O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 22
SESSÃO DE 26 DE JUNHO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
9ICRKTAIUOS OS SRS.
Joié da Mello Gouveia
Luiz Albano da Andrade Mora»»
Chamada—presentes 72 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Balduino, Lacerda (Antonio), Antonio Feio, Barros e Sá, Arrobas, Rodrigues Sampaio, Santos Lessa, Pinto Carneiro, Sousa Azevedo, Carlos Bento, Ramiro Coutinho, conde da Torre, Bivar, F. J. da Costa e Silva, Costa Lobo, Chamiço, Magalhães Lacerda, Blanc (Hermenegildo), Palma, Gomes de Castro, Ferraz de Miranda, Rebello Cabral, Aragão Mascarenhas, Mamede, Lobo d'Avila, Maia, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Nogueira, Julio do Carvalhal, Aboim, Camara Leme, Penetra, Mariano de Sousa, Jacome Correia, Moraes Soares, Nogueira Soares, Thiago Horta e Thomas de Carvalho.
Não compareceram — os srs. Affonso Botelho, Azevedo e Cunha, Coutinho e Vasconcellos, Correia Caldeira, Dias de Azevedo, Fontes, Pequito, Pinheiro Osorio, Pinto de Albuquerque, Antonio de Serpa, Telles de Vasconcellos, Aristides, Xavier da Silva, Bento de Freitas, Abranches, Pinto Coelho, Custodio de Faria, Garcia Peres, Silva Cunha, Folque, Filippe Brandão, Barroso, Paiva Pinto, F. C. do Amaral, Bicudo Correia, Soares Franco, Posser, Mello e Minas, Fonseca Coutinho, Noronha e Menezes, Dias Ferreira, Guilherme Pacheco, Figueiredo de Faria, Alarcão, J. Al. de Abreu, Casal Ribeiro, Lacerda (D. José), Latino Coelho, José Horla, Silveira e Menezes, Justino de Freitas, Rebello da Silva, Freitas Branco, Mendes de Vasconcellos, Teixeira de Sampaio Júnior, Azevedo Pinto, marquez de Sousa Ilol-stein, Pedro Roberto, Charters, Ferrer e Blanc (Viriato).
Abertura—aos tres quartos depois do meio dia. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES DE VOTO
1."—Declaro que na sessão de 25 de junho corrente, por occasião da votação do arligo 5.°, votei a favor das seguintes propostas para excepções do tributo:
]. Do sr. Rocha Peixoto, em todos os cinco §§ da proposla ;
II. Do sr. Aragão Mascarenhas, em relação ás cavalgaduras de serviço pessoal dos lavradores;
Hl. Do sr. Henriques Secco, em relação ás cavalgaduras dos parochos, etc.«=F. L. Mousinho de Albuquerque, deputado por Leiria.
2.'—Declarámos que na. sessão de 25 do corrente votámos em favor do additamento do sr. Henriques Secco, para que não fossem tributadas as cavalgaduras do serviço pessoal dos parochos e coadjuctores, dos clínicos (medico ou cirur-Vol. V—Junho— 1860
gião) c veterinários; e uma parelha com o respectivo vehiculo de duas ou quatro rodas para o serviço de cada um prelado diocesano. =Julio do Carvalhal Sousa Telles=Domingos de Barros Teixeira da Motta=Josê Luiz Alves Feijó. Mandaraih-se lançar na acta.
DECLARAÇÕES
1.'—Do sr. Gouveia Osorio, de que osr. Pequito não compareceu á sessão de hontem, não comparece á de hoje e a mais algumas, por motivo justificado.
A camara ficou inteirada.
2.*—Do sr. Frazão, de que o sr. Pinto de Albuquerque não pôde comparecer á sessão de hoje por incommodo de saude.
A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1.°—Do sr. Soares Franco, participando que por motivo de doença não pôde comparecer á sessão de hontem, não assiste á de hoje e talvez a mais algumas.
A camara ficou inteirada,
2.*—Da camara dos dignos pares, acompanhando a relação das proposições de lei que lhe foram enviadas d'esla camara, e ali approvadas.
Para o archivo.
3."— Do ministerio do reino, dando as informações pedidas pelo sr. Julio do Carvalhal, acerca do antigo hospital de Chaves.
Para a secretaria.
i."—Do ministerio da guerra, devolvendo informado o requerimento do capitão D. Pedro Mascarenhas Vellasques. Foi á commissão de guerra.
5.°—Do mesmo ministerio, devolvendo informado o requerimento do tenente coronel Simão Chaves Pimentel. Foi á mesma commissão.
6." — Do mesmo ministerio, devolvendo informado o requerimento de José Maria Ribeiro. Foi á mesma commissão.
7.°—Do mesmo ministerio, devolvendo com as informações pedidas o requerimento do major Antonio Pereira Dias.
Foi á mesma commissão. . 8."— Do ministerio da marinha, dando as informações pedidas pelo sr. Rocha Peixoto relativamente ao despacho do