O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 8

SESSÃO DE 11 DE FEVEREIRO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

SECRETARIOS OS SRS.

Joaquim Gonçalves Mamede

Antonio Pequito de Seixas e Andrade.

Chamada—Presentes 57 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro; Rodrigues Vidal, Azevedo e Cunha, Sousa Macedo, Emilio Brandão, Duarte Campos, A. J. d'Avila, Barros e Sá, Lousada, Cunha e Sá, Serzedello, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Pinto de Albuquerque, A. Serpa Pimentel, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, B. Serpa Pimentel, Pereira Garcez, Carlos Bento, Cyrillo Machado, Pessanha (Diogo), Cunha Pessoa, Jeremias, Rezende, Sant’Anna e Vasconcellos, Zuzarte, Pessanha (João), Rebello Cabral, Reboredo, Honorato Ferreira, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Bastos, Ferreira de Castro, Amaral Banha, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro, Gouveia, Queiroz, Baião Matoso, Rebello da Silva, Camara Leme, Paredes, Tenreiro, Jacome Correia, Rodrigues Leal, Thomás de Carvalho, Ferrer, Pinto de Barros, e visconde de Portocarrero.

Faltaram com causa justificada—os srs. Mello e Carvalho, Girão, Coelho do Amaral, Garcia Peres, Faustino da Gama, Francisco Carvalho, Nazareth, Alves de Sá, Delorme Colaço, Silvestre Ribeiro, Vellez Caldeira, Mendes Leite e Passos (Manuel).

Fallaram sem causa conhecida — os srs. B. F. da Costa, Pegado, Ferreira Pinto Bastos, José Guedes, J. J. da Cunha, J. J. de Matos, Sousa Feio e Romero da Fonseca.

Abertura—pouco depois do meio dia.

Acta — Approvada.

Declarações.

1.ª —Do sr. Tenreiro, de que o sr. Pessanha (João) não póde comparecer á sessão de hontem nem comparece á de hoje por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª —Do sr. Rebello Cabral, de que o sr. Alves de Sá por incommodo de saude não comparece á sessão de hoje, e talvez a mais algumas.

A camara ficou inteirada.

correspondencia.

Officios.

1.° —Do sr. Garcia Peres, participando que por incommodo de saude tem fallado a algumas sessões, e pelo mesmo motivo lerá de fallar a mais algumas.

A camara ficou inteirada.

2.º —Do ministerio dos negocios do reino, acompanhando todos os esclarecimentos que lhe foram pedidos relativamente á eleição de Moncorvo.

A commissão de poderes.

3.º —Do mesmo ministerio, acompanhando os cadernos dos cidadãos recenseados elegiveis para deputados em alguns dos concelhos do districto do Funchal.

Para a secretaria.

Representação.

Da camara municipal de Celorico da Beira, pedindo que se faça a estrada da Ponte da Murcella. A commissão de obras publicas.

expediente

a que se deu destino pela mesa. Requerimento.

Requeiro que, pela secretaria d'estado dos negocios do reino, se requisite com urgencia ao governador civil do districto do Funchal, e sejam remettidos a esta camara os seguintes documentos:

1.º Copia das contas prestadas ao governador civil daquelle districto pela commissão de soccorros, que na freguezia da Ribeira Brava do concelho da Ponte do Sol foi encarregada de dirigir um hospital de cholericos.

2.º Copia do officio da dita commissão, que acompanhou as referidas contas.

3.° Copia do officio de resposta do governador civil, sobre as contas e serviços prestados pela mesma commissão.

4.º Copia da acta da camara municipal da villa da Ponte do Sol, em que esta camara agradeceu á commissão de soccorros da Ribeira Brava os serviços que fez em lodo o concelho; e bem assim copia do officio que por essa occasião dirigiu a mesma camara ao presidente da commissão de que se trata.

5.º Uma nota do numero dos cholericos que foram tratados no hospital da Ribeira Brava. = Heredia.

Foi remettido ao govêrno.

O sr. Bartholomeu dos Martyres: — Mando para á mesa a respectiva communicação, de que a commissão ecclesiastica se acha; installada, nomeando para seu presidente o sr. Nazareth, para relator o sr. abbade de Penude, e a mim para secretario.

Aproveito esta occasião para declarar a V. ex.ª e á camara, que fallei a tres sessões passadas por incommodo de saude.

E já que estou em pé, aproveito tambem a occasião para pedir á mesa que dê as suas ordens, para que na acta das