O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(102)

car (O Sr. Cunha Sotto-Maior: — Já estão publicadas). O Orador: — Se o Sr. Deputado sabe que já estão publicadas, estão parece-me que se escusaria agora esse trabalho. (O Sr. Cunha Sotto-Maior: — O que se pede e que se continue a publicação dessa correspondencia) O Orador: — Póde ser que a continuação dessa correspondencia já involva algum melindre, e talvez que os meus antecessores não a continuassem; porque já nella se encontrasse alguma cousa que não fosse conveniente publicar; mas esteja o illustre Deputado descançado, que se essa correspondencia não involver inconveniente, será publica á Camara.

O Sr. Presidente: — Não lia mais ninguem inscripto, por tanto e julgado discutido o Requerimento, e vou pôl-o á votação.

Foi approvado com a clausula de — não havendo inconveniente.

O Sr. Ministro da Guerra: — É para apresentar duas Propostas de Lei. (Leu)

Sr. Presidente, já o anno passado quando tive a honra de exercer o cargo de Ministro da Marinha, tive occasião de apresentar nesta Camara um Projecto de Lei sobre habilitações dos Empregados que me eram subordinados; e hoje tenho a satisfação de trazer esta Proposta, sobre a classe que é dirigida pelo Ministerio a meu cargo.

Continúo a lêr a outra Proposta que versa sobre recompensas aos Militares em geral. (Leu)

Peço que estas Propostas de Lei sejam impressas no Diario do Governo, e mandadas á Commissão de Guerra com urgencia, assim como peço que se dispense a leitura da Mesa.

O Sr. Presidente. — A primeira Proposta e respectiva a Promoções Militares: o Sr. Ministro da Guerra requereu a dispensa das leituras na Mesa, para se podér desde já remetter á Commissão de Guerra; e pediu a sua urgencia.

Dispensaram-se as leituras na Mesa; julgou-se urgente a Proposta; e remetteu-se esta á Commissão de Guerra.

O Sr. Presidente: — A segunda Proposta e relativa a recompensas Militares em geral; vou consultar a Camara sobre a dispensa das leituras, e a sua urgencia.

Venceu-se o mesmo que a respeito da primeira Proposta

O Sr. Presidente. — O Sr. Ministro da Guerra pediu finalmente a impressão destas Propostas no Diario do Governo; eu vou consultar a Camara.

Venceu-se a impressão.

O Sr. Presidente: — Mandam-se imprimir.

Vai entrar-se na

ordem do dia.

Continua a discussão dos Projecto n.º 103, mas estava em discussão o Adiamento proposto pelo Sr. Avila, e ultimamente emendado pelo Sr. Passos Pimentel; fallaram sobre este objecto os seguintes Senhores. (Leu) E agora tem a palavra o Sr. Lopes de Lima.

O Sr. Lopes de Lima: — Sr. Presidente, peço simplesmente a palavra sobre a Ordem, visto que se tracta de um Adiamento, que eu apoio por motivo differente daquelle, porque o illustre Deputado o Sr. Avila o pediu. Sr. Presidente, eu desejo que lendo

o Projecto de voltar á Commissão (e essas eram as minhas vistas) desejo, digo, offerecer a todo elle uma Emenda, que lhe altera e amplia o pensamento; dá-lhe mais latitude. Esta Emenda póde ir á Commissão com o Projecto, se a Camara quizer, para a reconsiderar.

O Sr. Presidente: — Eu direi ao illustre Deputado, visto que não se achava presente hontem, que o Adiamento não e para que o Projecto volte á Commissão; o Adiamento é até que o Governo declare, que cessaram os obstaculos que impedem agora a sua discussão; e ha uma outra Proposta de Adiamento por quinze dias. Agora pois não e occasião de fazer Propostas ao Projecto, porque se tracta sómente do Adiamento.

O Sr. Lopes de Lima: — Parecia-me por bem deste Paiz, que deseja Estradas, que, tendo eu de apresentar uma Proposta, a qual se acaso for recebida pela Camara, ha de obrigar a que esse objecto vá a Commissão, haveria mais proveito em que neste intervallo a Commissão podesse reconsiderar o Projecto com a minha Proposta; para não termos um novo Adiamento.

O Sr. Presidente: — Eu escuso de lembrar ao Sr. Deputado, que tem direito de propôr outro Adiamento com outra causa, mas Emenda ao Projecto não tem logar nenhum agora. O Sr. Deputado sabe muito bem qual é a tactica Parlamentar, para na questão de Adiamento fazer nova Proposta de Adiamento.

O Sr. Lopes de Lima: — E então eu vou mandar uma Proposta de Adiamento para voltar á Commissão, com o fim de ser reconsiderado o Projecto com a minha Emenda. (Leu)

O Sr. Presidente: — Esta Proposta não está nos termos de ser presente á Camara; agora tracta-se de um Adiamento definido, não se tracta de Propostas a materia especial do Projecto, por consequencia fica sobre a Mesa, para ser apresentada em occasião opportuna.

Então se transcreverá.

O Sr. Avila: — Como o meu Adiamento foi proposto por uma duvida que eu tinha, e essa está desfeita, pedia a V. Ex.ª e á Camara para o retirar; visto que o mesmo Governo declarou que se conformava com a idéa do Adiamento dos 15 dias.

O Sr. Presidente: — O Sr. Avila, pede que seja consultada a Camara, se consente que reine o seu Adiamento; portanto eu vou consulta-la.

A Camara annuiu.

(Continuando.) Fica pois sòmente em discussão o Adiamento proposto pelo Sr. Passos Pimentel.

O Sr. Moraes Soares: — Se não tivesse a palavra sobre a materia, pedila-ia para um Requerimento, tendo em vista fechar a discussão, porque eu acho que esta materia está esgotadissima, e pouco ha que accrescentar; mais como eu tenho a palavra sobre a materia, sem abusar da bondade da Camara direi duas palavras. Direi, Sr. Presidente, que ao ponto em que hontem se propoz o Adiamento, passou uma nuvem de terror e de tristeza sobre a fisionomia desta Camara, permitta-se a figura; e com razão, Sr. Presidente, porque esta Lei e reclamada por todo o Paiz; todo o Paiz quer uma Lei de Estradas, de maneira que se póde dizer!... Perdão, eu posso dizer assim, quer uma Lei de Estradas; porque eu entendo que sem Lei não póde haver Estradas!.. mas