O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 229 )

to de disciplina geral, mas entretanto esle espirito de rebelião deve reprimir-sc, e eis-aqui porque eu disse, quando tive a honra de fallar nesta matéria, que era de voto que o Governo fosse enérgico a este respeito: mas pelo que pertence ao objecto especiai-rnente para que pedi a palavra, creio que S. Ex.* concordará comigo que não houve inexactidão da minha parte, porque não 62 mais senão referir-me aos documentos.

O St. Fonseca Magalhães: — Pedi a palavra para rogar a V.Ex.a tenha a bondade de perguntar á Camará se a matéria d'este parágrafo está discutida.

O Sr. Presidente: — Ha uma emenda na Mesa que ainda se não leu ; que e do Sr. Gorjâo.

O Sr. José Estevão: — A Commissâo não ecceita a emenda, porque entende que.ella não importa uma idea capital, e de redacção, e a Comrnissão continua a sustentar a sua redacção, porque a julga melhor.

Julgou-se a matéria discutida, e em seguida foi approvado o parágrafo silvas as emendas.

O Sr. Presidente: —Hasobre a Mesa duas emendas, uma do Sr. Guilherme Henriques, e outra do .Sr. Quirino Chaves; não sei se a Camará quer votar já sobre ellas.

O Sr. Leonel: — A Commissâo declarou que aceitava as emendas ou additamentos dos Srs. Henriques de Carvalho , e Quirino Chaves, para depois d'accordo com elles ambos, fazer a redacção do que nellaa houvesse de importante, e polo em poucas palavras; a Commissâo declarou isto, e sustenta a sua declaração, e creio que seus Auctores estarão cTàccordo em que ellas se enviem á Commissão, (dpoiados).

O Sr. Presidente, propoz que os additamentos dos Srs. Guilherme/{enriques, e Quirino Chaves fossem d Comtnissãfíj e assim se resolveu j e em seguida foi posta d vatação a emenda do Sr. Gorjâo, e foi regeitada.

O Sr. J". Â. de Magalhães: —- E! simplesmente para dizer que as emendas, propostas pelos Srs. Henriques de Carvalho , e Quirino Chaves, a Coríi-missão desejaria que a Camará annuisse, a que apresentasse o seu parecer sobre ellas, só no fim da discussão de todo o projecto; isto tem acontecido muitas, e muitas vezes, no parlamento : a Comrnissão deseja estar presente á discussão dos artigos, e não pôde separar-se d'aqui para ir ver as emendas; é preciso faze-lo á noute ; á noute reunem-se outros negócios que cada vnn dos Membros da Commissâo tem a fazer, peitencentes á mesma Camará: por consequência o que eu desejava era, que V. Ex.a propozesse á Camará, se consentia em que se espaçasse o Parecer da Comrnissão sobre os additamentos para o fim da discussão de todo o projecto da resposta ao discurso do Throno.

Foi approvado este requerimento.

O Sr. Ministro do Reino: — (Para uma explicação ) O Sr. Deputado pela Guarda, disse que eu lhe dissera que fora menos exacto em quanto aos quesitos apresentados pela Auctoridade de Vizeu ; a pouca inexactidão que eu ainda agora annunciei, não foi em relação ao que disse o Sr. Deputado ? mas sim ao que disse um outro Sr. Deputado sobre a exigência de S. Santidade a respeito dos nixos e hospícios, portanto não me referi ao Sr. Deputado:, os documentos que o Sr. Deputado leu, effecti vãmente existem , e e' verdade que a Auctoridade Administrativa de Vizeu, em virtude d'aquella Portaria que eu ainda agora li, fez aquelíes quesitos, mas também é verdade, que o Governo não lhe louvou s i m i-* Ihaníe procedimento.

O Sr. «7. A. de Campos: — Estou satisfeito.

O Sr. Presidente:—A Ordem do Dia para amanhã e a, mesma de hoje: está fechada a Sessão. —• Eram 4 horas da tarde.

IVo

11 •

9

Presidência do Sr. J. C. de Campos.

.beríura — Ao meio dia.

Chamada — Presentes 90 Srs. Deputados; entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs. Cândido deFaria, Mimoso Guerra, Marreca, Barão deMon-te Pedral, Bispo Conde, Sousa Guedes, Queiroga, Malta, Midosi , e Xavier Botelho.

Acta — Approvada.

Os Srs. Sousa Guedes, Marreca, Xavier Botelho, e Queiroga fizeram saber á Camará que não assistiam á Sessão, por moléstia.— A Camará ficou inteirada.

O Sr. Secretario Rebello de Carvalho leu um Parecer da Conunissão de Poderes sobre o Diploma do Sr. João Gregorio Mascarenhas Netto , Deputado Substituto por Faro, convidado a vir tomar assento jna Camará, em logar do Sr. Vieira de Castro, que preferiu pelo Porto; cujo Diploma a Comrnissão acha legal, e julga que o Sr. Mascaranhas Netto deve ser proclamado Deputado da Nação.

Sendo posto á votação foi approvado, e foi em seguida introduzido na Saía com as formalidades do

costume o Sr. Mascarenhas Netto^ que prestou jura* mento e tomou assento.

O Sr. Reis e Fasconcellos: —- Mando para a Mesa a seguinte :

Declaração de voto: —- Na Sessão de hontero fui de opinião contraria á deliberação, que tomou a Camará de mandar á Commissâo de Legislação, o of-íicio do Ministério do Reino, relativo ao modo da processar os subsidio? dos Srs. Deputados. Declaro o mesmo —-J. Frederico Marecos.

O Sr. Ávila: —- Mando também para a Mesa a seguinte:

Declaração de voto: —- Declaro que se estivesse na Sala, quando se poz á votação o requerimento do Sr. Northon , teria votado contra.