar, Gavicho, Bicudo Correia, Chamiço, Magalhães Lacerda, Blanc (Hermenegildo), Gomes dc Castro, Ferraz de Miranda, Rebello Cabral, Mamede, Pinlo de Magalhães, Lobo d'Avila, Silva Cabral, José Estevão, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, Lalino Coelho, José Horta, Aboim, Freilas Branco, Mendes de Vasconcellos, Pinlo Marlins e Thomas de Carvalho.
Não compareceram — os srs. Affonso Botelho, Coutinho e Vasconcellos, Dias de Azevedo, Gouveia Osorio, Earros c Sá, Fontes, Pequito, Pinheiro Osorio, Antonio de Serpa, Telles dc Vasconcellos, Pinto Carneiro, Aristides, Sousa Azevedo, Garcez, Freitas Soares, Custodio de Faria, Folque, Filippe Brandão, Barroso, Paiva Pinlo, Posser, Fonseca Coutinho, J. J. de Azevedo, Maia, Sousa Pinlo Baslo, Dias Ferreira, Guilherme Pacheco, Figueiredo de Faria, Feijó, Alarcão, Silveira e Menezes, Nogueira, Rebello da Silva, Penetra, marquez de Sousa Holslein, Charters, Moraes Soares, Blanc (Viriato) c visconde de Portocarrero,
Abertura—aos Ires quartos depois do meio dia. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
1.'—Do sr. Cancella, de que o sr. Guilherme Pacheco não pôde comparecer na sessão de hoje por se achar incom-modado de saude.
A camara ficou inteirada.
2."— Do sr. Cabral de Noronha, de que o sr. Telles de Vasconcellos não lem comparecido ás ullimas sessões, nem comparecerá talvez a mais algumas por incommodo dc saude.
A camara ficou inteirada.
3.a—Do sr. Mendes de Vasconcellos, de que osr. Silveira Menezes não pôde comparecer á sessão de hoje e talvez a mais algumas, por incommmodo de saude.
A camara ficou inteirada.
4."—Do sr. Abranches, de que por motivo justificado não lhe foi possivel comparecer á sessão de hontem. A camara ficou inteirada.
REPRESENTAÇÕES
1.'—Do presidenle fiscal e um vereador da camara municipal de Fronteira, desapprovando a representação que ou-Vol. V—Junho—1860
tros membros da mesma camara dirigiram em nome do município á casa electiva, contra a restauração dos concelhos de Souzel c Veiros, proposta no projecto do sr. Calça e Pina.
Foi á commissão de estatística. i
2.' — Dos moradores do extinclo concelho de Veiros, pedindo a approvação do projeclo do sr. Calça e Pina para a reconslrucção do seu concelho.
Foi á mesma commissão.
3." — Dos moradores do exlincto concelho de Souzel, no mesmo senlido que a antecedente. Foi á mesma commissão.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA
NOTA DE INTERPELLAÇÃO
Desejo interpellar o sr. ministro do reino por não ter mandado pôr a concurso a cadeira de latim da cidade de Lagos, que se acha vaga pela jubilação do ullimo professor.= Coelho de Carvalho, depulado por Lagos. Mandou-se fazer a communicação. ¦ Osr. Pulido;—Mando para a mesa o seguinte requerimenlo. (Leu.)
O sr. Luiz Albano: — Sr. presidenle, circumstancias alheias á minha vonlade lêem impedido de cumprir com a palavra que dei á camara na quarta feira passada de trazer emandar para a mesa no dia seguinle o meu voto, como membro da commissão de instrucção publica, relativo ao projecto do sr. Thomas de Carvalho, sobre os concursos ás cadeiras das escolas medico-cirurgicas. Na quinta feira não me pôde chegar a palavra; hontem fiz um requerimenlo para antes de se fechar a sessão, e não pude cffectua-lo, porque o illuslre deputado que encerrou a discussão não terminou, mas somente interrompeu o seu discurso; c o regimento da casa não me permiltia então tomar a palavra no meio do discurso do orador.
É por isso que só agora venho resgatar a minha palavra, mandando para a mesa o meu voto sobre o mencionado projeclo.
Como porém os negócios de inslrucção publica, por mais simples e fáceis que pareçam á primeira vista, são sempre complicados e difficeis, e as questões relativas á sua organisacão e administração precisam sempre de estudo e meditação, e não podem ser levados de assalto; por isso requeiro que esle volo e o parecer da maioria da commissão sejam desde já publicados no Diário de Lisboa, para poderem ser antecipadamente examinados pela camara e fóra d'ella.