O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

veia instituições dos paizes ricos de dinheiro e sabedoria que, mesmo n'elles, muitas vezes, carecem de largos annos para se consolidarem e aperfeiçoarem.

Sr. Presidente: para uma exequivel e efficaz remodelação de qualquer serviço, tendo por norma as nações mais adeantadas, precisamos primeiro que tudo estudar a sua boa adaptação ao nosso meio social e ás condições do nosso Thesouro.

Sr. Presidente: tenho notado que algumas das reformas introduzidas entre nos se teem resentido deste mal. - Tenho estado com vivo e ardente desejo de que viesse á tela do debate tão momentoso assumpto, que já ha bastante tempo4preoccupa deveras todos os espirites e commove vivamente o coração de quem pretende educar e instruir seus filhos.

Limitar-me-hei apenas a fazer alguns ligeiros reparos á actual organização da instrucção secundaria e não me alongarei em expor os seus grandes inconvenientes, os bem conhecidos vicios de conformação da sua estructura, porque o tempo não mo permitte, e visto que a imprensa e alguns oradores os teem já apresentado com nitidez e profundeza.

O que desejo sobretudo pôr em relevo é toda a sua nocividade sob o ponto de vista da hygiene, devida á accumulação excessiva de materias e á sua viciosa distribuição.

Desejo tambem accentuar a imperiosa e inadiavel necessidade de procurarmos todos os meios para completar e aperfeiçoar a nossa instrucção secundaria, que deve merecer pela sua magnitude e importancia incontestaveis, toda a attenção do nobre Ministro do Reino e da Camara.

Não é a instrucção que prepara e vigora as forças intellectuaes, que impulsionam a evolução e desenvolvimento das sociedades? (Apoiados).

São é o factor mais importante da civilização, florescimento e prosperidade de um povo a cultura intellectual nas suas mais notaveis manifestações?

Não é a cultura intellectual de um povo que lhe dá direito á consideração e respeito na sociedade das nações?

É por isso que me propuz fazer uma ligeira critica ao actual ensino secundario e apresentar á camara alguns modestos alvitres tendentes a completá-lo e aperfeiçoá-lo.

A distribuição dos estudos e o seu methodo devem corresponder quanto possivel á ordem de evolução e ao modo de actividade das faculdades intellectuaes.

Recorrer a um systema de ensino sem attender a estes preceitos, tende se a destruir a saude, o que é uma crueldade e uma manifestação deploravel de ignorancia.

A saude pode ser alterada por toda a vida por uma fadiga excessiva que n'ella possam produzir os estudos escolares.

Um desenvolvimento precoce do espirito produz a fraqueza physica, o embrutecimento até a imbecilidade ou a morte prematura.

Desde alguns annos, os gritos de alarme que teem sido soltados pelos hygienistas tornam-se cada vez mais intensos e numerosos.

Muitos hygienistas, e entre elles os Drs. Dujardin Beaumetz e Lagueau teem chamado a attenção para os effeitos desastrosos da surmenage intellectual, arrastando o organismo a uma decadencia irremediavel e fazendo-o tributario de todo o sinistro cortejo do nevropathias tão disseminadas actualmente entre nós.

O excesso do trabalho intellectual que resulta dos nossos methodos de ensino e do nosso systema de educação é uma causa poderosa de debilidade e inferioridade physicas e produz estados congestivos e mesmo inflammatorios do cerebro, provoca cephalalgias, insomnias, torpor int.ellectual, sentimento de profundo abatimento e fraqueza physica e prepara finalmente para a anemia, chlorose, escrofulismo e tuberculose.

Sr. Presidente: certos alienistas teem demonstrado, que o excesso de trabalho cerebral provoca a alienação mental, especialmente de forma depressiva, com tendencia, por vezes, ao suicidio.

Ainda ha pouco tempo tivemos de lamentar uma desgraça desta ordem, num lyceu desta capital, que feriu de uma forma pungente e cruciante uma familia, emocionou profundamente toda a cidade, maguou muitissimo o corpo docente e alumnos deste estabelecimento, e o seu reitor, que, com toda a intelligencia e proficiencia, tem dirigido este estabelecimento de ensino.

Sr. Presidente: depois das ligeiras considerações que acabo de expor ácerca das injurias psychicas e organicas a que é submettida a mocidade estudiosa pelo actual methodo de ensino, uruseguirei na minha ordem de ideias apresentando a V. Exa. e á camara as modificações que entendo, no meu modo de ver, devem ser introduzidas na instrucção secundaria.

Sr. Presidente: propor-me-hei principalmente a demonstrar a necessidade de fazer inserir no programma dos nossos lyceus a cadeira de ensino civico e social, a gymnastica, e o ensino obrigatorio do inglez. (Apoiados).

O ensino secundario, alem da funcção de habilitar para o ingresso nos cursos superiores, deve ter a importante funcção social de educar a juventude no amor do bem publico e torná-la apta para guiar pelo seu exemplo e bom conselho a vontade nacional. O ensino secundario deve preencher o duplo fim de instruir e educar.

Pela instrucção, deve fornecer os conhecimentos necessarios para á vida activa em todas as suas manifestações; pela educação, deve formar a consciencia social do individuo. Deve pois preparar a juventude e habilitá-la a cumprir com toda a consciencia e moralidade os seus deveres de bom cidadão na vida collectiva. (Apoiada).

Não se deve considerar uma excrescencia ou superfluidade o ensino civico nos lyceus, antes uma necessidade instante.

Assim muito bem o entenderam todas as nações cultas, como a Hollanda, a França, a Allemanha, a Inglaterra, a Belgica, a Hespanha, etc.

Em França, em 1903, os professores de instrucção secundaria reconheceram que havia necessidade do ensino civico e social.

Nus planos de estudo da Allemanha, onde se inspirou a nossa organização actual de instrucção secundaria, ha o ensino da religião, como meio do formar o caracter moral das novas gerações.

Até na nossa peninsula, no paiz visinho, no seu curso secundario, que começou a vigorar em 1900, na 5.ª classe, estuda-se ethica e sociologia e na 6.ª classe agricultura e direito commum.

Do que deixo dito sobre o ensino civico infere-se a necessidade de ser adotado entre nós, tanto mais que, no nosso paiz, tem sido sempre descurado, e, magoa-me profundamente dize-lo, a nossa educação civica é erronea, defeituosissima e cheia de vicios. (Apoiados).

O mesmo desprimor, o mesmo desprezo que tem havido para com á educação civica e social tem-no havido para com a educação physica. E é este tambem um dos mais notaveis defeitos da reforma da instrucção secundaria.

A primeira condição do ennobrecimento da raça e da prosperidade de um povo é ser constituido por gente robusta e sã. Torna-se de uma importancia capital o educar crianças de modo que não só se tornem aptas para sustentar a luta intellectual que as aguarda, mas que possam tambem supportar physicamcnte a excessiva fadiga a que possam ser submettidas. O corpo e o espirito devem ser objecto da mesma solicitude, porque o ser humano deve ser completamente desenvolvido.

Deve haver um desenvolvimento integral e harmonico, tanto do espirito como do corpo. Lá diziam os antigos: "Mens sana in corpore sano, maxima que mostra não poder haver desenvolvimento intellectual e moral sem de-