O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

--------------- JL.

Diplomática ôonsuíte as de Fazenda e.Commercioj porque o objecto é de fiscalisação.

Jíssim se venceu.

O Sr, P. de Lemos:-~- Peço que vá também á Commissão de Agricultura. ^ ,

•dpprovado.

Teve segunda leitura um requerimento do Sr. Joaquim .António de Magalhães, apresentado na ultima Sessão, e foi approvado. ,

. O Sr. Conde da Taipa; — Mando para a Mesa o seguinte requerimento assignádo por quarenta Srs. Deputados.

«Requeremos que a hora da abertura das Ses-«soes seja á uma hora da tarde.» .. £ peço a sua urgência.

Foi declarado urgente e entrou.em. disea&sãoi,

O Sr. Goryão:—Sr. Presidente, este requerimento parece-me que não se pôde defender senão individualmente; quero dizer, que cada Deputado achará boa a hora, que lhe for mais commoda. Eu já impugnei-um requerimento igual a esse, e declaro que pára mi m são indifferentes todas as horas a que se abra a Sessão, porque não tenho occupação\alguma, e posso vir a quarquer hora, ainda quando a isso me não movesse o desejo do. bem publico: comtudo apontei uma razão, que me parece conveniente : o Ministério tem de as-^ sislir ás Sessões muitas vezes, e vindo elle para aqui á uma hora, nos dias de correio, não pôde de maneira nenhuma assignar o seu expediente, nem dar aviamento a muitos negócios, que e,necessário expedir. Esta contemplação com o Ministério, parece-me justa, e portanto, sendo para m i tu. indifterehte que seja a hora esta ou aquella, suscito unicamente esta consideração.

Agora, já que me levantei, direi também para que pedi a palavra sobre a ordem ha pouco. Eu espero que a questão das Cominissões ainda aqui ha de voltar muitas vexes, assim como já estava certo de quê havia de voltar esta questão da hora, é ainda ha de vir mais vezes; mas por esta veí

terminámos alguma cousa, e já que se disse que houvesse um dia de Comrnissões, marque?se qual elle deve ser.

O Sr. Rebello Cabral', •** Creio que o requeri* mento não admitte essa discussão, porque já se tem tractado largamente n'outras Sessões; e matéria de approvar ou reprovar: peço portanto que se dê a matéria por discutida.

Decidio-se que eslava discuíidaé

Foi approvado o requerimento.

O Sr. Presidente:—Como se decidio que houvesse por semana um só dia para Commissões proponho á Camará que seja ás Quartas-feiras.

Adoptado* •

O Sr» f^asconcellos Mascarenhas: — Como cada dia se resolvem cousas em sentido encontrado, e todos estão no seu direito para propor hoje a revogação do que hontem se approvou , peç-o eu que as Sessões comecem d'hora em diante ás sete horas da noute-

O Sr. Presidente,'. -*—Esse requerimento e' contra a dignidade da Camará*

O Sr. f^asconcellos Mascarenhas: — Se e' contra a dignidade da Camará, já hoje se tem revogado umas poucas de vezes as decisões da Camará*

O Sr. Gorjâo : — Fica-se entendendo que só desta semana em diante é que vigora o requerimento do Sr. Albano: por tanto no Sabbado deve ser dia de Commissões (vozes—'nada, nada). E' preciso que no Sabbado haja Commissões ; porque isso é o que está na letra do requerimento, e por" que hoje as não houve: ainda agora e' que os papeis vão para as Commissões, e por tanto no Sabbado ha de haver muito que fazer.

Decidio-se que o próximo Sabbado fosse o dia dê Commissões.

O Sr. Presidente:—A tírdem do dia para ama* nhã e' a continuação da discussão sobre a resposta ao Discurso do Throno.

A Camará vai dividir-se em ConamissõeSí — Era uma hora e três quartos.

N: 2.

Presidência do Sr. Pinto de Magalhães»

bertura — A hora e meia da tarde. Chamada — Presentes 90 Srs. Deputados.* Acla — Approvada sem discussão*

CORRESPONDÊNCIA.

Ministério da Fazenda—Um officio, remettendo «m requerimento dos Negociantes desta Praça One-to, e Ricchini, acompanhado dos mais papeis, que lhe dizem respeito, em que pedem reexportar por baldeação uiíl sacas com mil minas de milho, afim de que a Camará decida as duvidas, que existem sobre a Legislação a este respeito.

O Sr. Ministo da Fazenda: — Peço que a Proposta seja declarada urgente, porque o navio está demorado ha muitos dias cotn grande prejuízo doe interessados na carga.

Foi declarada urgente, e mandada á Commissâo rol. 4.' — Julho —184-0.

2 te

1840.

d* Agricultura, ouvindo as de Commcfcio, e Fa%eh* da, se. o julgar necessário.

Ministério da Guerra: — Um officio incluindo uma Proposta para se conceder uma pensão de dose mil reis mensaes a ÍX Tljeresa de Jesus Rebello da Moita, mãi de Manoel Joaquim Nepomeceno, Alferes que foi de Infanteria n** 3, falleeido em consequência de ferimento de baila, recebido em co*n-bate.—:JÍ' Commissâo de Fa%endá..

Ministério das Justiças: — Um officio , pedindo que-a Camará conceda licença ao Sr. Deputado José' Joaquim Gomes de Castro, para no dia 14 do corrente comparecer no Tribunal do Juizó de Direito da 2.a Vara , como tesmunha offerecida pelo *éo Diogo Alves.~ Foi concedida a licença.