O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(1*)
24. e%e&®m em ó 1 ^ anvteixo 1846.
Presidência do Sr. Gorjão Henriques.
(Chamada— Presentes 72 Srs. Deputados.
Abertura—Meia hora depois do meio dia.
Acta—Approvada sem discussão.
O Sr. Secretario Pereira dos Reis; — Participou 'qué o Sr. Deputado Joaquim Bento Pereira linha feito constar á Mesa que por incommodo de saúde não pôde comparecer á sessão de hoje. — A Camara .ficou inteirada.
O Sr. Presidente: — Antes de ler a correspondência julgo do meu dever participar á Camara que'se acha sobre o Mesa 0 diploma do Sr. Deputado eleilo pela província de Tras-os-Montes Francisco Xavier de Moraes Pinlo, e como esle Senhor se acha nos corredores da Camara, parecia-me que o seu diploma deve ser já remettido á commissão de poderes. (apoiado)—yjssim se resolveu.
CORRESPONDÊNCIA.
Ministério do Reino: — Um officio, aceusando a recepção do da presidência desta Camara,em que se lhe eommunicavâ a inslallação da Mesa. — Para a Secretaria.
Outro: Do mesmo Ministério enviando o officio dirigido pelo Ministério da Marinha e UUramar, acompanhando a acta da eleição de um Depulado pelo collegio eleitoral deMacáo, e que vindo a mesma acta desacompanhada de todos os outros documentos, o Ministério competente expedira as ordens para que com a maiof brevidade fossem remettidos esses documenlos. —Para a Secretaria , em quanto não viessem ôs documenlos.
Uma representação: — Dos Parochos das freguezias de Sanla Cruz, S. Matheus, Senhora da Guadalupe, e Senhora da Luz, na llhâ Graciosa, apresentada pelo Sr. Depulado José Silvestre Ribeiro, pedindo lhes sejam augmentadas as suas diminutas côngruas dc uma maneira correspondente ao seu penoso e assiduo trabalho,-- O Sr. J. A. dc Magalhães : —Mando para a Mesa dous projectos de lei, para o que estava inscri-pto; o Sr. Secrelario terá a bondade de os ler, por que escusamos de duas leituras, uma aqui e outra na Mesa. '
'Foram lidos na Mesa, c ficaram para segunda leitura, e então se dar conta delles.
O Sr. Diasé Sousa:—dítri consequência de urna resolução da Camara dirigi-me a casa do Sr. Depulado Agostinho Albano, e fazendo-lhe constar o sentimento, que possuíam todos os membros da Camara, pelo funeslo acontecimento, que o impediu de
vir assistir ás nossas sessões, igualmente o desanojei por parle da Camara. !
O Sr. Faz Preto: — Requeiro que a commissão de foraes seja composta de 9 membros como foi na legislatura passada. — Assim sé resolveu.
O Sr. Ayres A. Pinto: — A com missão 'de'agricultura acha-se constituída; lendo nomeado para sen presidente b Sr. Anlonio Bernardo da Silva Cabral, para secretario o Sr. João Feio de Magalhães Coutinho, e a mim para relator. — A Camara ficou inteirada. ' '
O Sr. Pessoa Cabral: — Requeiro que V. Ex.'' consulle a Camara, se quer que depois de votada a commissão de foraes, as outras sejam nomeadas pela 'Mesa. — Assim se resolveu.
O Sr. Presidente: — Devo anles dizer quaes são as commissões, que tem havido, para ver se a Camara quer que cilas continuem a existir, faço a innume-ração delias, c se não houver impugnação julga-se que devem continuar a subsistir. (Leu a relação não sendo alguma impugnada, ú excepção da que na legislatura passada estava encarregada dos projectos do Sr. Silvestre Pinheiro, que se julgou ex-tincta.) ' ' ' '¦
ordem do dia. ¦¦'¦¦¦ Eleição da commissão de fordes. ¦ '•
Antes de se correr o escrutinio, disse: O Sr. Presidente :—Devo prevenir os Srs. Deputados que a ordem do dia para terça feira ha de ser a reunião de commissões, porque me parece que anles de quarta feira se não poderá discutir a Resposta ao Discurso do Throno. Além disso previno os Srs. Deputados, que talvez em sua casa mesmo lhes seja distribuída a Resposta ao Discurso com este á margem. .
Corrido o escrutínio verificou-sc terem entrado ná urna 78 listas, das quaes se inulilisaram 18, e sahi-ram eleitos com a maioria absoluta ¦¦¦¦>.
Os Srs. Ferrão com............ .... 60 volos.
Simas.....t........ GO
Mexia.. ......... .;........ 59
Rebello Cabral...........'..'. 57
'; Ornellas......____'.. .. 56
"'* Teixeira de Moraes (José).... 55
Vieira de Magalhães......... 54
Eugénio d'Almeidá.'... ..... 53
1 José Ricardo................ 53
O Sr. Presidenle:—A ordem do dia já está dada. Eslá levantada a sessão. — Eram 2 horas da tarde.
O IIkdactor,
JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.
S
Sessão n." 24.