O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 22

EM 2 DE MARÇO DE 1899

Presidencia do exmo. sr. Luiz Fisher Berquó Poças Falcão

Secretarios - os exmos. srs

Joaquim Paes de Abranches
Frederico Alexandrino Garcia Ramirez

SUMARIO

Aprovada a acta, o sr. presidente propõe um voto de sentimento pela morte do digno par Francisco Joaquim da Costa e Silva, que é approvado, depois de a elle se terem associado, o sr. Ministro da fazenda por parte do governo, o sr. Ressano Garcia por parte da maioria e o sr. Franco Castello Branco por parte da minoria. - Dá-se conta do experiente, e têem segunda leitura cinco projectos de lei. - O sr. Ministro da fazenda explica o motivo por que ainda não foram remetidos para a camara os documentos pedidos pelo sr. Franco Castello Branco. - O sr. Pereira de Lima troca varias explicações com o sr. Ministro da fazenda ácerca da emissão e circulação das cedulas da casa da moeda. - O sr. Pinto dos Santos apresenta um projecto de lei e o sr. Luiz José Dias refere-se ao modo porque funccionam as commissões. - O sr. Ministro da fazenda manda para a mesa os documentos relativos á questão da prata e o sr. Franco Castello Branco apresenta uma nota de interpellação sobre o assumpto. - Pelos srs. Carlos José de Oliveira e Cruz Caldeira são apresentadas representações.

Na ordem do dia prosegue a discussão do projecto de resposta ao discurso da corôa, que é approvado depois de ter fallado o sr. Conde de Burnay e de ser julgada a materia discutida a requerimento do sr. Oliveira Matos. - O sr. ministro da fazenda declara-se habilitado a responder á interpelllação annunciada pelo sr. Franco Castello Branco. - Entra depois em discussão o projecto n.º 102, de 1898, que auctorisa o governo a conceder licença para a ordenação aos individuos que tiverem feito o curso das universidades pontificias. É approvado, sem prejuizo das emendas apresentadas, depois de terem fallado sobre elle os srs. Arthur Montenegro, Vieira de Castro, Dias Ferreira, presidente do conselho e Marianno de carvalho. - Antes de se encerrar a sessão, usa da palavra para explicações o sr. Dias Ferreira, respondendo-lhe o sr. Ministro da fazenda. - Usa igualmente da palavra para explicações o sr. Luiz José Dias.

Primeira chamada - Ás duas horas da tarde.

Presentes - 4 srs. deputados.

Segunda chamada - Ás tres horas da tarde.

Abertura da sessão - Ás tres horas e um quarto da tarde.

Presentes - 48 srs. deputados.

São os seguintes: - Alberto Affonso da Silva Monteiro, Alexandre Ferreira Cabral do Amaral, Alfredo Cazimiro de Almeida Ferreira, Antonio Augusto Gonçalves Braga, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Tavares Festas, Antonio Teixeira de Sousa, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Cesar Claro da Ricca, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José de Oliveira, conde de Paçô Vieira, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco de Almeida e Brito, Francisco José Machado, Francisco Pessanha Vilhegas do casal, Frederico Alexandrino Garcia Ramirez, Frederico Ressano Garcia, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Castello de Menezes, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João de Mello Pereira Sampaio, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Simões Ferreira, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José da Cruz Caldeira, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Joaquim da Silva Amado, José Maria de Oliveira Matos, José Maria Pereira de Lima, José Mathias Nunes, Julio Ernesto de Lima Duque, Libanio Antonio Fialho Gomes, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Luiz José Dias, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Pinto de Almeida e Martinho Augusto da cruz Tenreiro.

Entraram durante a sessão os srs.: - Abel da silva, Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alfredo Cesar de Oliveira, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Bernardo Homem Machado, Conde de Burnay, Conde de Silves, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, João Monteiro Vieira de Castro, Joaquim José Pimenta Tello, José Adolpho de Mello e Sousa, José Capello Franco Frazão, José dias Pereira, José Eduardo Simões Baião, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Malheiro Reymão, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Barbosa de Magalhães, Manuel Antonio Moreira Junior, Manuel Telles de Vasconcellos, Marianno Cyrillo de carvalho, Sebastião de Sousa Dantas Baracho e Visconde da Ribeira Brava.

Não compareceram á sessão os srs.:- Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alvaro de Castellões, Anselmo de Andrade, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Maximo Lopes de carvalho, Antonio Simões dos Reis, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Augusto José da Cunha, Conde de Idanha a Nova, Conde da serra de Tourega, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Furtado de Mello, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Silveira Vianna, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Candido da silva, João Abel da Silva Fonseca, João Antonio de Sepulveda, João Baptista Ribeiro Coelho, João Joaquim Izidro dos Reis, João Lobo de Santiago Gouveia, João Marcellino Arroyo, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Ornellas de Matos, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, José de Abreu de Couto Amorim Novaes, José Bento Ferreira de Almeida, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gil de Borja Macedo e Menezes(D), José Luiz Ferreira Freire, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Sertorio do Monte Pereira e Visconde de Melicio.

Acta Approvada.