O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

20.ª SESSÃO

EM 1 DE JUNHO DE 1908

SUMMARIO.- Lida e approvada a acta dá-se couta do expediente: officios dos Ministerios do Reino o Fazenda, e telegramma dos viticultores da região duriense. - Tem segunda leitura um projecto de lei, da iniciativa de varios Srs. Deputados, autorizando á custa do Estado as publicações da Liga Nacional de Instrucção. Foi admittido.- O Sr. Presidente communica haver recebido duas commissões: uma de operarios da Casa da Moeda e Papel Sellado, pedindo, na sua representação, melhoria de situação; outra de Coimbra, solicitando do Governo autorização para a camara municipal da mesma cidade contrahir um emprestimo. O Sr. Oliveira Mattos allude a esta representação e justifica-a.- O Sr. Arthur Montenegro manda para a niesa uma representação dos empregados do commercio de Lamego ácerca do descanso semanal, acompanhando-a, de differentes considerações, e refere-se á crise de trabalho por que passa aquella região.- O Sr. Mário Monteiro allude ao caminho de ferro de Estremoz a Portalegre, e á importação do centeio. - O Sr. Avides chama a attenção do Governo para a situação em que se encontram os lyceus do Porto. A todos os Srs. Deputados responde o Sr. Ministro da Justiça (Campos Henriques).- O Sr. Pereira do Valle faz varias considerações acêrca da marinha de guerra. - Requerem esclarecimentos os Srs. Frederico Ramirez, Almeida Garrett, Sousa Tavares, João Pinto dos Santos, Moreira de Almeida, Araujo Lima, Motta Veiga, Mendes Leal e Conde de Azevedo. - O Sr. Moreira Junior declara que deitou na caixa de petições um requerimento de Mendes das Neves.- Prestam, juramento dois Srs. Deputados.

Na ordem do dia prosegue a discussão do projecto de resposta ao Discurso dá. Coroa, usando da palavra os Srs. Queiroz Ribeiro, Queiroz Velloso, Malheiro Reymão e Costa Lobo, que fica com a palavra reservada.- Consultada a Camara sobre a concessão da palavra a sete Srs. Deputados inscritos pira antes de se encerrar a sessão, resolve negativamente.