O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

381

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado J. M. Lobo d'Avila, pronunciado na sessão de 9 de fevereiro, e que devia ler-se a pag. 338, col. 2.º

O sr. J. M. Lobo d'Avila: — Pedi a palavra para mandar para a mesa o requerimento de um bravo militar, o tenente coronel reformado José Maria Bettencourt.

Este official sentou praça em 1821, e tendo saído alferes em 1823 fez toda a campanha da liberdade, de que tem a medalha, algarismo n.º 9, tendo emigrado pela Galliza. Depois em 1832, tendo pertencido á expedição organisada em Belle-Isle foi para a ilha Terceira com o Imperador. Tendo vontade de vir para o Porto no exercito libertador, pediu e instou para fazer parte d'aquella divisão; foi contrariado e cedeu porque se declarou na ordem do exercito que não eram menos dignos de louvor, mas antes muito apreciaveis e importantes, os serviços d'aquelles que ficavam na ilha Terceira de guarda ao baluarte da liberdade.

Posteriormente fez-se saber aquelles bravos militares que elles não seriam de modo nenhum desconsiderados nas suas promoções pelo facto de terem ficado de guarnição na ilha Terceira. Mas o que é certo é que, na primeira promoção que teve logar depois do exercito chegar á cidade do Porto, aquelle official e outros não foram incluidos, ficando por isso extremamente prejudicados, não só no seguimento dos seus postos, mas a final para o acto da reforma, que é em que mais esta preterição se aggrava. E para que a respeito d'este official a injustiça ainda fosse mais mani-