O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 26

SESSÃO DE 2 DE MARÇO DE 1901

Presidencia do Exmo. Sr. Matheus Teixeira de Azevedo

Secretarios - os Exmos Srs.

Julio Cesar Cau da Costa
José Coelho da Motta Preggo

SUMMARIO

Approvada a acta e tendo-se dado couta do expediente, tiveram segunda leitura quatro projectos de lei - O Sr. Presidente declara estarem sobre a mesa, para serem examinadas, as contas da gerência da commissão e da junta administrativa da Camara, no periodo decorrido de 23 de janeiro de 1900 a 10 de janeiro de 1901 - O Sr. Dias Ferreira manda para a mesa uma representação da Associação de Classe dos Operarios Corticeiros do Barreiro, e pede que se concluam as obras do caminho de ferro de Arganil. Responde-lhe o Sr. Ministro da Marinha. - O Sr. Sousa Avides refere-se aos acontecimentos do Porto, pedindo que, sem demora, seja enviado ao poder judicial o auto levantado pela auctoridade administrativa. Responde-lhe o Sr. Presidente do Conselho - Sob proposta do Sr. Costa Pinto é aggregado um senhor deputado á commissão de administração publica. - O Sr. Conde de Paço Vieira apresenta o parecer relativo á proposta que organiza os serviços meteorologicos nos Açores. - O Sr Reis Torgal renova a iniciativa de um projecto de lei e o Sr. Marianno Prezado de dois. - O Sr Kendall declara que não se refere aos acontecimentos do Porto por já estar inscripto o deputado por aquella cidade, e requer varios esclarecimentos - O Sr Rodrigues Nogueira insta pela remessa dos documentos que pediu, e requer outros novos Respondo-lhe o Sr. Ministro da Marinha. - O Sr. Francisco Fernandes, com auctorização da Camara, troca largas explicações com o Sr Presidente do Conselho acêrca dos acontecimentos do Porto, e manda para a mesa um aviso previo acerca da existência das ordens religiosas - O Sr Carlos Lopes declara ter lançado na caixa respectiva a petição de um official do exercito, e o Sr Malheiro Reymão apresenta um projecto do lei.

Na ordem do dia prosegue a discussão do projecto de lei n º 6, concluindo o seu discurso o Sr. Ministro da Marinha, respondendo-lhe o Sr Arthur Montenegro. - O Sr. Fratel apresenta um requerimento, que é approvado, depois do breves explicações do Sr. Beirão, regulando a forma da discussão. - Seguidamente são approvados os titulos III e III - O Sr. Fuschini, usando da palavra para um negocio urgente, pede ao Governo declare se a lei de 20 de maio de 1893 foi feita de accordo com o Governo Francês, respondendo-lhe o Sr. Presidente do Conselho. - Explicam as suas palavras, antes da ordem do dia, os Srs. Francisco Fernandes e Presidente do Conselho

Primeira chamada - Ás dez horas e meia da manhã.

Presentes - 8 senhores deputados.

Segunda chamada - Ás onze horas.

Abertura da sessão - Ás onze horas e trinta e cinco minutos.

Presentes - 67 senhores deputados.

São os seguintes: - Abel Pereira de Andrade, Alberto Allem Pereira de Sequeira Bramão, Alberto Antonio de Moraes Carvalho Sobrinho, Alberto Botelho, Alberto do Castro Pereira de Almeida Navarro, Alberto Ferreira da Silva Oliveira, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Albino Maria de Carvalho Moreira, Alfredo Augusto José de Albuquerque, Alvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Alvaro da Costa Machado Villela, Anselmo Augusto Vieira, Antonio Affonso Maria Vellado Alves Pereira da Fonseca, Antonio de Almeida Dias, Antonio Carlos Coelho Vasconcellos Porto, Antonio José Gomes Netto, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Maria do Carvalho de Almeida Serra, Antonio Roque da Silveira, Antonio Xavier Perestrello Côrte Real, Arthur Eduardo do Almeida Brandão, Augusto Carlos Fialho e Castro, Augusto Cesar da Rocha Louza, Augusto Patricio Prazeres, Avelino Augusto da Silva Monteiro, Clemente Joaquim dos Santos Pinto, Conde de Paço Vieira, David José Alves, Eduardo Burnay, Fernando Augusto de Miranda Martins de Carvalho, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho do Abreu, Guilherme Augusto Santa Rita, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jayme Arthur da Costa Pinto, João Joaquim André de Freitas, João de Sousa Tavares, Joaquim da Cunha Telles e Vasconcellos, Joaquim Pereira Jardim, José Belchior Pinto Garcez, José de Castro Figueiredo Faria, José Coelho da Motta Prego, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Jeronymo Rodrigues Monteiro, José Maria de Oliveira Simões, José Maria Pereira de Lima, José Maria de Queiroz Velloso, José Mathias Nunes, José Nicolau Raposo Botelho, José Pereira da Cunha da Silveira e Sousa Junior, Julio Cesar Cau da Costa, Julio Maria de Andrade e Sousa, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luciano Antonio Pereira da Silva, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz Filippe de Castro (D.), Luiz Gonzaga dos Reis Torgal, Manuel Joaquim Fratel, Manuel de Sousa Avides, Marianno José da Silva Prezado, Matheus Augusto Ribeiro de Sampaio, Matheus Teixeira de Azevedo, Nicolau Albuquerque Vilhena, Pedro Mousinho de Mascarenhas Gaivão, Rodrigo Affonso Pequito, Visconde de S. Sebastião e Visconde de Tinalhas.

Entraram durante a sessão os Srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Antonio Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, Antonio José Boavida, Antonio Rodrigues Nogueira, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto Fuschini, Carlos Alberto Lopes de Almeida, Carlos de Almeida Pessanha, Conde de Penha Garcia, Custodio Miguel de Borja, Ernesto Nunes da Costa Ornellas, Fidelio de Freitas Branco, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Joaquim Fernandes, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, José Dias Ferreira, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Malheiro Reymão, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, Julio Ernesto de Lima Duque, Libanio Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Antonio Moreira Junior, Marianno Cyrillo de Carvalho, Ovidio de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, Paulo de Barros Pinto Osorio e Thomaz de Almeida Manuel de Vilhena (D.).

Não compareceram á sessão os Srs.: - Adriano Emilio do Sousa Cavalheiro, Alipio Albano Camello, Amandio Eduardo da Motta Veiga, Anselmo de Assis e Andrade, Antonio Alberto Charula Pessanha, Antonio Augusto de Mendonça David, Antonio Belard da Fonseca, Antonio José Teixeira de Abreu, Antonio Maria Dias Pereira