O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(206)

mesma Repartição, confeccionei para submetter á deliberação desta Camara.

Persuado-me que a Camara convirá que tenho cumprido o meu dever, (Apoiados) e que tenho satisfeito ao que no Discurso da Corôa se prometteu, apresentando os meus Relatorios; não digo que as providencias que com elles apresento sejam cabaes, mas ao menos mostram a boa vontade do Ministro.

Sr. Presidente, depois que se virem estes documentos, tambem se ha de vêr e sentir, que alguns pedidos que aqui se fizeram, estavam já prevenidos, e deviam vir á Camara, se houvesse um bocadinho mais de paciencia em esperar pelos Relatorios.

O Sr. Presidente: — Não ha numero sufficiente na Camara para se tomar resolução sobre a impressão, e o mais a seguir; por consequencia ficam na Mesa os papeis para na immediata Sessão se decidir.

O Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros: — Então, visto que hoje se lhe não dá direcção alguma, peço licença para na proxima Sessão lêr o Relatorio elo Ministerio da Marinha.

O Sr. Xavier da Silva: — Sr. Presidente, eu desejava saber quaes foram os Srs. Ministros que pediram a palavra para Explicações; porque eu votei que não houvesse mais Explicações, não querendo com tudo tirar a palavra aos Srs. Ministros; mas não tendo visto o Sr. Presidente do Conselho pedir a palavra, e vendo S. Ex.ª tão enfadado, desejo saber se a tinha pedido.

O Sr. Presidente: — O Sr. Presidente do Conselho não pediu a palavra, mas a Camara, approvando que senão desse a palavra a Deputado algum, em a Ministro, nesta occasião para Explicações, não póde negar com isso aos Srs. Ministros o direito de declararem, que quando se tractar de objectos proprios, em que se dê occasião opportuna, se possam explicar; (Apoiados) porque e força dizer que; na occasião das Explicações se saíu muito fóra da questão, e da Ordem. Eu esperava que fosse a Camara (e não eu, pela minha situação especial) quem chamasse á Ordem o Sr. Deputado; a Camara não o fez; por consequencia deixei-o continuar, mas entendo que os Srs. Ministros não podem ser privados de se explicarem em qualquer occasião opportuna que para isso tenham. (Apoiados.)

O Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros: — O Sr. Ministro do Reino não se acha presente: parece-me que S. Ex.ª pôsto que não tivesse pedido a palavra, podia com tudo tomar algum calor, podia sentir que se negasse a palavra ao Ministro dos Negocios Estrangeiros, que é seu Collega. (Apoiados) Agora, eu faço justiça ás intenções da Camara; a Camara não quiz negar aos Ministros o poderem explicar-se; eu conheço os sentimentos da Camara; o que a Camara quiz, foi que acabasse um certame, do qual não podia resultar proveito algum ao Paiz. (Apoiados.)

O Sr. Presidente: — A Ordem do Dia para a Sessão immediata são os Projectos que já estão dados, se por ventura poderem entrar em discussão, ou já houver Ministerio, que se declare habilitado para isso; senão, depois do Expediente, a Camara ha de trabalhar em Commissões; mas ficam dados para Ordem do Dia permanente aquelles Projectos. Lembro tambem á Camara que se distribuiu hoje o Projecto das Estradas, que ha de ser um dos que ha de ter precedencia na discussão, logo que seja possivel. (Apoiados.) Está levantada a Sessão. — Eram mais das quatro horas da tarde.

O 1.º Redactor,

J. B. GASTÃO.