O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 23 DE 19 DE ABRIL DE 1909 11

eu retire a minha moção. = O Deputado, Lourenço Cayolla.

É approvado.

O Sr. Presidente: - Vae ler-se a moção mandada para a mesa pelo Sr. Deputado Brito Camacho.

(Leu-se na mesa).

O Sr. João de Menezes: - Mando para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro votação nominal sobra a moção do Sr. Deputado Brito Camacho. = O Deputado, João de Menezes.

É approvado por unanimidade.

O Sr. Presidente: - Eu peço aos Srs. Deputados o favor de se conservarem nas suas cadeiras e responderem á chamada de maneira que na Presidencia se ouça bem se approvam ou rejeitam, para não haver enganos.

O Sr. primeiro secretario vae fazer a chamada, os Srs. Deputados que approvam dizem approvo os que rejeitam dizem rejeito.

Fez-se a chamada.

Disseram rejeito os Srs.: Abel de Mattos Abreu, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alexandre Correia Telles de Araujo e Albuquerque, Alfredo Carlos Le Cocq, Alfredo Pereira, Amadeu de Magalhães Infante de La Cerda, Antonio de Almeida Pinto da Motta, Antonio Alves Oliveira Guimarães, Antonio Duarte Ramada Curto, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio José Garcia Guerreiro, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Osorio Sarmento de Figueiredo, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto de Castro Sampaio Côrte Real, Aurelio Pinto Tavares Osorio Castello Branco, Carlos Augusto Ferreira, Christiano José de Senna Barcellos, Conde de AzeVedo, Conde de Paçô-Vieira, Conde de Penha Garcia, Diogo Domingues Peres, Eduardo Valerio Augusto Villaça, Ernesto Julio de Carvalho e Vasconcellos, Francisco Miranda da Costa Lobo, Frederico Alexandrino Garcia Ramirez, João Augusto Pereira, João Henrique Ulrich, João Ignacio de Araujo Lima, João Joaquim Isidro dos Reis, Joaquim Heliodoro da Veiga, Joaquim José Pimenta Tello, Jorge Vieira, José Bento da Rocha e Mello, José Cabral Correia do Amaral, José Coelho da Motta Prego, José Joaquim da Silva Amado, José Julio Vieira Ramos, José Mathias Nunes, José Osorio da Gama e Castro, José Paulo Monteiro Cancella, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luis Vaz de Carvalho Crespo, Manuel Affonso da Silva Espregueira, Manuel Antonio Moreira Junior, Manuel Nunes da Silva, Paulo de Barros Pinto Osorio, Rodrigo Affonso Pequito, Sabino Maria Teixeira Coelho, Thomás de Almeida Manuel de Vilhena (D.), Visconde de Coruche, Visconde de Ollivã, Visconde de Villa Moura, Antonio Augusto Pereira Cardoso, João José Sinel de Cordes e José Joaquim Mendes Leal.

Disseram approvo os Srs.: Affonso Augusto da Costa, Alfredo Mendes de Magalhães Ramalho, Amandio Eduardo da Motta Veiga, Antonio Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, Antonio Centeno, Antonio Macedo Ramalho Ortigão, Antonio Rodrigues Ribeiro, Antonio Zeferino Candido da Piedade, Augusto Cesar Claro da Ricca, Conde de Mangualde, Eduardo Frederico Schwalbach Lucci, Emygdio Lino da Silva Junior, Ernesto Jardim de Vilhena, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique de Mello Archer da Silva, João Carlos de Mello Barreto, João Duarte de Menezes, João Pinto Rodrigues dos Santos, José Augusto Moreira de Almeida, José Caeiro da Matta, José Estevam de Vasconcellos, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Jeronimo Rodrigues Monteiro, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Maria de Moura Barata Feio Terenas, José Maria Pereira de Lima, José Maria de Queiroz Velloso, José Ribeiro da Cunha, José dos Santos Pereira Jardim, Manuel de Brito Camacho, Manuel Joaquim Fratel, Mario Augusto de Miranda Monteiro, Matheus Augusto Ribeiro de Sampaio e Vicente de Moura Coutinho de Almeida de Eça.

O Sr. Presidente: - Disseram approvo 36 Srs. Deputados e rejeito 56; está portanto rejeitado.

São 5 horas da tarde; ás 5 horas e 30 minutos entrava-se na segunda parte da ordem do dia, mas como a maioria dos membros do Governo está na outra casa do Parlamento, eu interrompo a sessão até ás 5 horas e 30 minutos da tarde.

Eram 5 horas da tarde.

As 5 horas e 30 minutos da tarde reabre a sessão.

O Sr. Moreira de Almeida: - Peço a palavra para um negocio urgente.

O Sr. Presidente: - Convido o Sr. Deputado a vir á mesa declarar qual o assunto urgente de que deseja tratar.

(Pausa).

O Sr. Presidente: - Chamo a attenção da Camara. O Sr. Moreira de Almeida deseja tratar em negocio urgente do seguinte assunto:

"Declaro que desejo interrogar o Governo sobre a communicação a esta Camara do tratado com o Transvaal, visto constar da imprensa desta manhã que já foi telegraphicamente recebido o texto d'aquelle diploma, que o Sr. Ministro da Marinha declarou que apresentaria ao Parlamento logo que chegasse. = J. A. Moreira de Almeida".

É rejeitada a urgencia.

(ápartes. - Protestos da opposição).

SEGUNDA PARTE DA ORDEM DO DIA

O Sr. Carlos. Ferreira: - Sr. Presidente: discute-se ainda neste momento a ultima crise ministerial e a apresentação do novo Ministerio da presidencia do meu illustre correligionario e amigo o Sr. Conselheiro Sebastião Telles.

É exclusivamente a este assunto que vou referir-me. Mas, tendo acabado de votar-se um requerimento do Sr. Moreira de Almeida, em que se pedia urgencia para discutir o tratado com o Transvaal, eu direi que o que me parece urgente é que nos deixemos de retaliações politicas, para apenas nos interessarmos pelos negocios publicos; direi que, nas questões que neste momento se ventilam no Parlamento e, em especial, no que se refere ao convénio realizado com o Transvaal, o que todos devemos querer é a serenidade que é necessaria em negocios desta ordem e desta magnitude. (Apoiados). Direi que devemos aguardar com aquella circunspecção e com aquella serenidade de que usam os que querem o interesse do país, a solução do assunto! A minha opinião é que devemos aguardar que o Sr. Ministro da Marinha possa prestar ao Parlamento os esclarecimentos necessarios.

E, dito isto, estou convencido em minha consciencia, que a maioria procedeu muito bem, não considerando urgente o assunto de que o Sr. Moreira de Almeida queria tratar.

Passemos agora á ultima crise ministerial.

Discute-se ainda, coutinua na tela do debate essa crise,