O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

324

tiverem concluído um trabalho, ou se tem dias certos pura dar por concluídos esses trabalhos, etc., e então o melhor e nomear uma Commissâo, para fazer um Regulamentosinho para as Secções ; sem isso não podemos dar o m passo (Apoiados).

O Sr. Secretario (Avcimo):—Hu declaro á Ca-rnara, e não sei se faço bem ou mal, mas o systema que sigo para redigir a Acta é apontar as resoluções da Camará, c não me faço cargo do que diz um ou outro Sr. Deputado, nem mesmo do que diz o Sr. Presidente, senão quando tem caracter de Proposta feita á Camará, e a Camará toma resolução sobre Hla (Apoiado»), Por consequência os apontamentos que tomei para fazer a Acta de hoje, no caso a que se referiu o Sr. Deputado Iloltreman, foram os seguintes (Leu).

O Sr. Presidente: — E o que eu referi que se tinha passado. Agora vou propor á Camará a primeira Moção de Ordem do Sr. José' Estevão para que, em vez das Secções declararem quem são os Relatores

que nomeiam para tractar dos differenlcs negócios, façam essa participação por esc.iipln ú Mesa, sem n lerem na Camará.

.Foz approvada.

O Sr. Presidente : — A segunda Moção do Sr. José Estevão o para que seja a Mesa quem dê para ordem do dia os trabalhos de que devem occupar-se as Secções.

Fai igualmente approvadu.

O Sr. Presidente: — Agora o Sr. Ferre r apresentou algumas outras Moções, mas a hora está a dar, e per isso amanhã se tractará delias (Apoiaâos). A ordem do dia para amanha é, depois do expediente ; trabalhos em Secções, principiando pelo Acto Addi-cional, e depois as Opções. Está levantada a Sessà". — Eram quasi cinco horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N: 24.

Presidência do Sr. Silva Sanches.

.-^- Presentes 89 Srs. Deputados.

Abertura. — Á uma hora da tarde.

Acta. — Approvada.

O Sr. Presidente:—A Deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade a Resposta ao Discurso da Coroa cumpriu este dever, e não só foi recebida com a maior benevolência, senão que ainda Sua Magestade Se Dignou de Responder por escripto o que passo a ler.

u Recebo com a mais completa satisfação a Resposta á Falia doThrono, que a Camará dos Srs. Deputado* Me envia pela sua Deputação, e na qual ma* nifesta os desejos que tanto a animam pela prosperidade da Monarchia, e das nossas Instituições; bem como o seu verdadeiro empenho em concorrer para a manutenção da Independência Nacional, e para se alcançarem os melhoramentos de que a Nação carece. »

O Sr. Derramado:—Eu peço que a Resposta de Sua Magestade que acaba de se ler á Camará, seja inserida na Acta, e que se declare na mesma Acta — Que esta Camará ouviu com summo prazer, e profundo reconhecimento as graciosas palavras que Sua Magestadu Se Dignou Dirigir á Deputação que foi apresentar-Lhe a Resposta ao Discurso que a Mesma Augusta Senhora Se Dignou Dirigir ás Coités Ge-raes e Extraordinárias no dia solemne da sua abertura ( /ípoiados geracs).

O Sr. Presidente: — Os Srs. Deputados que são .de.opinião que esta Husposta de Sua Magestade seja *» lançada na Acta com a declaração — de ter sido ouvida com summo prazer, e com o mais profundo reconhecimento— tenham a bondade de se levantar.

Approvado unanimemente.

O Sr. Presidente: — Manda-se lançar com. esta declaração, e com a de que a approvácuo foi unanimemente.

O Sr. Derramado: — Era o que eu queria pedir a V. Ex.*-—que se declarasse que a approvaçãn linha

1852.

sido unanimemente.— E peço a V. Ex.* que em todas as resoluções de objectos de grande importância, que forem tomadas por esta Camará, se declare sempre o numero de votos de maioria com que foram íipprovadns.

O Sr. Presidente:—Far-se-ha

rouUUsrONDF.NCJA.

OFFICIOS.— l.6 Do Ministério do Reino, acorn. panhando o Decreto, pela qual Sua Magestade Houve por bem nomear os Ministius e Secretários d'Est,ndo Honorários Joaquim Filippe de Soure, e José Ferreira Pestana para supprirnn o impedimento eventual e nimultanro do Presidente e Vice-Prcsidente da Camará dos Srs. Deputados;. — Inteirada.

2.° Do mesmo Ministério, acompanhando os papeis que lhe foram pedidos por esta Camará sobre a bann deVianna do Castello, assim como três Projectos sobre a ponte do rio Lima. satisfazendo assim a um Requerimento do Sr. Plácido de Abreu. — Para a Secretaria.

3.° JDo Ministério da Justiça, acompanhando uma Relação das Comarcas que estavam sem Juizes em Abril de 1851 : satisfazendo assim a um Requerimento do Sr. Derramado.— Para a Secretaria.

REPRESENTAÇÒKS. — l.R Da Me^a da Santa Casn da Misericórdia da cidade do Porto, apresentada pelo Sr. Lopes Branco, em que reclama contra as dispo-sições do Decreto de 3 de Dezembro ultimo. — Foi r cm et tida ás Secções.

2." Apresentada pelo Sr. Fauslino da Gama, em que, os possuidores do Papel-rnoeda propõem, o pedem providencias para o seu pagamento.—Foi rc-inettida á Commisst/o de Petições

8KC1VN.DAS LfilTURAS.