O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(4)
Presidência do Sr. Gorjão Henriques.
hainada — Presentes 74 Srs. Deputados. Abertura — A meia hora depois do meio dia. Acta — Approvada.
Correspondência.
Officios: — 1Do Minislerio do Reino, remetlen-do, em virtude da caria de lei de Í2I de agosto de 1837, dois aulhograíbs, um do auto do nascimento, e outro do baptismo de Sua Alteza a Sereníssima Senhora Infanta Dona Anlonia. — Mandaram-se para o archivo.
2.° Do mesmo Ministério, incluindo outro do reitor da universidade de Coimbra, pedindo-se-lhe declare o dia, em que começaram a ser abonados com o respectivo subsidio os Srs. Deputados, Jeronymo José de Mello, Manoel Bento Rodrigues, e João de Sande Magalhães Mexia Salema, lentes da mesma universidade. — sf secretaria para satisfazer.
3.° Da associação marhima c colonial de Lisboa, incluindo o n.° 12 da 4." serie, e os primeiros seis da quinla serie dosannaes da mesma associação. Recebida a offerta com agrado. — Para a bibliotheca da Camara.
4." Do presidenle do conselho de saúde do exercito, enviando 200 inappas impressos da receita e despeza dos hospilaes regnnentaes no 2.° semestre de 1841i, e no 1." de 1815.—Mandaram-se distribuir.
5." Do Ministério do Reino, participando que Sua Magestade a Rainha receberá na quinta feira próxima (2!) do corrente) ao meio dia no palácio de Belém a deputação nomeada por esta Camara para ele-
var ao real conhecimento, a noticia da constituição definitiva da mesma Camara; e apresentar a Sua Mageslade a lista quintupla para a escolha de dous Srs. Deputados, que devem supprir a falta simultânea do Presidente e Vice-Presidente. — Inteirada.
O Sr. Secretario Pereira dos Reis: — Em desempenho da obrigação que esla Camara me impoz, par-licipo-lhe que, por parte da mesma Camara, desa-nojei hontem o Sr. Deputado João Teixeira de Mello. Igualmente participo que se acha installada a commissão administrativa, e que nomeou para seu Presidenle o Sr. Presidenle desta Camara, para Secretario o primeiro Secretario da Camara, e para Thesoureiro o Sr. ViaPna Júnior.
O Sr. Presidente: — Achando-se na sala alguns Srs. Deputados que ainda não preslaram juramento, cumpre proceder-se a esse acto.
Foram logo prestar juramento — os Srs. arcebispo de Mytelene, Joaquim v\nlonio de Magalhães, Joaquim Anlonio de Aguiar, João Baptista d'Al-meida Garrett, José Mana Grande.
O Sr. Ferrão: — Sr. Presidente, pretender moslrar, ou sustentar a urgência de uma lei de foraes, é fazer uma injuria á illustração da Camara; nesta convicção eu adopto, e mando para a Mesa, como proposla minha, a ultima redacção do projecto de lei sobre foraes, que se acha no Diário do Governo n.°"25 de 29 de janeiro do anno passado: e tenho a honra de fazer o seguinte requerimento. — Peço a' V. Ex.a que consulte a Camara primeiramente se dispensa a leitura desle projecto na Mesa; e em segundo logar, se dispensa que elle vá a uma' commissão, e que independentemente do parecer delia entre immediata-