O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(226)

apparecem no Diario do Governo, e para vêr se se póde de algum modo remediar o máo cantinho que elle vai tomando. V. Ex.ª sabe e a Camara, que no anno passado algumas vezes se fallou neste objecto; mas infelizmente as cousas continuam nesta Sessão no mesmo estado, e parece-me que se deve providenciar a este respeito; porque lá fóra faz-se muito pouco idéa do que dizem aqui os Deputados, pelos Extractos, que se apresentam, e até repetidas vezes dizem o contrario do que os Deputados fallam. (Apoiados) Eu sei bem a impossibilidade que ha de se imprimirem por extensos os Discursos dos Deputados, mas isso é facil de emendai. Mas o que é notavel é que alguns fallam, e não se menciona que elles fallaram, como aconteceu comigo na Sessão de hontem, em que tomando uma pequena parte na discussão do Projecto sobre Cabo Verde, eu disse alguma cousa sobre o assumpto em apoio do Projecto, e os Srs. Tachigrafos não só não extractaram o que eu disse, mas nem ao medos mencionaram o meu nome. no numero dos que tinham fallado pro ou contra. Não digo que as minhas palavras tivessem importancia, e a minha opinião estava claramente demonstrada, porque tendo sido Membro da Commissão de Commercio e Artes na Sessão passada, onde se elaborou o Projecto, com a minha assignatura tinha dado a minha opinião sobre elle.

Mas chamo a attenção da Camara para vêr, se é possivel dar-se alguma providencia para que os Extinctos exprimam as opiniões dos Deputados, e até proporei que se nomêa uma Commissão especial para considerar este negocio, e propor uma medida a este respeito.

Eu não sei se a falta será dos Srs. Tachigrafos, ou se é do máo methodo que se segue, ou se tem só relação a elles por não estarem em perfeita liberdade, como eu devo suppôr que estão; ou se será porque não te ião os meios necessarios, e por isso não poderão seguir o methodo mais conveniente. O que é certo é que esta Camara tem precisão mais que nenhuma outra, de que se saiba bem clara e distinctamente lá fóra, o que se passa aqui; é necessario não só que não sejam invertidas as opiniões dos Deputados, mas principalmente que ella sejam claramente conhecidas no Paiz

O Sr. Presidente: — Queira o Sr. Deputado mandar a Proposta que annunciou.

O Sr. J. I. Guedes: — A minha Proposta é a seguinte:

(Leu-a e della se dará conta, quando tiver segunda Leitura).

O Sr. Pereira dos Reis. — Parece-me que V. Ex.ª convidou os Deputados que tinham feito Interpellações ao Ministerio, antes de reorganisado, para que as renovassem, se acaso as quizessem levar a effeito. Declaro a V. Ex.ª que renovo a Interpellação, de que dei annuncio n'uma das Sessões passadas, em que pertendo interpellar o Ministro competente, que é o Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros, ou da Justiça, sobre uma noticia que corre a respeito do Arcebispo de Gôa, novamente proclamado, Arcebispo in Partibus.

Aproveito esta occasião, para mandar para a Meza o seguinte Requerimento, de que peço a urgencia.

Requerimento — Requeiro que ao Ministerio competente sejam podidas, com urgencia, copias de todos os papeis respectivos á pensão ordenada pelo Secretario Geral, servindo de Governador Civil de Ponta Delgada, contra a pessoa do Delegado do Thesouro naquella Ilha. — A. Pereira dos Reis.

O Sr. Presidente: — Quanto a Interpellação do Sr. Deputado, como não tinha designado senão o Ministro competente, fez-se a participação sómente ao Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros, e quando o Sr. Deputado a não faça extensiva ao Sr. Ministro da Justiça, entende a Meza que não precisa ser renovada, porque não houve mudança de Ministro neste Ministerio. Agora em quanto ao Sr. Ministro da Justiça como entrou de novo, é que o Sr. Deputado tem a declarar, se quer fazer-lha extensiva.

O Sr. Pereira dos Reis: — Não a faço extensiva ao actual Sr. Ministro da Justiça.

O Sr. Presidente: — Então não é precisa participação para S. Ex.ª Agora em quanto ao Requerimento, vou consultar a Camara sobre a urgencia.

Foi julgado urgente, e approvado sem discussão.

O Sr. Presidente: — Foi esta occasião cumpre-me declarar á Camara, que pelas partes officiaes do Diario do Governo tenho visto que alguns alguns Srs. Deputados, sem terem sido requesitados pelo Governo, estão no exercicio dos seus Empregos, depois da abertura das Côrtes, o que é contra a Carta Constitucional; vejo todos os dias muitos factos destes, e com muito sentimento os vejo!..... Chamo

por tanto a attenção do Governo, e da Camara sobre este objecto.

Devo tambem informar que um Requerimento apresentado hontem pelo Sr. Lopes de Lima manda-se lançar na Caixa por ser individual, e devo observar aos Srs. Deputados, que só de Representações de Corpos Collectivos é que tem logar a sua apresentação nesta Camara.

Primeira parte da ordem do dia.

Eleição de um Deputado para Vice-Secretario da Meza.

Correu-se o escrutinio, e verificou se ferem entrado na urna 74 listas, das quaes se inutilisaram 10, e saiu eleito

O Sr. Salema Mexia com.............63 votos.

O Sr. Presidente: — Agora proponho á Camara se sim, ou não se deve proceder á eleição da lista quintupla, para Sua Magestade nomear um Supplente a Presidente. Eu já hontem dei conhecimento á Camara da disposição do art. 2.º da Lei de 3 de Setembro de 1842; no qual se diz que a Proposta e nomeação poderá repetir-se durante a mesma Sessão, sendo absolutamente necessario, em virtude de fallecimento, ausencia, ou impedimento prolongado do nomeado, e que neste caso a Camara dará conhecimento ao Rei por uma respeitosa Mensagem dos motivos que a forçam a repetir a Proposta, e sollicitar nova nomeação. Ora todos sabem que o Sr. Barão de Villa Nova d'Ourem era Supplente, e passou a ser nomeado Ministro da Guerra, e por isso proponho á Camara se se deve ou não proceder-se a esta eleição?...

A Camara resolveu affirmativamente.

Correu-se o escrutinio, e verificou-se terem entrado