O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

884

Sessão de 4 de maio de 1868

PRESIDENCIA DO SR. JOSÉ MARIA DA COSTA E SILVA

Secretarios os srs.

José Tiberio de Roboredo Sampaio.

José Faria de Pinto Vasconcellos Soares de Albergaria.

Chamada — 70 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão —os srs.: Alvaro Seabra, Braamcamp, Alves Carneiro, Ferreira de Mello, Villaça, Antonio de Azevedo, A. B. de Menezes, Falcão de Mendonça, A. Gomes Brandão, Silva e Cunha, Ferreira Pontes, Guerreiro, A. J. da Rocha, Seixas, A. J. Teixeira, Seabra Junior, Magalhães Aguiar, Costa e Almeida, Araujo Queiroz, Lopes Branco, Torres e Silva, Montenegro, Barão da Trovisqueira, Cunha Vianna, B. F. Abranches, Vieira da Motta, Conde de Thomar (Antonio), Custodio Freire, Pereira Brandão, Silva Mendes, Coelho do Amaral, Dias Lima, F. L. Gomes, Silveira Vianna, Van-Zeller, Gaspar Pereira, Rolla, Guilhermino de Barros, Freitas e Oliveira, Santos e Silva, Assis Pereira de Mello, Ayres de Campos, Cortez, J. M. da Cunha, J.* M. de Magalhães, Pinto de Vasconcellos, Fradesso da Silveira, Ribeiro da Silva, Gusmão, Coelho de Mello, Klerk, Mardel, Correia d -Oliveira, Sousa Monteiro, Carvalho Falcão, Pereira de Carvalho, Lemos e Napoles, Costa e Silva, Achioli de Barros, J. M. de Magalhães, Mesquita da Rosa, José de Moraes, José Tiberio, Lourenço de Carvalho, Ferreira Junior, Leite de Vasconcellos, Aralla e Costa, Mathias de Carvalho, P. M. Gonçalves de Freitas, Oliveira Lobo e Deslandes.

Entraram durante a sessão — os srs.: Fevereiro, Annibal, Rocha París, Sá Nogueira, Correia Caldeira, Barros e Sá, Antonio de Mendonça, Arrobas, Pequito, Faria Barbosa, Falcão da Fonseca, Augusto de Faria, Saraiva de Carvalho, Garcez, Carlos Bento, Testa, Eduardo Cabral, Eduardo Tavares, Fernando de Mello, F. F. de Mello, Moraes Pinto, Blanc, Baima de Bastos, Almeida Araujo, Vianna, Mártens Ferrão, Gaivão, Aragão Mascarenhas, Faria Guimarães, Xavier Pinto, Maia, Sette, Dias Ferreira, Faria Pinho, Teixeira Marques, Frazão, J. M. Lobo d'Avila, Rodrigues de Carvalho, Toste, Batalhoz, J. R. Coelho do Amaral, Levy, Camara Leme, M. B. da Rocha Peixoto, Penha Fortuna, Lavado do Brito, Franco, R. de Mello Gouveia, Ornellas e Visconde dos Olivaes.

Não compareceram — os srs.: Costa Simões, Azevedo Lima, Bessa, Noronha e Menezes, Silveira da Mota, Innocencio J. de Sousa, Meirelles Guerra, Judice, Albuquerque Caldeira, Calça e Pina, J. Thomás Lobo d'Avila, Galvão, Costa Lemos, Ferraz de Albergaria, Sá Carneiro, Silveira e Sousa, J. F. Pinto Basto, Motta Veiga, Julio Guerra, Limpo de Lacerda, R. V. Rodrigues, Galrão e Sebastião do Canto.

Abertura — Ao meio dia.

Acta — Approvada.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

Participações

1.ª Participo a v. ex.ª e á camara que estou encarregado pelo illustre deputado Manuel Eduardo da Motta Veiga de participar que s. ex.ª não póde assistir á sessão de hoje e ás seguintes por motivo justificado. = João Maria de Magalhães.

2.ª O sr. deputado Antonio Augusto da Costa Simões não póde comparecer á sessão de hontem e a mais algumas, por doente. = José de Moraes Pinto de Almeida.

Inteirada.

Interpellações

1.ª Constando que na possessão portugueza de Macau tiveram logar occorrencias de toda a gravidade, desejo interpellar com a maior brevidade possivel o sr. ministro da marinha sobre este assumpto, e requeiro que quanto antes sejam remettidos a esta camara todas as communicações que o governo tenha recebido a tal respeito. = Mathias de Carvalho.

2.ª Peço ser inscripto para tomar parte na interpellação annunciada, com relação a Macau, pelos srs. Joaquim Pinto de Magalhães e Mathias de Carvalho. = Levy Maria Jordão = Fernando de Mello = Maia = Silveira da Motta ==¦ Coelho do Amaral.

Fizeram-se as devidas participações.

O sr. Presidente: — Participo á camara que em execução da deliberação que tomou, para que a mesa nomeasse uma commissão de tres membros que, juntamente com o presidente e sr. 1.° secretario, fixasse o quadro dos empregados da camara, nomeio os srs. José de Moraes, Correia. Caldeira, e Sá Nogueira.

01 sr. Ministro da Justiça (Visconde de Seabra): — Declaro a v. ex.ª e á camara, que estou habilitado para" responder á interpellação annunciada pelo sr. Fernando de Mello.

O sr. Silveira Vianna: — Participo a v. ex.ª que o sr. Raymundo Venancio Rodrigues não póde comparecer á sessão de hoje, e talvez não possa comparecer amais algumas* por motivo justificado.

O sr. José de Moraes: —Declaro a v. ex.a' que o sr. Antonio Augusto da Costa Simões não comparece á sessão de hoje e a mais algumas por motivo de doença.

Mando para a mesa, em nome do mesmo sr. deputado,