O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

a esses estabelecimentos com que o Governo conlra-ctou de trocarem o seu dinheiro no fim, iíto é, logo que acabasse o praso prescripto na Lei, que se não deixassem illudir. Esteja o nobre Deputado certo, e a Camará, de que o Governo hade cumprir o que prometteu, e não hade cair no arbítrio a que S. Ex.a se referiu. Eu não quero tomar mais tempo á Camará, mesmo porque a matéria da ínterpellacâo está esgotada, e em tempo competente responderei a al-gunaas proposições cio illuslre JJeputaao. L^OnClllO dizendo, que oThesouro não se quer desviar da obrigação de pagar, porque hade pagar e provar assim que o illustre Deputado se enganou; e também que não kaverá prorogação de praso, porque se não hade deixar de pagar no praso marcado na Lei de 30 de Janeiro.

O Sr. Carlos Bento:—Peço a palavra sobre a Ordem.

O Sr. Presidente: — Agora não posso dar-lhe a palavra sobre a Ordem. A Camará amanhã resolverá se quer que continue esta discussão. Agora vai dar-se conta de um Officio que acaba de ser recebido do Ministério do Reino.

O Sr. Secretario Corrêa Caldeira: — Deu conta de

UM OFFICIO. —Do Ministério do Reino participando que foi Deos servido chamar á Sua Sancta Gloria, logo depois de ter recebido as agoas do Ba-

ptismo, com o nome de Maria, a Sereníssima Infanta, que Sua Magestade a Rainha deu á luz hoje pelas duas horas e meia da manhã, e que o enterro de S. Alteza hade ter logar quarta feira, ô do corrente, pela uma hora da tarde na Igreja de S. Vicente de Fora, em grande galla, saindo o préstito do Paço das Necessidades pela hora do meio dia.

A Camará ficou inteirada.

O Sr. Presidente: — Os Senhores que hão de com-pÒT a glande DepuVação que da pane desta Camará deve ir manifestar a Sua Magestade o seu sentimento, pelo fallecirnento da Sereníssima Infanta re-cem-nascida, assim como saber das melhoras da Mesma Augusta Senhora será composta, ale'rn do Presidente, e dos dois Srs. Secretários, dos Srs. Albano Caldeira, Lopes Branco, Bispo Eleito de Castello Branco, Bispo Eleito de Malaca, Conde de Linhares, D. Guilherme da Cunha Reis, João Elias, Silva Cabral, e Sá Vargas. — A Deputação deve reunir-se no Paço das Necessidades no dia de quarta feira pela hora do meio dia.

A Ordem do Dia para amanhã e' a continuação da que vinha para hoje. Está levanrada a Sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTÃO FHEIRE DE PIACEBO.

N°2.

Presidência do Sr. Rcbello CabraL

Y — Presentes bf> Srs. Debutados. Abertura: — Á uma hora da turde. Acta: — Approvada sern discussão.

CORHE~SPONDI:NC1A.

UM OFFICIO.— Do Ministério da Guerra, informando sobre qual foi a execução que teve a Carta de Lei de 23 de Julho do anno próximo possado; satisfazendo assim a um Requerimento do- Sr. Palmeirim.-—Para a Secretaria.

UMA REPBESENTAÇÃO. —Apresentada pelo Sr. J. J. de Mello, ern que alguns Professores públicos de Instrucção Primaria em Lisboa, pedem providencias Legislativas, que melhorem a sua penosa e violenta situação, votando-se-lhes ordenados sufficien-tes, dando-se-lhes consideração e independência, e aliviando-os du deducçâo da Decima,—^Ts Com-mistíôes de Instrucção Publica^ Fazenda, e Orça" mento,

O Sr. Ministro das Negócios Estrangeiros: —>• Sr. Presidente, lenho a honra de apresentar á Camará o Relatório da Repartição a meu cargo. Elle é alguma cousa extenso, e o meu estado de saúde débil e alterado não permitte que eu o leia; por isso pedia a V. Ex.ft que hovesse de consultar á Camará se, por condescendência, dispensa a sua leitura (Apoiados).

lA Camará dispensou a leitura do Relatório, e resolveu que se mandasse imprimir • e delle se dará conta por oppenso, no fim deste volume.

O Sr. Moniz: — Mando para a Mesa uma Representação assignada pelo Presidente e Funcciona-rios da Associação Cornmercial da Cidade do Funchal; por a muito maior parte dos Membros do Corpo do Comrnercio; e por muitos Proprietários e Lavradores da Ilha da Madeira. Esta Rapresenlação tem por objecto pôr perante esta Camará o estado em extremo lastimoso do Gommercio e Agricultura daquella Ilha e da do Porto Santo. Não é esta n occasião para eu entrar por extenso na exposição desta matéria: rnas como lenho de pedir a V. Ex.a (ao Sr. Presidente) que esta Representação seja enviada com urgência ás Commiàsões respectivas á fim de a tomarem em consideração com a maior brevidade possível, por 'uso, de entre os muitos factos que expendem os Repuerentes, extremarei alguns que melhor possam imprimir no espirito da Camará os fundamentos com que peço urna tal urgência.