O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[285]

Bekman e Caldas, Ferreira de Moura, José Liberato, José Lourenço da Silva, José Maximo, Neves Mascaranhas, José Pereira Pinto, José Teixeira de Sousa, Barreto Feio, Rodrigues d'Andrade, Luiz da Cunha, Martins Basto, Pinto da França, Aleixo Duarte, Manoel Antonio de Carvalho, Mendes Leite, Pimenta d'Aguiar, Corrêa de Lacerda, Pinto da Veiga, Dias Se Sousa, Felix de Veras, Gomes Quaresma, Felgueiras Senior, Manuel de Macedo, Manoel Pedro de Mello, Rocha Couto, Serpa Machado, Franzini, Pato Moniz, Alvares Gato, Almeida Serra, Sousa Castel-Branco, Aquino de Carvalho: e contra elle os Srs. Martins Ramos, Telles da Silva, Accursio das Neves, Araujo Costa. Não forão aprovadas as emendas que o Sr. Pato Moniz tinha offerecido sobre os mesmos pareceres.
O Sr. Presidente deu pára ordem do dia da seguinte sessão segundas leituras dos projectos, que estiverem nos termos disso, e a continuação dá discussão do projecto n.º 37, sobre isenções do recrutamento; e levantou a sessão depois das tres horas da tarde. - Thomaz de Aquino de Carvalho, Deputado Secretario.

SESSÃO DE 28 DE DEZEMBRO.

Aberta a sessão, sob a presidencia do Sr. Moura, leu-se a acta da antecedente, que foi approvada.
Passou o Sr. Secretario Felgueiras a dar conta dos negocios do expediente, e mencionou.
1.º Um officio do Secretario de Estado dos negocios da justiça, acompanhando as leis sobre a regencia do Brasil, nova eleição de deputados na divisão eleitoral dos Arcos de Val de Vez, gratificações dos empregados civis despachados para o Ultramar, e nomeação dos membros do tribunal da liberdade da imprensa, sanccionadas todas pelo Rei: as quaes se mandárão guardar no arquivo das Cortes.
2.º Um do dos negocios da marinha com a parte do registo do porto, de que as Cortes ficarão inteiradas.
3.º Uma carta do Sr. Deputado Freitas Branco, participando o seu estado de molestia, pedindo alguns dias de licença, e se lhe concederão oito,
4.º Outra do Sr. Deputado Borges Leal, pedindo dez dias de licença pelo mesmo motivo, os quaes lhe forão concedidos, assim como tambem ao Sr. Deputado Gouvêa Durão, que participou ainda não estar restabelecido da molestia que tem soffrido.
5.º Uma do Sr. Deputado Fortunato Ramos, participando que por molestia deixará de assistir ás sessões de segunda e terça feira, e que pelo mesmo motivo continuará a faltar a outras: da qual participação ficarão as Cortes inteiradas.
6.º As felicitações das camaras da villa do Bispo, do concelho de Gestaço, da villa de Arronches, da villa de Alcacer do Sal, da da Mecejana, da da cidade do Funchal, da villa da Figueira, e de Colares, das quaes todas se mandou fazer menção honrosa.
7.º As felicitações do juiz ordinario do concelho de Villa Pouca de Aguiar, dos juizes ordinarios, e substituto da villa do Bispo, do juiz ordinario da villa de Abful, do substituto do juiz de fóra de Aldêa Galega, do substituto do juiz de fóra da villa d'Atouguia, do juiz de fóra de Niza, dos lentes da academia da marinha, e do professor de gramatica latina da villa de Arroches: as quaes todas forão ouvidas com agrado.
Procedeu-se á verificação dos Srs. Deputados presentes, e se achárão 84, faltando sem causa motivada 27, os Srs. Gomes Ferrão, Peixoto, Antonio José Moreira, Bispo do Pará, Ledo, Borges de Barros, Aguiar Pires, Assis Barbosa, Moniz Tavares, Margiochi, Villela, Lyra, Ferreira da Silva, Lemos Brandão, Berford, Cirne, Fernandes Pinheiro, Lourenço da Silva, Alencar, Varella, Castro e Silva, Zefyrino dos Santos, Marcos Antonio, Vergueiro, Bandeira, Macedo, Accursio das Neves; e com causa motivada 24, os Srs. Gouvêa Durão, Cruz Conceição, Domingos José da Silva, Pessanha, Bettencourt, Queiroga, Seixas, Almeida e Castro, Fortunato Ramos. João Pedro Ribeiro, Pinto de Magalhães, Mendes Velho, Segurado, Rodrigues Basto, Sá, Manoel Antonio Martins, Borges Carneiro, Grangeiro, Manoel Patricio, Borges Leal, Araujo Lima, Vaz Quina, Silva Branco, Sousa Castello Branco, Novaes.
O Sr. Presidente: - Eu vejo-me obrigado a fazer uma reflexão a respeito de licenças, visto que a falta he tão grande, declaro que de hoje em diante não concederei mais licenças, senão por motivos de molestias, apresentando os Srs. Deputados Certidão de medico. (Apoiado).
O Sr. Soares Franco: - Realmente nisso ha um grande engano: verdade he que ha muita gente doente; mas a maior parte dos que faltão são os Srs. Deputados do Brazil, os quaes não tem vindo porque hão querem.
O Sr. Castello Franco: - Peço palavra. Observo que nada se diz a respeito de apresentar certidão de medico: ainda que eu vi um apoiado geral; isto toca alguma cousa com o brio de cada um dos Membros deste Congresso. Isto não só he contra os nossos costumes, mas até mesmo contra o que se pratica nos tribunaes. Em qualquer tribunal um ministro que está doente, nunca he obrigado a apresentar certidão de medico; basta a sua palavra. Pois então está-se pela palavra de um Desembargador, por mais insignificante que elle seja, e não se ha de estar pela de um Representante da Nação? Um Deputado deste Congresso descer á baixeza de justificar perante o mesmo Congresso os motivos que o impossibilitão de podei comparecer! Não acho isto decoroso. De mais o que se segue se elle faltar pela sua pouca exactidão! He que os povos que o nomearão se enganarão com elle, e então não o tornarão a nomear mais. Entre tanto á reputação de cada um de nós pede, que se festeja pela nossa palavra. (Apoiado).
O Sr. Serpa Pinto: - Estas faltas Ao Congresso tem feito grande sensasão nas provincias; e eu peço a Vossa Excellencia, que proponha uma medida que