O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

23.ª SESSÃO

EM 19 DE ABRIL DE 1909

SUMMARIO. - Lida e approvada a acta, dá-se conta do expediente. - O Sr. Presidente propõe que sobre a applicação do artigo 142.° do regimento dê seu parecer a respectiva commissão. - O Sr. Ernesto de Vilhena pede a palavra para tratar de dois negocios, sobre cuja urgencia é consultada a Camara, que a rejeita. - O Sr. Miguel Bombarda usa da palavra sobre hospitalização de alienados, justificando um projecto que apresenta acêrca do assunto. - Os Srs. José Jardim, Magalhães Ramalho, Queiroz Velloso e Affonso Costa, enviam para a mesa requerimentos, pedindo documentos por vários Ministerios.

Na ordem do dia, primeira parte (discussão do incidente sobre o emprestimo de 4:000 contos de réis, garantidos com os fundos dos caminhos de ferro), fala o Sr. Archer da Silva. - O Sr. Pereira Cardoso requer se consulte a Camara sobre se julga suficientemente discutida a materia.- É approvado este requerimento. - O Sr. Lourenço Cayolla retira a moção que havia apresentado. - O Sr. João de Menezes requer que seja nominal a votação apresentada pelo Sr. Brito Camacho. - É rejeitada por 56 votos contra 34. - Interrompida a sessão ás 5 horas da tarde, por não se achar presente o Governo, é ella reaberta meia hora depois. - O Sr. Moreira de Almeida pede a palavra para tratar de um negocio, cuja urgência a Camara rejeita.

Na segunda parte da ordem do dia usa. da palavra o Sr. Carlos Ferreira sobre as declarações do Governo. - O Sr. Ministro da Marinha (Azevedo Coutinho) communicater recebido um telegramma com o texto integral do acordo celebrado com o Governo do Transvaal, esperando poder apresentá-lo á Camara na proxima sessão. - O Sr. Claro da Ricca começa a responder ao Sr. Carlos Ferreira, mas, dada a hora de se encerrar a sessão, pede para ficar com a palavra reservada. - Por ultimo, usam da palavra para explicações os Srs. Ministros das Obras Publicas (D. Luis de Castro), o Sr. Archer da Silva e o Sr. Ministro da Fazenda (Soares Branco).