O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

22.ª SESSÃO

EM 17 DE ABRIL DE 1909

SUMMARIO. - Feita a chamada, approvada a acta e lido o expediente, o Sr. Augusto de Castilho requer documentos, e faz considerações sobre o seu procedimento, quando Ministro da Marinha, com respeito ao tratado com o Transvaal.- Requerem documentos os Sr. João de Menezes e Valerio Villaça. - O Sr. Affonso Costa requer para usar da palavra sobre as declarações do Sr. Castilho, sendo rejeitado o seu requerimento. O mesmo Sr. Deputado, sobre negocio urgente, pede para tratar de um telegramma que lhe foi enviado sobre o mesmo assunto, e pretendendo-se votação nominal, que o Sr. Presidente entende não ser para o caso autorizada pelo regimento, interrompe-se a sessão que se tornara tumultuosa.- Reaberta a sessão, é rejeitado, por sentados e levantados, que o Sr. Affonso Costa use da palavra sobre o telegramma referido. O mesmo Sr. Deputado requer que lhe seja concedida a palavra, para se inquirir do Sr. Ministro da Marinha se recebeu, ou não, o texto do tratado com o Transvaal, e sendo requerida votação nominal, é esta concedida, sendo rejeitada a concessão da palavra ao Sr. Affonso Costa. Esta votação nominal é repetida, por se reclamar que não votaram todos os Srs. Deputados presentes.

Na ordem do dia, continua a discutir-se o emprestimo de,4:600 contos de réis, usando da palavra os Srs. Deputados Oliveira Simões e Archer da Silva, que fica com a palavra reservada.- No final da sessão, e ainda sobre a questão do tratado, usam da palavra para explicações os Srs. Ministro da Marinha (Azevedo Coutinho), Antonio Cabral, João Pinto dos Santos e Alexandre de Albuquerque.- Encerra-se a sessão, e marca-se a immediata para o dia 19.