O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(294)

E, sendo 2 horas e 30 minutos, disse que estava fechada a Sessão.

SESSÃO DE 10 DE FEVEREIRO.

Ás 9 horas e 40 minutos da manhã, pela chamada, a que procedêo o Sr. Deputado Secretario Ribeiro Costa, se acharão presentes 85 Srs. Deputados, faltando, alem dos que ainda se não apresentarão, 17; a saber: os Srs. Marciano d´Azevedo - Barão do Sobral - Leite Pereira - Araujo e Castro - D. - Francisco de Almeida - Bettencourt - Tavares d'Almeida - Izidoro José dos Sanctos - Cotta Sampaio- Mouzinho da Silveira - Rebello da Silva - Luiz José Ribeiro - Manoel Sintonia de Carvalho - Gonçalves Ferreira - Pereira Coutinho - Azevedo Loureiro - Mouzinho d'Albuquerque - todos com causa motivada.

Disse o Sr. Presidente que estava aberta a Sessão; e, sendo lida a Acta da Sessão precedente, foi approvada.

Dêo conta o Sr. Deputado Secretario Ribeiro Costa de um Officio do Ministro dos Negócios da Fazenda, remettendo uma Consulta do Conselho da Fazenda relativa á isenção de Direitos das Batatas das Ilhas, que se mandou remetter á Commissão de Fazenda. E dêo igualmente conta das Escusas, que mandarão de não podêr assistir á Sessão os Srs. Deputados - Costa Sampaio - Carvalho - Mouzinho d'Albuquerque - Tavares d'Almeida.

Teve a palavra o Sr. Deputado Cupertino da Fonseca para dar conta do Parecer, da Commissão Central sobre o Projecto N.º 102, que ficou reservado para segunda leitura.

Seguio-se o Sr. Deputado Bispo de Cabo Verde, o qual lêo urna Proposição, tendo por objecto differentes melhoramentos na Administração Ecclesiastica, Civil, e Militar da Provincia de Cabo Verde, que ficou reservada para segunda leitura.

Então o mesmo Sr. Bispo de Cabo Perde disse:

Segundo o que ouço em Portugal, e leio em alguns Papeis Publicos a respeito das Ilhas de Cabo Verde, ou os Escriptores se enganárão no que escrevêrão, ou eu no que vi: Segundo elles, o Europea, que houver d'estabelecer-se naquellas Ilhas, deve levar comsigo a mortalha, o dispôr-se, senão pura soffrer a morte, ao menos, para soffrer uma molestia afflictiva, e prolongada. Não he assim; as Ilhas de Cabo Verde não são em Africa o mesmo, que na Europa se suppõe que ellas são. O Europeo, que n'ellas quizer estabelecer-se, não precisa levar mortalha; precisa sim levar probidade, honra, boa fé, Caridade Christã, e sobretudo Religião, e sã Moral. Munido d'estas qualidades, que constituem o caracter d'um homem de bem, pode ir seguro na certeza de que achará nos habitadores de Cabo Verde hospitalidade, bom acolhimento, e homens com quem possa tractar. Munido das qualidades acima dietas, elle não se entregará a bebidas, e muito menos ao tracto criminoso de prostitutas, e outros deboches, que tem por consequencia os molestias, e por fim a morte, que lá soffre a maior parte dos Europeos.
Seis annos ha que vivo nestas Ilhas; d'estes gastei mais de quatro na visita do Bispado; pizei todos os seus Terrenos; observei os seus productos, tanto os que elles produzem, como os que podem produzir, se o Agricultor quizer. Vi as suas Manufacturas, e a sua Industria; tractei toda a Classe de Pessoas, e as tractei muito de perto. Tive occasião de conhecer o seu obrar, e até de conhecer o seu pensar: Ah! E que vi eu, e que presenciei? Terrenos incultos, que nunca virão ferro do Lavrador, tão virgens como Adão os deixou; mas bem capazes de produzir todos os generos dos Tropicos, do Brasil, e em grande parte as especiarias d´Asia. Vi outros já cultivados, mas que podião dar outros generos, não só em mais abundância, mas d'um lucro mais vantajoso, como são o Café, o Arroz , o Tabaco, a Canafistola, o Sene, o Tamarindo, o Anil, o Algodão, e o Milho, que nestas Ilhas he abundantíssimo, apesar do desleixo, e irregularidade, com que os Lavradores o cultivão, e colhem; não lhe custando mais trabalho do que fizer na terra uma pequena cova, onde lanção tres grãos, um de milho, outro de feijão, e outro d'abobora, os quaes cobrem com aponta do pé; e assim mesmo, apezar do desprezo com que fazem a sua cultura, basta uma quarta parte para produzir sessenta alqueires (em algumas Terras), e do mesmo modo as mais sementes lançadas á Terra, Tal he o Terreno!! E qualidade de feijão ha, que nem se semêa, nem se cultiva, nem com elle se tem trabalho nenhum, mais do que, para colher em tempo competente cada um o que quer; e he tanta a abundancia, que assim mesmo fica muito, que, cahindo no chão, serve de semente para o anno seguinte; com esta mesma negligencia cultivão os mais fructos, de que muito abundão as Ilhas.
Não ha Arte, que dirija as suas Manufacturas. Os instrumentos, de que se servem, como = v. g. Teares = são os mais imperfeitos, toscos, e irregulares, que podem fazer-se. Uns páos pregados na terra, e por cima deitadas algumas canas, de que pendem os fios do Algodão, que estão tecendo, cm cuja extremidade está ligada uma pedra tosca , eis-aqui os seus Teares, em que tecem os pannos, de que vestem, e negocêão na Costa, recebendo em troca escravos, cêra, marfim, ouro etc. etc. etc. Eis-aqui os Teares, em que tecem as cobertas, de que usão, que «ao os tecidos de mais estima. Só sabem fazer tinia azul, e amarella, e de tal modo fixas, que jamais se vão, por muitas vezes que vá á agua. Nem todos sabem tecer; mas todos sabem tingir. Nada sabem fazer por Arte, mas sabem usar bem do que a natureza lhes mostra; tudo reduzindo a prática com uma facilidade incrivel, porque todos tem viveza, e engenho. A priguiça, e a moleza, (carecteres proprios de Paizes quentes,) os faz ser pouco emprendedores, e contentar-se com a sua sorte, ainda que desastrosa; e, quasi sem cuidarem do dia d'amanhã, passão a vida de muitos annos. Digo de muitos annos; porque não he raro achar na mesma Ilha ires, e quatro Pessoas de cem , e mais annos, e he então que se lhe fazem os cabellos brancos, e quasi nunca antes d'esta idade. Eu conheço nas Ilhas algumas Pessoas de mais de 116 annos: duas de mais, e muitas de cem, e todas robustas. Uma mulher chrismei de 118 annos, que me disse = Nada mais me lembra, que comer;