O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(146)

ou o Sr. Ministro do Reino por que não conservou toda a tranquillidade n'uma assembléa ou reunião particular, e não evitou que dois fidalgos jogassem os empurrões (riso). Não é isto objecto digno d'uma accusação ao Ministro (apoiado) direi mais é estranho traser para esta Camara factos em que não interessa a sociedade (apoiados) são cousas sobre que o Sr. Deputado não devia vir entreter esta Camara, porque ella muito precisa entreter-se com objectos de mais utilidade e importancia publica (apoiados). Tambem peço ao Sr. Ministro do Reino, que continue a ser generoso com os individuos que teem bengalla com correia em baixo e castão pesado em cima (riso), e isto porque eu tambem tenho uma bengalla, ainda que não tem correia em baixo; peço pois a S. Exa. que não se aproveite por ora da vigilancia da policia a esse respeito (riso).

Finalmente ainda não accuso o Sr. Ministro do Reino, nem a Administração em geral, por não ter apressado os termos d'um processo sobre uma contenda que existiu entre dois Litteratos (riso). Agradeço a S. Exa. o não se ter intromettido nos processos sobre dois attentados gravissimos, que se commetteram, e agradeço ao Governo o não querer usurpar as attribuições d'outro Poder; eu hei de pugnar aqui sempre pela manutenção das attribuições desta Camara, e o mesmo hei de faser com relação aos demais Poderes do Estado, a cada um desses nem mais nem menos do que aquillo que lhe marca a Carta, o negocio a que o Sr. Deputado se referiu está, como disse o Sr. Ministro, entregue ao Poder Judicial, este fará, a respeito de tal objecto, o que tiver por mais justo, e não venho aqui exigir, que o Governo intervenha em taes casos, porque o não deve faser (apoiado). Finalmente, Sr. Presidente, digo que hei de entrar na questão dos Correios com todo o rigor, apesar da benevolencia, e ar risonho de S. Exa. o Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros, declaro já a S. Exa. que não me deixarei subornar, como aconteceu a um illustre Deputado, pela figura e fisionomia do S. Exa. (Vozes: - Não está presente.) (riso). Eu estava-me dirigindo ao Sr. Ministro da Marinha, porque me parecia o Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros que tem igualmente uma fisionomia risonha (riso) por isto, e já porque é Collega do Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros, peço a S. Exa. o Sr. Ministro da Marinha que transmitia ao seu Collega que eu hei de tractar a questão dos Correios com todo o rigor, e que mo não hei de deixar subornar nem pela figura nem pela fisionomia de S. Exa. (riso) (Vozes: - Deu a hora.) Como deu a hora peço, a S. Exa. que me reserve a palavra para segunda feira.

O Sr. Presidente: - Fica-lhe reservada a palavra. A ordem do dia para amanhã é a continuação da de hoje. Esta levantada a Sessão. - Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N.º 22. Sessão em 28 de Janeiro 1850.

Presidencia do Sr. Rebello Cabral.

Chamada - Presentes 50 Srs. Deputados.

Abertura - Á meia hora depois do meio dia.

Acta - Approvada.

CORRESPONDENCIA.

OFFICIOS. - 1.º Do Sr. Deputado Machado de Abreu, accusando a recepção do Officio desta Camara, em que se lhe communica que foi approvada a Proposta do Sr. Ministro do Reino, para poder deixar de vir á Camara na presente Sessão, a fim de continuar a servir o logar de Reitor da Universidade. - Inteirada.

2.º Do Ministerio dos Negocios da Fazenda, participando, em satisfação a um Requerimento do Sr. Deputado J. J. de Mello, que as Portarias expedidas á Alfandega Grande de Lisboa, para senão pôr impedimento ás bagagens de alguns individuos, teem sido sempre expedidas em virtude de requisições feitas pelo Ministerio dos Negocios Estrangeiros, ou a favor de Pessoas Reaes, que teem vindo a este Reino, ou a favor de pessoas pertencentes ao Corpo Diplomatico. - Para a Secretaria.

3.º Do Ministerio dos Negocios da Guerra, acompanhando o Mappa da força total do Exercito até o dia 31 de Dezembro do anno findo. - Para a Secretaria.

REPRESENTAÇÃO. - Do Conselho do Direcção da Sociedade de Beneficencia do Coimbra, apresentada pelo Sr. Assis de Carvalho, pedindo a concessão do uso gratuito do edificio do extincto Collegio de Santo Antonio da Pedreira daquella Cidade, para nelle continuar a Escóla da Infancia e Casa de Asylo, que alli se acha estabelecida desde 1836. - Á Commissão de Fazenda.

O Sr. Innocencio José de Sousa: - Sr. Presidente, não pude comparecer ás Sessões da Camara na semana passada, por estar incommodado de saude, e como desejo todavia que fique consignada nesta Camara qual é a minha opinião a respeito da questão pessoal, que se tractou, e sobre que houve votação: pedi a palavra para mandar para a Mesa a seguinte

DECLARAÇÃO DE VOTO. - Declaro, que se estivesse presente á Sessão do dia 25 do corrente, teria votado pela approvação das Propostas dos Srs. Deputados Silva Cabral, e Eugenio de Almeida, e contra a do Sr. Deputado Carlos Bento. - Innocencio José de Sousa.

Mandou-se lançar na Acta.

O Sr. Corrêa Caldeira: - Sr. Presidente, pedi a palavra para declarar a V. Exa. e á Camara que o Sr. Joaquim José Pereira de Mello não póde comparecer á Sessão de hoje por doente.

O Sr. Cunha Sotto Maior: - Mando para a Mesa a seguinte, de que peço a urgencia (leu).

NOTA DE INTERPELLAÇÃO.- "Requeiro que seja avisado o Sr. Ministro da Fazendo, para responder a uma Interpellação que lhe devo dirigir, acerca do ponto parcial que S. Exa. fez a alguns Servidores do Estado, dos seus vencimentos de Agosto de 1847. " - Cunha Sotto Maior.