O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DE 21 DE MAIO DE 1890

Presidencia do exmo. sr. Pedro Augusto de Carvalho

Secretarios - os exmos. srs.

José Joaquim de Sousa Cavalheiro
Antonio Teixeira de Sousa

SUMMARIO

Dá-se conta dos seguintes officios: 1.°, do ministerio do reino, remettendo os autographos dos autos de nascimento e baptismo de Sua Alteza o Senhor Infante D. Manuel; 2.°, do mesmo ministerio, remettendo copias da telegrammas pedidos pelo sr. Elvino de Brito em 14 do corrente; 3.°, do mesmo ministerio, acompanhando os processos relativos á eleição de deputados pelos circulos n.º 145 (Nova Goa, l.º) e n.° 147 (Margão, 3.º); 4.º, do ministerio da justiça, remettendo os documentos requisitados pelo sr. Beirão, com relação ao processo do concurso para provimento de uma igreja parochial; 5.º, do mesmo ministerio, solicitando licença para poder depor como testemunha, em procedo crime, o sr. deputado Villaça. Consultada a camara, foi concedida a licença .- Segunda leitura e admissão de dois projectos de lei do sr. Christovão Pinto, e de uma renovação do iniciativa do sr. Francisco Machado. - Representações uma da camara municipal do Villa Viçosa outra da junta de parochia da freguezia de S. Pedro de Evora, ambas apresentadas pelo sr. Adriano Monteiro e outra dos directores e gerentes de companhias de seguros apresentada pelo sr. Almeida e Brito. Resolve-se que, as duas primeiras sejam publicadas no Diário do governo. - Requerimentos de interesse publico, apresentados pelos srs. Adriano Monteiro, Casal Ribeiro, Francisco Machado e Francisco Matozo. - Requerimentos de officiaes reformados do exercito de Africa, apresentados pelo sr. Cardoso Pimentel.- Justificações de faltas dos srs. Vieira das Neves, Coelho de Campos, Francisco Matozo e Albano de Melo.- É approvada uma proposta de accumulação, apresentada na sessão anterior pelo sr. ministro da fazenda. - Manda para a mesa e justifica uma proposta, em relação ao uso da palavra antes da ordem do dia, o sr. Ruivo Godinho. - Apresenta o diploma do sr. Urbano de Castro o sr. José de Azevedo Castello Branco. - O sr. José, Victorino sustenta e comprova com um documento o que, tinha dito, em uma sessão anterior, em referencia ás péssimas condições hygienicas da casa occupada pela estação postal em Vizeu. - Por concessão da camara usa da palavra sobre o mesmo assumpto o sr. Coelho de Campos. - Queixa-se o sr. Pinto Moreira de não ter tido até agora partilha nos melhoramentos
materiaes o concelho de Beirão, e pode ao governo que ao menos faça concluir umas certas obras. - Responde, por parte do governo, o sr. ministro da instrucção publica: - Considerações do sr. Pimentel Cardoso acerca, dos requerimentos que mandou para a mesa. - o sr. Almeida e Brito manda, para a mesa um requerimento para que vá ao tribunal especial o processo da eleição de Margão. - Proposta do sr. Greenfield de Mello sobre o numero de membros da commissão de guerra. É approvada. - Apresenta o seu diploma de deputado o sr. Christovão Pinto. - Considerações do sr. Adriano Monteiro sobre as representações e os requerimentos que apresentou. - O sr. Csal Ribeiro insta pela remessa de uns documentos que pediu em 10 do corrente, e indica a conveniencia de se abrir a sessão às duas horas.- Declaração do sr. presidente - O sr. Francisco Machado allude às observações feitas pelo sr. Ruivo Godinho, e mais uma vez se ocuppa dos acontecimentos eleitoraes do Obidos. Termona, instando pela remessa dos documentos que tem requisitado. - É introduzido na sala e presta juramento o sr. Visconde de Tondella. - O sr. Marianno de Carvalho dirige duas perguntas ao governo, em referencia á projectada reforma administrativa do municipio de Lisboa. - Respondo-lhe o sr. ministro do reino.

Na ordem do dia continua, em discussão, na generalidade, o projecto de lei n.° 109 (bill), usando em promeiro logar da palavra em defeza do projecto o sr. barão de Paço Vieira.- Em resultado de uma affirmação do orador, contentada pelo sr. Francisco Matozo, levanta-se agitação na assembléa, o sr. presidente suspende a sessão.- Reaberta, dá explicações sobre o incipiente o sr. presidente, em nome d'aquelles dois srs. deputados, e em seguida continua e termina o seu discurso o sr. barão de Paçô Vieira. - é approvada uma prposta de agressão, apresentada pelo sr. Carrilho, erm nome da commissão de fazenda.- Antes de se encerrar a sessão o sr. Pereira dos Santos pede informações ao governo sobre uma noticia de factos graves occorridos na freguesia de Ferreira concelho da Figueira da Foz. - Resposta do srs. presidente do concelho. - Trocam-se explicações entre s. exa. e o Sr Francisco Machado em relação a um telegramma de que este sr. deputado dá conhecimento á camara e que se refere a prisões em Obidos.

Abertura da sessão - Ás duas horas e tres quarto da tarde.

Presentes á chamada 61 srs. deputados. São os seguintes: - Abilio Eduardo da Costa Lobo, Abilio Guerra Junqueira, Adolpho da Cunha Pimentel, Adolpho Ferreira Loureiro, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Alberto Augusto de Almeida Pimentel, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, Amandio Eduardo da Motta Veiga, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio de Azevedo Castello Branco, Antonio Jardim de Oliveira, Antonio Maria Cardoso, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Sergio da Silva e Castro, Antonio Teixeira de Sousa, Aristides Moreira da Motta, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Hintze Ribeiro, Augusto da Cunha Pimentel, Augusto José Pereira Leite, Augusto Ribeiro, Barão de Paçô Vieira (Alfredo), Bernardino Pacheco Alves Passos, Culumbano Pinto Ribeiro de Castro, Custodio Joaquim da Cunha e Almeida, Eugenio Augusto Ribeiro de Castro, Feliciano Gabriel de Freitas, Fernando Pereira Palha Osorio Cabral, Fortunato Vieira das Noves, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, Francisco Xavier de Castro Figueiredo de Faria, Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, João Marcellino Arroyo, João Pinto Moreira, João Simões Pedroso de Lima, Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel. Joaquim Simões Ferreira, José António de Almeida, José Augusto Soares Ribeiro de Castro, José de Azevedo Castelle Branco, José Chistovão Patrocinio de Francisco Xavier Pinto, José Domingues Ruivo Godinho, José Estevão de Moraes Sarmento, José Freire Lobo do Amaral, José Oregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José, Julio Rodrigues, José Maria Greenfield de Mello, José Maria de Oliveira Peixoto, José Maria Pestana de Vasconcellos, José Victorino de Sousa e Albuquerque, Júlio Antonio Luna do Moura, Júlio Cesar Cau da Costa, Luiz Augusto Pimentel Pinto; Manuel d'Assumpção, Manuel Francisco Vargas, Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro, Marcellino António da Silva Mesquita, Marianno Cyrillo de Carvalho e Pedro Augusto de Carvalho.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro, Agostinho Lúcio e Silva, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, Alfredo Cesar Brandão, Alfredo Mendes da Silva, Antonio Baptista de Sousa, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Fialho Machado, Antonio José Ennes, Antonio Manuel da Costa Lereno, Antonio Maria Jalles, Antonio Maria Pereira Carrilho, Antonio Costa, Augusto Carlos de Sousa Lobo Poppe, Augusto Maria Fuschini, Carlos Lobo d'Avila, Carlos Roma du Bocage, Conde do Côvo, Conde de Villa Real, Eduardo Abreu, Eduardo Augusto da Costa Moraes, Eduardo Augusto Xavier da Cunha, Eduardo de Jesus Teixeira, Elvino José de Sousa e Brito, Emygdio Julio Navarro, Fidelio de Freitas Branco, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco de Barros Coelho e Campos, Francisco de Castro Mattozo da Silva Côrte Real, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco José Machado, Frederico de Gusmão Corrêa Arouca, Frederico Ressano Garcia, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, João Alves Bebiano, João Cesario do Lacerda, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Maria Gonçalves da Silveira Figueiredo, João Pereira Teixeira de Vasconcelos, João Pinto Rodrigues dos Santos, João de Sousa Machado, Joaquim Germano de Sequeira, Joaquim Teixeira Sam-

22